O mercado da bola segue rendendo notícias nos bastidores e dois clubes que vamos citar são gigantes do futebol brasileiro: Santos e Flamengo. O time paulista já tomou uma importante decisão sobre a venda de Gabriel Bontempo, já a equipe carioca teve uma definição sobre reforços.
Começamos pelo peixe, já que Bontempo é visto internamente como um jogador de grande potencial e com margem para evoluir ainda mais. Aos 21 anos, o meia se consolidou como uma das peças importantes do meio-campo do Santos e vem despertando interesse no mercado.
Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, o Peixe adotou uma postura firme em relação ao futuro do jogador e já recusou sondagens inferiores a 15 milhões de euros, aproximadamente R$ 89,7 milhões na cotação atual. A diretoria santista pretende valorizar o atleta e não demonstra interesse em negociá-lo por qualquer valor.
Segundo informações do portal Bolavip Brasil, o Santos espera receber propostas a partir de 20 milhões de euros, cerca de R$ 119,6 milhões, por essas cifras o clube topa negociar o atleta.
Bontempo está satisfeito no clube e não pretende pressionar a diretoria para deixar a Vila Belmiro. No início do ano, o Flamengo chegou a ser apontado como interessado, mas não apresentou uma oferta oficial devido às altas cifras estabelecidas pelo Santos.
A nova postura faz parte de uma tentativa do clube de mudar sua estratégia no mercado. Nos últimos anos, a torcida criticou diversas negociações envolvendo jovens jogadores por valores considerados baixos.
Por isso, a diretoria busca recuperar o poder de negociação e valorizar melhor seus talentos, especialmente diante do interesse de clubes europeus. A tendência é que Bontempo deixe o Santos no futuro, mas o clube pretende garantir uma transferência que corresponda ao potencial do meia.
Flamengo definiu o perfil dos reforços para equipe
O Flamengo já estabeleceu o perfil de jogador que pretende buscar nas próximas janelas de transferências. O técnico Leonardo Jardim entende que o elenco precisa ganhar novas alternativas, principalmente para enfrentar adversários que adotam uma postura mais defensiva, recuam as linhas e dificultam a criação de espaços no setor ofensivo.
A prioridade está em atletas com qualidade técnica, capazes de atuar em espaços reduzidos, tomar decisões rapidamente e criar jogadas individuais.
Jardim considera esse tipo de característica fundamental para aumentar o repertório ofensivo da equipe. Atualmente, Arrascaeta e Samuel Lino são apontados como os jogadores que mais oferecem esse tipo de movimentação, mas o treinador deseja contar com outras opções.
A avaliação surgiu a partir das dificuldades encontradas pelo Flamengo diante de equipes que jogam de forma compacta. Nesses cenários, o Rubro-Negro precisa de jogadores criativos, velozes e com capacidade de acelerar as jogadas para encontrar espaços onde há pouca margem para trabalhar a bola.
O diretor de futebol José Boto conduz as negociações e utiliza esse diagnóstico da comissão técnica para definir os alvos no mercado.
Com Brasileiro e Libertadores no calendário, o Flamengo pretende ampliar as possibilidades táticas do elenco. Durante a janela, o clube chegou a negociar por nomes como Thiago Almada e Luiz Henrique e também buscou alternativas para o ataque.
Mesmo sem concretizar todas as movimentações planejadas, a tendência é que o clube continue priorizando jogadores que reúnam qualidade técnica, criatividade, velocidade e capacidade de desequilíbrio individual.