Clique aqui e veja as últimas notícias!

LANÇAMENTO

A “rebeldia” em picapes, a Ram 1500 Rebel chega para marcar território

Para completar a gama das grandes picapes no mercado, ela chega com motor a gasolina
12/12/2020 06:00 - Leandro Gameiro


Com motor a gasolina de 400 cv, a picape chega para inovar na categoria, que até então é dominada por motores diesel, e faz do modelo a primeira premium muscle truck do Brasil, que faz de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

Vencedora de 41 prêmios na América do Norte em menos de dois anos, como “Carro de Luxo de 2020”, a Ram 1500 teve sua pré-venda iniciada no dia 10.

A picape foi apresentada no autódromo de Capuava, interior de São Paulo, onde nosso parceiro Guilherme Maia do BF///MS esteve presente e nos passou todas as informações.  

Ela oferece itens de tecnologia e luxo, como sistema de estacionamento semiautônomo, head-up display, áudio Harman Kardon e teto solar panorâmico, itens inéditos na categoria picape.

Com entrega prevista para abril de 2021, a pré-venda das 100 unidades pode ser feita pelo site www.ram.com.br.  

Todas virão com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional).

HEMI® V8: força lendária  

Na Ram 1500 Rebel, o propulsor de 5,7 litros combina o poderio de seus 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turbo alimentados.  

Com tecnologias para aumentar o desempenho e a economia de combustível, o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.  

Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantêm fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem automaticamente quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.  

Mas um motorzão sem uma boa transmissão não vale nada, por isso ela é equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite, por ser totalmente eletrônico que, com ampla variedade de relações de transmissão, o câmbio se adapta a qualquer tipo de situação, seja em um dia inteiro de condução off-road, seja em uma rodovia.

Sistema 4x4 robusto  e moderno  

Todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road e no poder de rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 kg).

Desenvolvido para aumentar o desempenho, a durabilidade e a eficiência, o eixo traseiro da Rebel tem relação de transmissão final de 3,920, a mais curta disponível na linha da 1500. E o diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. Tudo para proporcionar o máximo de tração ao veículo.

Cabine luxuosa  e espaçosa

Além do espaço para as pernas digno de limusine, os passageiros traseiros se beneficiam do assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.

Outra característica interna na qual o modelo se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. Ao todo, são 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.

 
 

Chassi mais leve e resistente  

A estrutura passou por um trabalho longo de redução de peso para melhor eficiência em consumo de combustível e aumentar sua capacidade geral. Em relação à geração anterior, perdeu-se 102 kg com o emprego de materiais mais leves e resistentes.

O uso de alumínio foi ampliado, estando presente no capô, na tampa da caçamba, nos suportes do motor, na seção central do eixo dianteiro, nos membros cruzados da suspensão dianteira e no sistema de direção.

Sofisticação até na caçamba  

Importante acrescentar que, além de contribuir com a redução de peso, a tampa da caçamba se destaca por ter amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Sem falar da opção da tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior do que o direito).

Espaço não é problema, a RamBox tem capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada de 115 volts e iluminação.

Capacidade off-road  

Apesar de ser grande, a picape demonstra ótima aptidão off-road. Com a força do conjunto motriz, a Ram 1500 Rebel vem com controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18”, acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein, verdadeira grife em suspensões de alta performance.

O kit inclui ainda robustas placas de proteção por baixo da carroceria (para caixa de transferência, direção, motor e tanque de combustível) e robustos ganchos para reboque nos para-choques.

Mopar: revisões e benefícios competitivos  

A marca de peças, acessórios e serviços do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) preparou uma série de ações para atender o cliente da Nova Ram 1500.  

Garantia de três anos, sem limite de quilometragem. Já para as revisões, que deverão ser feitas a cada 12 meses ou 12 mil km, a Mopar montou um plano com valores atrativos, equivalentes a veículos nacionais. As três primeiras revisões, de 12 mil, 24 mil e 36 mil km, estão com preços previstos de: R$ 518, R$ 908 e R$ 847.

O pacote de acessórios originais Mopar inclui 30 itens, sendo alguns funcionais, dos mais procurados por donos de picapes, como estribos laterais, para-barro e outros estéticos, a exemplo de soleiras metálicas e alargador de para-lamas.

Complementando, uma novidade da Mopar que deverá chegar às concessionárias em abril junto da Rebel é o programa de certificação de seminovos.

O objetivo é oferecer aos consumidores a chance de comprar um veículo usado em perfeitas condições, com mais de 100 itens checados, garantia de 1 ano e assistência 24 horas, entre outras vantagens.

Preços

Com dois tipos de acabamento, a Ram 1500 Rebel tem opção nível I, partindo de R$ 399.990, e nível II, a partir de R$ 419.990.

 
 

Impressões ao dirigir

Por Guilherme Maia do BF///MS 

Na pista, a RAM 1500 me surpreendeu. O motor V8 de 400 cv puxa bem e você sente o carro na mão o tempo todo. Mesmo com um 5.7 embaixo do capô e um barulho gostoso de ouvir, a cabine é bastante silenciosa.

Os controles de segurança atuam o tempo todo, muitas vezes limitando a caminhonete.

Desligando os controles ela fica perigosa e precisa de braço para domar. Por mais que andar no autódromo com os controles ativados tenha podado a caminhonete, é muito bom poder contar com esses sistemas de segurança durante uma viagem e andar com confiança.

A nova 1500 passa uma sensação de luxo inexistente nas picapes médias atuais, a união dessa sensação com um motor potente e muito conforto nos entrega o que se espera para um carro de R$ 400 mil.