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LANÇAMENTO

Apresentada mundialmente, a nova versão Classic é uma releitura nostálgica da cruiser BMW R 18

O principal atrativo é um motor boxer de dois cilindros totalmente desenvolvido - o “Big Boxer”
01/11/2020 19:18 - Edmundo Dantas/AutoMotrix


Após apresentar a nova R 18, em abril deste ano, a BMW Motorrad traz agora o segundo membro de sua nova série de modelos para o segmento cruiser: a R 18 Classic. A nova motocicleta evoca os primórdios dos grandes modelos de turismo da história da marca bávara. Enquanto a R 18 original ostenta um estilo mais purista, a Classic acrescenta apetrechos em design “vintage”, como um grande para-brisa, banco do passageiro, bolsas de selim, faróis de leds adicionais e roda dianteira de 16 polegadas. Assim como a R 18 foi apresentada em uma série inicial First Edition, a R 18 Classic também chega às concessionárias europeias em sua First Edition. A série inclui várias superfícies cromadas, um emblema no assento e um logo cromado “First Edition” nas laterais do tanque.

A nova BMW R 18 Classic segue firmemente a tradição das cruisers BMW históricas. Pega emprestado elementos de modelos famosos, como a clássica R 5, produzida em 1936 e 1937, que já havia inspirado a própria R 18. O essencial da motocicleta original está representado: tecnologia purista e sem frescuras e o motor boxer como epicentro do prazer de dirigir, combinado com o que se costuma chamar de “good vibes” - “boas vibrações”. O design clássico é fundido na R 18 Classic com tecnologia contemporânea. Elementos funcionais e estilísticos como a estrutura de alça dupla, o tanque em forma de gota, o eixo universal aberto e a pintura de revestimento duplo (de série) são uma reminiscência do lendário modelo boxer de 1936. As características clássicas da “carroceria” são feitas de metal - como convém a um autêntico clássico. 

O “elemento-chave” da R 18 Classic e da R 18 é um motor boxer de dois cilindros totalmente desenvolvido - o “Big Boxer”. Tanto sua aparência impressionante quanto sua tecnologia refletem uma continuação dos motores boxer refrigerados a ar tradicionais que oferecem uma experiência de pilotagem inspiradora por mais de sete décadas, desde que a BMW Motorrad iniciou a produção em 1923. O motor boxer de dois cilindros mais potente já usado na produção em série de motocicletas tem 1.802 cc, com potência de 92,3 cavalos a 4.750 rpm. De 2 mil a 4 mil rpm, mais de 15,3 kgfm de torque estão disponíveis o tempo todo, com pico de 16,1 kgfm em 3 mil giros. Toda essa força é devidamente arrematada com um som característico.