Veículos

LANÇAMENTO

A+ A-

A Ford lança nacionalmente o Bronco Sport, o utilitário esportivo importado do México

Esta foi a única versão escolhida para o mercado brasileiro, com preço sugerido de R$ 256.900

Continue lendo...

Já rodamos mais de 1.000 km com o recém-lançado Ford Bronco Sport. Antes de contar as aventuras a bordo do novo SUV da Ford, vale resgatar um pouco da história, até porque, no Brasil, Bronco foi um famoso personagem da tevê brasileira.

O primeiro Ford Bronco surgiu em 1966 e sua produção foi até 1996. Ao longo desses 30 anos, conquistou muitos fãs pelo mundo, mas no Brasil era desconhecido até ganhar a sua nova geração e começar a ser vendido oficialmente no País. Lá fora, ele possui duas versões, o Bronco mais parrudo e o mais urbano, chamado de Bronco Sport, que é a versão comercializada por aqui e tem preço sugerido de

R$ 256.900.

Nosso primeiro contato com o Bronco foi na concessionária, durante apresentação estática. Depois de alguns dias, fomos até o campo de provas da Ford para testar da melhor maneira o novo modelo. Em Tatuí (SP), fizemos testes em pista fechada, na qual atingimos a velocidade máxima do modelo, que é limitada em 178 km/h.  

Já no teste fora da estrada, pudemos avaliar alguns dos seus sete modos de condução. No modo normal, que é o mais comum, ele é muito inteligente e eficaz, mas, mesmo assim, ainda testamos o veículo em solo de areia, barro, pedras e em morros. Enfim, teste completão antes de encararmos o dia a dia.

No dia do seu lançamento, estávamos com um Bronco Sport WildTrak, branco, pronto para avaliação, e, como o nome da versão – “Trilha Selvagem” – já diz, fomos em busca de aventuras. Para começar, cerca de 300 km rodados na cidade e depois mais 800 km de estrada, sendo 100 km de terra. Mas afinal, o Bronco vale a pena?

Pois é, a Ford está se reinventando, de montadora para importadora de veículos, e assim elevando o patamar dos seus carros para luxuosos.

Quem são os concorrentes? O Bronco Sport tem como principal rival o Land Rover Discovery Sport e, em seguida, BMW X1, Audi Q3, Mercedes GLA, entre outros gringos por aí.

Leia as últimas notícias

 

O motor é um 2.0 Ecoboost, que rende até 240cv, com 38 kgfm de torque, tração nas quatro rodas por demanda e um câmbio de oito velocidades. Além da tração inteligente, possui sete modos de condução: normal, eco, sport, escorregadio, lama, areia e rocha.

Claro, além da sopa de letrinhas dos itens que já são obrigatórios, tem nove airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de pedestres, assistente de faixa, assistente de manobras evasivas, sistema de gerenciamento de carga no porta-malas, entre outros itens de comodidade, como luz alta automática, faróis full LED na dianteira e assim por diante.

Depois de olhar diversas vezes para o carro e andar mais de 1.000 km, com certeza o Bronco Sport vale a experiência, pois conforto, harmonia e beleza ele tem de sobra. A dirigibilidade impressiona, pois o SUV tem o peso bem distribuído e o desempenho do motor é eficiente.

Na pista, ele se comportou como um carro de corrida, na cidade, como um compacto urbano de primeira, e na estrada, foi silencioso e ágil, com respostas rápidas e eficazes. 

O lendário modelo se superou em todos os aspectos. Além do estilo aventureiro, com itens exclusivos, como duas tomadas 110v, quatro entradas USB e tomadas 12v espalhadas pelo carro, o teto solar dá um charme a parte, junto com o belo painel, que mistura tradição com tecnologia. 

A tela TFT com mostradores analógicos, e ainda o Sync 3 de última geração, com sistema de áudio Bang & Olufsen, garantem o melhor som para o SUV. 

O consumo na cidade ficou na casa dos 8 km/l, já na estrada chegou a fazer 12 km/l com gasolina. Vale dizer que o modelo não é flex, não possuindo opcionais. Só vem nessa versão, que é considerada a topo de linha.

Apesar de ter belas sacadas, como assoalho emborrachado, abertura apenas do vidro do porta-malas, carregador por indução, saída de ar para quem vai atrás, e atravessar até 60 centímetros de áreas alagadas, pode acreditar, ainda há o que melhorar.  

O banco elétrico é somente para o motorista, a lanterna traseira poderia ser full LED, o espelhamento de celular poderia ser sem cabo e o retrovisor ter borda infinita, com opção de interior escurecido. 

O Bronco tem câmera na dianteira e na traseira, com esguicho de água para lavar, um tampão que vira mesa, além do abridor de garrafas no porta-malas, com iluminação na tampa de abertura. Sem dúvida, vale o teste.

Assine o Correio do Estado

 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).