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TESTE DRIVE

Yamaha Crosser 150 2023 se comporta como uma gigante quando o assunto é aventura

A nova linha Crosser está disponível em duas versões: a S, mais urbana, e a Z, com estilo off-road

Aldo Tizzani, Automotrix, Minuto Motor

18/05/2022 15:31

A linha Crosser 150 2023 ganhou novo conjunto óptico com luzes de posição e projetor de leds – segue o mesmo padrão adotado na MT-03 e na Fazer 250 e cujo design lembra o da KTM Duke. Ou seja, a trail de entrada da Yamaha está de cara nova, mais radical, e deverá atrair um público mais jovem e “antenado”. 

O modelo conta tomada 12 volts junto ao guidão, que agora pode ser ajustado na altura (15 milímetros à frente). A nova lanterna também é em leds. O painel é totalmente digital, do tipo blackout, e traz informações como indicador de marchas, conta-giros e função “Eco”. 

Para maior segurança, a moto conta com freio ABS na dianteira. A nova linha Crosser está disponível em duas versões: a S, com um estilo mais urbano, com o para-lama baixo, próximo ao pneu e motor com acabamento em preto fosco, reforçando a “pegada” esportiva e mais urbana da moto. Já a versão Z foi inspirada do universo off-road, com o para-lama mais alto, que garante um visual mais aventureiro.

A trail urbana continua equipada com o tradicional motor monocilíndrico arrefecido a ar, com 149 cc, capaz de gerar a potência de 12,2 cavalos quando abastecido com gasolina e de 12,4 cavalos com etanol. Dessa forma, o sistema de injeção eletrônica de combustível Blueflex permite o abastecimento com gasolina, etanol ou mistura de ambos em qualquer proporção. 

O tanque de combustível tem capacidade para 12 litros, para uma autonomia de cerca de 400 quilômetros. 

Na parte ciclística, a moto conta com o tradicional garfo telescópico de 180 milímetros de curso, em ambas as versões, e protetores do tipo sanfona na dianteira. Usa disco de 245 milímetros e uma pinça de duplo pistão e ABS, oferecendo mais controle em emergências, como piso escorregadio e em outras condições de baixa aderência. 

Na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único, com seu curso é de 160 milímetros, disco único de 203 milímetros e pinça de um pistão. A novidade fica por conta da adoção dos pneus Levorin, nas medidas 90/90 – 19 M/C 52P na dianteira, e 110/90 – 17 M/C 60P na traseira.

A Crosser 150 S tem preço sugerido de R$ 16.590 e de R$ 17.160 para São Paulo, ambos adicionando o frete. 

A versão Z tem preço de R$ 16.790 mais o frete e de R$ 17.368 para o Estado de São Paulo. A Crosser conta com programa Revisão Preço Fixo, na qual o valor da revisão é o mesmo em toda as concessionárias participantes do Brasil. A garantia é de três anos.