Clique aqui e veja as últimas notícias!

LANÇAMENTO

A Audi apresenta mundialmente seus carros elétricos Q4 e-Tron e o Q4 Sportback e-Tron

Os utilitários impressionam pelo design externo e interno, cabine espaçosa e inovações tecnológicas
28/04/2021 10:37 - Daniel Dias/AutoMotrix


A Audi apresentou ao mundo seus novos veículos elétricos: o Q4 e-Tron e o Q4 Sportback e-Tron. 

Os primeiros SUVs compactos 100% “verdes” da fabricante alemã impressionam pelo design externo e interno, cabine espaçosa e inovações tecnológicas – como o opcional inédito de head-up display de realidade aumentada, que busca conectar o mundo virtual ao verdadeiro. 

A gama compreenderá três versões de tração, duas com um motor acoplado ao eixo traseiro e uma “Quattro” com dois propulsores, um em cada eixo. 

Dependendo da versão, a autonomia pode chegar até 520 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP. O Q4 e-Tron será lançado em junho deste ano no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-Tron.

Segundo a Audi, os novos Q4 e-Tron e Q4 Sportback e-Tron atenderão a expectativas distintas, desde o cliente urbano que utiliza diariamente na cidade até os de longas distâncias. 

Para isso, os modelos terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-Tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). 

Os Q4 40 e-Tron e Q4 50 e-Tron e o Q4 Sportback e-Tron “Quattro” terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.

Em termos de trem-de-força, os dois primeiros – Q4 35 e-Tron e Q4 40 e-Tron – têm um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos), respectivamente. 

A versão topo de linha Q4 50 e-Tron “Quattro” e o Q4 Sportback e-Tron “Quattro” têm dois motores elétricos para a tração integral. 

Eles fornecem uma potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. Nas últimas versões, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência. 

Nas configurações com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais, é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 quilômetros em dez minutos. 

A bateria de alta voltagem do Audi Q4 e-Tron e do Q4 Sportback e-Tron está localizada entre os eixos, o que garante um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso equilibrada. 

Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham juntos. Segundo a Audi, a condução dos SUVs elétricos compactos é segura, esportiva e confortável ao mesmo tempo.

Com o Q4 e-Tron e o Q4 Sportback e-Tron, a Audi dá o próximo passo na linguagem de design de seus modelos elétricos. 

Ambos trazem à produção em série as linhas apresentadas em suas versões-conceito apresentadas em 2019. 

A carroceria tem proporções impactantes e linhas desenhadas com total precisão. 

Na versão Sportback e-Tron, a linha do teto especialmente baixa em estilo cupê finaliza em uma traseira expressivamente projetada, na qual o spoiler se assenta profundamente no vidro. 

O projeto progressivo da marca é tão funcional quanto aerodinâmico: o Q4 e-Tron obtém um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback e-Tron consegue um número ainda melhor, de 0,26. 

Os faróis das duas configurações são equipados com leds de série – o Led Matrix é opcional. 

Além deles, as luzes de condução diurna (DRL) são uma novidade no mercado e representam o próximo estágio de evolução da tecnologia. 

Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles tem um tema próprio e oferece uma expressão individual.