Veículos
MOTO ARTESANAL

A oficina Riunite Milanesi e o customizador Radikal Chopper revelam a R 18 Magnifica

A moto foi forjada a mão a partir de materiais nobres, como latão, alumínio e madeira

Edmundo Dantas/AutoMotrix

22/06/2022 16:21

Feita a mão, utilizando materiais como latão, alumínio e madeira, e com um design diferente de qualquer outra custom, a R 18 Magnifica foi uma das atrações do salão Top Marques, realizado em Mônaco, que estreou no dia 8 de junho. 

Trata-se de uma reinterpretação extrema da maxi cruiser alemã, na qual luxo, artesanato e nobreza dos materiais utilizados se encontram para formar uma motocicleta única e fascinante.  A ideia de construir uma máquina customizada com base na BMW R 18 deve-se ao italiano Raffaello Polchi, proprietário da Officine Riunite Milanesi e um entusiasta de motos ao longo da vida. 

Mas o projeto e a execução são do personalizador automotivo italiano Andrea Radaelli, da Radikal Chopper, um nome bem conhecido do setor e já vencedor do Prêmio MBE 2020 com sua Ad Maiora, uma edição especial construída a partir de uma BMW R 1100 S.  

Para fazer jus ao nome da empresa, a abordagem seguida na fabricação das motos pela Radikal Chopper é realmente radical – e o design da R 18 Magnifica não é diferente. 

A moto tem de ser minha própria criação, não tenho vontade de dragar ou modificar um conceito já montado e feito muito bem por outros”, explica Radaelli. 

A inspiração para o design da R 18 Magnifica vem das motos vintage das décadas de 20, 30 e 40 e em particular a BMW R 37. 

São modelos que têm um charme incrível, que, ainda hoje, muitas motos modernas não conseguem reproduzir”, justifica o personalizador. 

O uso de madeira é uma forte lembrança das motos do passado, que o utilizavam para certos detalhes como os punhos, e também evoca os carros antigos da BMW da década de 40, com direção em madeira. A utilização desse material responde ainda ao desejo de dar vida à moto. 

Além disso, a madeira enquadra-se de forma coerente com o design da R 18 Magnifica, conferindo à custom um efeito chique, retrô e moderno ao mesmo tempo.