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CORREIO VEÍCULOS

Boleia de passeio: Mercedes-Benz Accelo 1316 6x2

Agora com câmbio automatizado mostra porque chegou com tudo nas linhas de caminhões leves e médios
25/03/2020 05:30 - Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix


 

Há sete anos, os câmbios automatizados chegaram aos caminhões pesados brasileiros e desde então não param de ganhar espaço no mercado nacional. Hoje, são praticamente 100% no segmento de pesados e predominam nos semipesados. Nos segmentos de caminhões leves e médios, a Mercedes-Benz saiu na frente ao ser a primeira a oferecer no Brasil, em julho de 2019, o Accelo com opção de transmissão automatizada. Desde então, a demanda pelos novos automatizados da linha crescem permanentemente. O câmbio totalmente automatizado dos caminhões Accelo foi desenvolvido em parceria com a Eaton e é um item opcional para a linha Accelo, que continua contando com as versões de câmbio manual. Para o médio 1316, é a versão Eaton 6206ª, com 6 velocidades. O câmbio automático é opcional e custa cerca de R$ 8 mil – valor elevado, mas que se dilui nos quase R$ 250 mil do preço do caminhão.

De acordo com a Mercedes-Benz, a grande vantagem das transmissões automatizadas é a otimização do consumo de combustível, pois o câmbio tem potencial para reduzir as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente. Pelos dados da fabricante, no caso do Accelo, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas, além de aliviar o estresse do motorista e tornar a condução muito mais segura. Ainda segundo a engenharia da Mercedes, o câmbio automatizado prolonga a vida útil da embreagem, reduzindo em muito o custo de manutenção e a operação do veículo. Este ano, o médio 1316 6x2 ainda passou a contar com uma nova relação de eixo traseiro nas versões com câmbio automatizado. “Era uma demanda dos clientes. A relação i=3,909 do Mercedes-Benz Accelo proporciona um menor consumo de combustível nas aplicações que intercalam trechos urbanos e rodoviários. Isso em velocidades operacionais até 90 km/h”, informa Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

O modelo médio Accelo 1316 (13 mil quilos de PBT) é equipado com o motor OM 924 LA de 4,8 litros, o mesmo utilizado nos semipesado Atego de 17 toneladas. Conforme a Mercedes-Benz, o motor de 156 cavalos se destaca pela força, economia, robustez e durabilidade. O Accelo 1316 têm o maior torque da categoria, até 62,2 kgfm, e tem as maiores plataformas de carga também. No médio 1316, a diferença na plataforma é até 1,85 metro a mais que seus principais concorrentes, equivalendo a sete metros cúbicos extras de volume de carga. O tanque adicional de combustível de 150 litros eleva para trezentos litros a capacidade total do caminhão, resultando na maior autonomia do segmento. Segundo a Mercedes-Benz, em conjunto com o câmbio automatizado, se revela uma solução interessante para aplicações interurbanas e rodoviárias porque proporciona um melhor planejamento de paradas para abastecimento.