Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

LANÇAMENTO

Caoa Chery aproveita a moda de SUVs para entrar na briga dos mais luxuosos e apresenta o Tiggo 8

O modelo fabricado no Brasil vai competir com os demais sete lugares do segmento
15/08/2020 09:43 - Leandro Gameiro


A Caoa Chery nasceu em novembro de 2017, fruto de uma parceria entre a Caoa e a Chery, e deu início a uma nova montadora, 100% nacional. Hoje, a marca produz no Brasil os SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8 na planta de Anápolis e os modelos Tiggo 2, Arrizo 5 e Arrizo 6 em Jacareí, além de comercializar o Arrizo 5e, modelo elétrico e importado da China.  

O Tiggo 8 fabricado no Brasil vai competir com os demais sete lugares que já estão no mercado, como Mitsubishi Outlander, VW Tiguan e Jac T80. Ele chega com motor 1.6 turbo, que pode render até 187 cv, somente a gasolina, e câmbio automático de sete velocidades.

O SUV traz a linha mais sofisticada, luxuosa e toda a tecnologia que a Caoa Chery oferece, com apenas uma versão, a TXS. Alguns itens se destacam: o painel de TFT digital 12,3” e a multimídia central de 10,25” de alta resolução, além do teto solar panorâmico, faróis full LED, câmera 360 graus, entre outros mimos.

O Tiggo 8 consegue combinar elementos de dinamismo, robustez, elegância e esportividade. O design é extremamente contemporâneo.

Ele vem com motor 1.6 Turbo GDI de injeção direta movido a gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas, equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT). Esse motor recebeu recentemente o título China Heart, como um dos dez melhores motores do ano na China (2019). Sua potência máxima é de 187 cv a 5.500 RPM e o torque máximo de 28 kgfm de 2.000 a 4.000 RPM.

O câmbio wet dual clutch possui sete velocidades, com alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais.  

Em abril de 2020, essa transmissão foi considerada uma das dez melhores do mundo, título concedido pelo China Auto Evaluation Institute, que utiliza padrões internacionais de análise deste tipo de equipamento.  

São avaliados aspectos como eficiência, número de marchas, peso, relação de marchas e níveis de vibração e de ruído.

Externamente, o conjunto óptico dianteiro totalmente em LED inclui os faróis full LED e o sistema DRL (Daytime Running Light).  

Na traseira, as lanternas também são em LED e há ainda luz de neblina integrada ao para-choque. Os retrovisores externos também contam com indicadores de luzes direcionais em LED.

As rodas são de 18 polegadas e as caixas de roda têm acabamento em preto fosco, o que ajuda a realçar a robustez e a imponência do conjunto. Para reforçar a característica, rack de teto e o spoiler traseiro.

No quesito segurança, o modelo conquistou 5 estrelas no Latin NCAP. São diversos sistemas e elementos disponíveis, que atuam para tornar a condução mais segura, tanto de forma ativa quanto passiva. É equipado com sistemas eletrônicos de controle de tração (TCS) e de estabilidade (ESP), sistema de monitoramento de ponto cego (BSD) com aviso sonoro e visual no painel de instrumentos e nos espelhos retrovisores externos, assistente de partida em rampa (HHC), controle eletrônico de descida (HDC), freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Auto Hold, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) com aviso sonoro e alerta visual tanto para pressão baixa quanto temperatura elevada dos pneus. Além disso, há seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina.

Em termos de dimensões, o Tiggo 8 oferece a melhor combinação da categoria: são 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura e 2,71 m de entre eixos. Com capacidade para sete passageiros, a configuração dos bancos é modular, o que traz uma série de possibilidades de uso: a terceira fileira de bancos, que fica embutida no piso quando rebatida, pode ser repartida em 50/50 e a segunda fileira em 60/40.

Com as três fileiras de bancos em uso, a capacidade do porta-malas é de 193 litros. Com a terceira fileira de bancos rebaixada, sobe para 889 litros e com a segunda fileira de bancos rebaixada vai para 1.930 litros.

Produzido na fábrica de Anápolis, em Goiás, o Tiggo 8 estará disponível nas concessionárias de todo o País a partir da segunda quinzena de agosto, com preço de tabela de R$ 168.600,00 e preço especial de lançamento de R$ 156.900,00.  

O novo SUV será vendido em quatro opções de cores: branco (perolizado), preto, prata e cinza (metálicas) e contará com três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.  

 
 
 

Felpuda


A lista do Tribunal  de Contas de MS,  com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros  de quando exerceram cargos públicos,  está deixando  muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto  pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!