Dando sequência ao plano de expansão de portfólio iniciado há três anos, a Caoa Chery lança mais um SUV, o Tiggo 3X, que será posicionado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X.
O modelo é derivado de fato do Tiggo 2, a versão mais atualizada da plataforma, com utilização de aços nobres e novos materiais de isolamento acústico.
A meta da marca é emplacar 1.000 unidades/mês do modelo, fazendo com que o Tiggo 3X assuma a liderança e deixe o Tiggo 5X em segundo lugar, falando apenas dos modelos da montadora.
Serão duas versões: Plus, por R$ 100.990, e Pro, por R$ 105.990. No lançamento, a marca oferecerá bônus de R$ 6 mil para as duas versões, que serão vendidas por tempo limitado a R$ 94.990 (Plus) e R$ 99.990 (Pro).
O modelo concentra a maioria das modificações na parte dianteira, como grade, para-choque, faróis dois blocos estilo Fiat Toro e assim por diante.
A grade imponente ganhou desenhos exclusivos para cada versão, trazendo movimento e profundidade ao design, tanto no desenho tipo “matrix” da versão Plus quanto no diamond da versão Pro.
Mesmo com os novos para-choques, o Tiggo 3X repete exatamente todas as medidas externas do “irmão”, com 4.200 milímetros de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.570 mm de altura e 2.555 mm de distância entre eixos. O volume no porta-malas é de 420 litros.
No interior, o modelo passa a ter painel exclusivo, novo volante, console central redesenhado e alavanca de câmbio inédita.
O quadro de instrumentos traz tela digital de 7” na versão Pro, considerada a topo de linha; já na versão de entrada, o painel é analógico, combinado com um computador de bordo de 3,5”, enquanto a nova central multimídia de 9” é compatível com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay via cabo, de série nas duas versões.
Com interface simples e sem recursos de conectividade, além de Bluetooth e da única entrada USB, o multimídia fica um passo atrás de concorrentes.
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O novo conjunto motor e câmbio do Tiggo 3X é resultado do trabalho da engenharia brasileira.
Foram mais de cinco mil horas de desenvolvimento especificamente para a calibração do motor e da transmissão, com o objetivo de entregar ao consumidor nacional uma experiência ao volante que atendesse às expectativas.
No total, o projeto de desenvolvimento do modelo para o Brasil levou cerca de dois anos e contou com mais de 150 mil quilômetros rodados em testes veiculares e 1.500 horas de desenvolvimento em dinamômetro de motor.
O motor 1.0 Turbo Flex, desenvolvido pela Caoa Chery para o mercado brasileiro, associado ao câmbio CVT de nove velocidades traz uma dirigibilidade focada 100% na experiência do consumidor.
Para proporcionar essa experiência, o modelo vem com 17.1 kgfm de torque com etanol e 16.8 kgfm a gasolina já a 2.000rpm, o que posiciona o modelo acima dos concorrentes, inclusive de motores de maior cilindrada.
A potência máxima é de 102 cv a 5.000 rpm.
Tecnologia e segurança
O novo modelo tem ar-condicionado eletrônico com visualização das configurações na central multimídia, travamento elétrico das portas, vidros elétricos com descida contínua e abertura pela chave, ajuste de altura dos faróis, que têm funções “follow me” e “car find”, e entrada USB.
O sensor de estacionamento traseiro faz parte do pacote e já vem incluso nas duas versões, com câmera de ré na versão topo de linha.
Direção elétrica, assistente de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência também vêm de série nas duas versões.
A topo de linha conta ainda com acendimento automático dos faróis, botão de partida, luz de boas-vindas nas portas dianteiras e faróis (alto e baixo) em LED.
O modelo vem com controle de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, com ABS, EBD e BAS, e ambas versões têm air-bag duplo, indicador de pressão dos pneus e Isofix.
O Tiggo 3X Turbo está disponível nas cores sólidas branca e preta, nas metálicas vermelha, cinza e prata e também em branco perolizado.
A garantia é de cinco anos para motor e câmbio e de três anos para o veículo completo.
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Ficha técnica | |
Caoa Chery Tiggo 3X Turbo Pro | |
Motor | 1.9 VVT Turbo Flex, dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, injeção multiponto e intercooler |
Potência | 102 cavalos com etanol e 98 cavalos com gasolina |
Torque | 17,1 kgfm com etanol e 16,8 kgfm com gasolina |
Transmissão | CVT com 9 velocidades simuladas |
Dimensões | 4,20 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura, 2,55 metros de entre-eixos |
Peso em ordem de marcha | 1.249 quilos |
Carga útil | 386 quilos |
Capacidade do tanque | 50 litros |
Volume do porta-malas | 420 litros |
Suspensão | dianteira MacPherson do tipo independente, com barra estabilizadora; traseira semi-independente, com barra de torção e barra estabilizadora |
Preço de lançamento da versão | R$ 99.990 |