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REESTILIZADO

O novo lote do Chevrolet Camaro desembarca no Brasil em configuração única de acabamento SS

Dotado de conectividade no estágio mais avançado, com preço a partir de R$ 377.900
11/10/2020 07:00 - Daniel Dias/AutoMotrix


Quase um ano e meio depois de ser apresentado nos Estados Unidos, o Camaro reestilizado chega ao Brasil com atualizações no visual e um pacote de conectividade tanto para a versão cupê quanto a do conversível. Oferecidas em configuração única de acabamento SS, ambas são equipadas com o mesmo motor V8, transmissão automática sequencial de 10 marchas e controle de largada. O superesportivo ganha dianteira inspirada no conceito Camaro Shock, com a gravata “Black Bow Tie” reposicionada para a grade superior e a barra central do para-choque pintada na cor do veículo, proporcionando um estilo mais sintonizado com o do original, que projetou o icônico “muscle car” da Chevrolet. O novo Camaro adota o nível 4 de conectividade em seu estágio mais avançado, com Wi-Fi nativo, OnStar, myChevrolet app e MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O modelo já era equipado com sistema de carregamento de smartphone por indução magnética. Importado dos Estados Unidos, o novo lote do Camaro chega ao Brasil com preço a partir de R$ 377.900.

Desde suas origens, o Camaro é o arquirrival do Ford Mustang, mas já teve melhores momentos no balcão de vendas e como símbolo de representatividade institucional da marca norte-americana pelo mundo. Desde 2010, quando desembarcou no Brasil com a nova concepção visual, que vem se atualizando ao longo da década, o modelo da Chevrolet se tornou o superesportivo com maior sucesso no mercado nacional, com mais de 6 mil exemplares comercializados. Em setembro deste ano, porém, o Camaro teve apenas onze unidades emplacadas, totalizando somente vinte e três vendas desde janeiro. Isso lhe dá a sexta posição do segmento no país, em um ranking elitizado que tem a liderança do Porsche 911, com seiscentas e sessenta e quatro unidades vendidas no acumulado de 2020, enquanto o Mustang está em segundo, com duzentos e sessenta e quatro emplacamentos no ano.

O novo lote do Camaro destaca o sistema Wi-Fi nativo da Chevrolet com antena amplificada e sinal até doze vezes mais estável, garantindo uma experiência em 4G por mais tempo. O superesportivo traz a mais atual geração do OnStar. O sistema de telemática permite que dispositivos eletrônicos do veículo sejam atualizados de forma remota, sem a necessidade do comparecimento à oficina, vários serviços conectados como o auxílio em caso de emergências com resposta automática em acidentes graves, ajuda na recuperação se o veículo for roubado ou furtado e socorro mecânico do Road Service da Chevrolet. O cliente do Camaro pode a partir daí comandar outras funções do carro por meio do aplicativo myChevrolet app, como acionar a ignição à distância para climatizar a cabine ou consultar informações do computador de bordo, nível do combustível, pressão dos pneus, consumo médio e indicador da vida útil do óleo.

 
 

Além do mais avançado pacote de conectividade, o Camaro se destaca pela ampla oferta de equipamentos de segurança, conforto e conveniência, como faróis dianteiros com leds e ajuste de altura automático, airbags frontais, laterais e de joelho para o motorista e o passageiro da frente (a versão “fechada” tem ainda airbags de cortina), alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, Head-up Display, bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de aquecimento e refrigeração, sistema de som Bose Premium, retrovisor interno com imagens da câmera de vídeo traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro, teto solar para o cupê e capota rebatível com acionamento elétrico de abertura e fechamento pela chave para o conversível.

A atual geração do Camaro se notabiliza pelo poderoso “powertrain”, composto pelo motor 6.2 V8 de 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, associado à transmissão de 10 velocidades com escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais espetacular. A relação entre as trocas são curtas e permitem ao motor trabalhar em giro otimizado com sensação de retomadas mais vigorosas. Outra vantagem, segundo a marca norte-americana, são as mudanças suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, nas quais o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível. O propulsor tem sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, para aumentar a oferta de torque e potência. Com isso, o Camaro SS acelera de zero a 100 km/h em 4,2 segundos e chega à velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 290 km/h no cupê e de 250 km/h no conversível. Ao lado do modo específico “Circuito”, que altera o comportamento da rigidez da direção, a atuação dos controles de estabilidade e de tração e o mapeamento da transmissão e do motor, o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, indicada para um passeio mais tranquilo.

O superesportivo da Chevrolet conta com a função de controle de largada, conhecido como “launch control”, própria para autódromos. O mecanismo reforça a aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, dando a chance até mesmo aos motoristas menos experientes conseguirem desempenhar a manobra como pilotos profissionais. Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado por meio da alteração da faixa de rotação do motor e da percentagem de escorregamento das rodas, de 20 polegadas. Com a função selecionada no painel, o condutor precisa usar ambos os pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o direito no acelerador eleva o giro do propulsor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o “start”, basta a liberação do freio para o carro arrancar como um “bólido” de competição. O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com onze módulos que aumentam a estrutura, a rigidez e a distribuição igualitária de peso entre os eixos na carroceria, composta de um elevado índice de materiais de alta resistência, e nos freios de competição com quatro pistões Brembo.

Outro destaque do “muscle car” é o sistema de vetorização do torque, que utiliza recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance em curvas, possibilitando às rodas receberem diferentes intensidades de força na medida exata para a melhor tração. Os pneus oferecerem desempenho adequado tanto para piso seco quanto para o molhado, sendo mais largos atrás, onde o veículo traciona. As medidas são de 245/40 ZR20 na dianteira e de 275/35 ZR20 na traseira. Por serem do tipo “Run Flat”, podem rodar emergencialmente mesmo furados. O Camaro é oferecido no Brasil em cinco opções de cores: Vermelho Tinto, Azul Egípcio, Laranja Imperial, Branco Summit e Preto Global.

 

Felpuda


Mesmo sem ter, até onde se sabe, combinado com o eleitor, candidato a prefeito começou a apresentar nomes do seu ainda hipotético secretariado, pois parece estar convicto de que conseguirá vencer a disputa.

Os adversários dizem por aí que ele está muito distante de “ser um Jair Bolsonaro”, que, ainda na campanha eleitoral para presidente da República, já falava em Paulo Guedes para ser seu ministro de Economia. Como sonhar é permitido