Neste momento de isolamento social, ficar em casa é a principal recomendação. E com isso, seu carro também acaba ficando quietinho, na garagem. Para evitar que os consumidores tenham problemas futuros com os veículos, a Mopar, marca de pós-vendas da Fiat Chrysler Automóveis, em conjunto com o departamento de Qualidade do grupo FCA, montou uma lista de cuidados simples, mas que podem fazer muita diferença:
Veículo sem sair da garagem (até 30 dias)
Bateria – Considere desconectar o polo negativo se o veículo for permanecer imóvel mais de uma semana. No momento da reconexão, é preciso estar atento ao encaixe do polo e lembrar que algumas informações poderão ser desconfiguradas, como o odômetro parcial e o relógio.
Para-brisa e vidro traseiro – Se o carro ficar exposto ao sol, levante as palhetas dos limpadores.
Combustível – Caso o nível do tanque esteja acima da reserva, ligue o motor a cada 10 dias por cinco minutos para renovar o combustível no sistema de alimentação.
Carroceria – Mantenha o veículo externamente limpo a fim de manter a pintura em bom estado. Para garagens abertas, o melhor é providenciar uma capa de proteção.
Óleo do motor – Vale conferir o nível do lubrificante, que deve estar entre a marcação máxima e mínima.
Discos de freio – A oxidação nas superfícies dos discos de freio é considerada normal quando o veículo está rodando pouco. Devido aos discos serem feitos de compostos de ferro, quando expostos à umidade ocorre a oxidação. Mas não há motivo para preocupação, pois o processo é superficial e não compromete a qualidade da peça.
Após as primeiras frenagens, o próprio contato das pastilhas de freio será capaz de remover a oxidação nos discos. Também poderão surgir ruídos nessas primeiras utilizações que desaparecerão logo após o período de limpeza dessa camada oxidada. Não se deve aplicar nenhum produto para limpeza ou proteção dos discos, para evitar a alteração das características de atrito da pastilha com o disco, o que pode comprometer a eficiência da frenagem.
Veículo que vai rodar trajetos curtos
Calibração de pneus – Pneus com pressão inadequada e estacionados por longo tempo podem se deformar e aumentar o consumo de combustível. Ao retornar com a utilização do veículo, fazer a calibração de acordo com as indicações do manual do carro.
Ar-condicionado/ventilação – Para evitar odores no sistema, ligue o aquecedor por 5 a 10 minutos, com a recirculação de ar acionada.
Limpeza interna – Em relação a este quesito fundamental para quem for utilizar o carro, é importante ter produtos adequados e evitar o uso em excesso deles, o que pode causar danos a componentes eletrônicos.
Os seguintes itens devem ser higienizados com álcool (isopropílico 70% ou etílico 70%), aplicado com pano de microfibra umedecido:
- maçaneta
- puxador da porta
- comando dos vidros
- comando de regulagem dos retrovisores
- retrovisor interno
- difusores de ar
- comando do ar-condicionado
- iluminação interna
- comando do teto solar
- comandos do volante
As lentes do quadro de instrumentos e frontal do rádio não devem ser limpas com álcool.
Para os componentes identificados a seguir, a limpeza deverá ser feita com uma mistura de água (200 ml) e detergente neutro (25 ml, ½ copinho de café), aplicada com pano de microfibra umedecido ou esponja:
- painel principal
- aro do volante
- manopla do câmbio
- alavanca do freio de estacionamento
- revestimento dos bancos
- tecido dos painéis de porta
- tapete de borracha e carpete
As dicas acima, foram enviadas pela assessoria da MOPAR, uma marca do grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) e as fotos foram enviadas pelo nosso parceiro do Tabuleiro's Garage, empresa especializada em armazenar veículos. Siga-nos nas redes sociais como: @correioestado, @correioveiculos, @tabuleirosgarage