Clique aqui e veja as últimas notícias!

ALAGAMENTOS

Especialistas orientam como encarar alagamentos e evitar prejuízos com o carro

Durante o verão, os temporais são mais frequentes e podem surpreender quem está dirigindo
11/02/2021 14:24 - Daniel Dias/AutoMotrix


A melhor maneira de enfrentar uma inundação é parar o carro em um local seguro e esperar a água baixar”, costuma ensinar o experiente piloto gaúcho Jorge Fleck, 67 anos, bicampeão da Fórmula-Truck, em 1999 e 2000, e um dos vencedores do Rali Volta da América, em 1978. 

Mas quando não for possível seguir o sábio ensinamento e o motorista tiver de enfrentar o “rio” a sua frente, é bom ter algumas “cartas na manga”. 

Dirigir em áreas alagadas exige prática e conhecimento não somente das normas de trânsito como também das condições do veículo, das vias e dos arredores, bem como das técnicas de direção defensiva. 

A chegada do verão é sempre uma alegria para os brasileiros. Sol, dias mais longos e clima quente agradam de norte a sul do país. No entanto, os temporais também fazem parte da estação mais quente do ano e, muitas vezes, surpreendem os motoristas, causando prejuízos com as enchentes.

Os alagamentos podem danificar desde o sistema elétrico do automóvel até o motor ou mesmo causar a perda total do carro. 

Um dos grandes motivos de pânico para quem atravessa inundações dirigindo é o famoso calço hidráulico, que ocorre quando a água entra pelo cano de descarga e “inunda” o motor do veículo, causando empenamento de componentes internos. 

Contar com a cobertura de danos causados pelas enchentes é fundamental, principalmente nesta época do ano em que os motoristas são pegos de surpresa pelas chuvas de verão e, muitas vezes, não sabem como lidar com a situação. Nesse caso, é recomendado que o motorista tenha cautela e tome decisões prudentes, evitando se arriscar com o veículo no meio do alagamento. Essa é uma medida que visa a preservar tanto o bem quanto o próprio dono do veículo”, explica Frank Nelson Ohi, diretor de Sinistro da seguradora HDI. 

É importante ter-se em mente a melhor decisão a se tomar quando “aparece” de surpresa uma via alagada pela frente. Para que o motorista possa trafegar com segurança nessas situações, os especialistas recomendam alguns procedimentos básicos.