Clique aqui e veja as últimas notícias!

DICAS DE FRENAGEM

Saber frear a motocicleta com segurança é muito mais importante que saber acelerar muito

Técnicas e práticas fundamentais continuam sendo fundamentais para qualquer motociclista
17/05/2021 16:00 - Edmundo Dantas/AutoMotrix


Quem é apaixonado por motocicleta normalmente sonha em atingir altas velocidades sobre duas rodas e “voar” pelas estradas sempre irretocáveis da terra dos sonhos. 

Mas, no mundo real, qual seria o resultado de uma acelerada poderosa em uma motocicleta se não fosse possível parar com segurança? Saber frear com precisão pode ser a competência mais importante que um motociclista deve ter quando estiver pilotando. 

Atualmente, freios ABS e tecnologias de assistência ao piloto – como o Sistema Reflex de Pilotagem Defensiva (RDRS), da Harley-Davidson – podem tornar a ação de parar uma motocicleta bem mais fácil. 

Contudo, técnicas e práticas fundamentais de frenagem continuam sendo fundamentais para qualquer motociclista. 

Os técnicos da Harley-Davidson fizeram um levantamento de algumas dicas para ajudar os motociclistas a frearem com mais segurança. 

Tais habilidades são fáceis de se praticar - basta um bom estacionamento vazio para experimentar sozinho antes de ser obrigado a usá-las no trânsito. 

E cada motocicleta poderá passar uma sensação um pouco diferente. 

Quem compra uma moto, deve reservar algum tempo para se acostumar com a sensação de como ela para antes de precisar testá-la no mundo real. 

Segundo os técnicos da Harley-Davidson, uma das melhores coisas para um motociclista fazer quando se trata de parar é ter certeza de não precisar frear mais repentinamente do que o necessário. 

Para isso, é preciso manter a distância adequada do veículo a sua frente. 

É bom lembrar: a margem de parada inclui o tempo e a distância de que o motociclista precisa para identificar e reagir sobre a situação a seguir. 

Manter uma distância mínima de dois segundos atrás do veículo à frente reduz a necessidade de frear com mais força. 

Para uma parada básica que não seja de emergência, o ideal é manter a motocicleta na posição mais vertical possível e acionar os dois freios de forma suave e controlada. 

Quando estiver próximo da parada completa, é hora de o piloto acionar a embreagem para não deixar o motor morrer. 

O ideal é manter a cabeça erguida e os olhos apontados para a estrada à frente. Manter os olhos focados à frente ajuda a manter tudo “nos eixos”.

Ainda de acordo com os técnicos da marca norte-americana, para uma frenagem segura, é fundamental não ter medo do sistema dianteiro, que fornece cerca de 70% do poder de parada da motocicleta. 

Se os pneus estiverem em boas condições e a pista, seca, dá para aplicar muita força de frenagem sem correr o risco de perder a tração. 

Para reduzir bastante a velocidade sem usar os freios, também é possível, simplesmente, deixar que o freio-motor desacelere a motocicleta. 

Para fazer isso, basta acionar a embreagem e reduzir as marchas. 

Quando o piloto solta a embreagem, o motor gira e a motocicleta desacelera naturalmente. 

Mas reduzir mais de uma marcha de cada vez pode gerar paradas muito repentinas e intensas.

Leia as últimas notícias