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Confira as dicas e novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

A série especial S do Toyota Yaris hatch acaba de chegar às concessionárias

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Versão especial                                            

Limitada a quatrocentas e cinquenta unidades e com preço de R$ 89.990, a série especial S do Toyota Yaris hatch acaba de chegar às concessionárias. A versão se diferencia por itens exclusivos, como rodas de 16 polegadas com desenho inédito, farol com projetor e detalhe em vermelho, lanternas em leds, filetes em vermelho na carroceria, bancos em couro com costura vermelha e teto solar. Disponível em preto e cinza metálico e branco perolizado, o Yaris S é equipado com motor 1.5 L de 110 cavalos com etanol e 105 cavalos com gasolina, ambos a 5.600 giros, acoplado à transmissão automática CVT de 7 marchas. A edição limitada S tem central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, com uma interface simples e intuitiva e acesso a aplicativos além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema. Com relação aos equipamentos de série, o Yaris S traz computador de bordo, comandos no volante, controle de estabilidade e tração, freios com sistema ABS, assistente de partida em rampa, direção eletro assistida, ar-condicionado automático e digital, faróis com regulagem elétrica, auxiliares de neblina, controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving.

Impacto reavaliado                                                                   

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os números do setor em setembro, melhor do ano em produção e vendas, após os sucessivos recordes negativos do segundo trimestre, impactado pela pandemia do novo coronavírus. Faltando três meses para o encerramento, a entidade refez suas projeções para 2020, indicando um cenário “menos terrível” em comparação aquele apresentado na metade do ano, no auge da quarentena, quando se previam quedas de 40% ou mais. A produção estimada para 2020 é de 1,91 milhão de unidades, 35% a menos sobre 2019 e pior ano desde 2003. A expectativa da Anfavea para as exportações é de um envio total de 284 mil unidades, 34% a menos que em 2019. “Não deixa de ser um alívio diante do quadro que vislumbrávamos no começo da pandemia, e creditamos isso sobretudo à injeção de dinheiro feita pelo Governo Federal por meio do auxílio emergencial, que fez a economia girar de forma mais rápida. Mesmo assim, teremos uma queda dramática de todos os resultados da indústria em 2020”, explicou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. A produção de carros em setembro foi de 220.162 unidades, 4,4% acima de agosto. No acumulado dos nove meses, o recuo foi de 41,1% ante o mesmo período de 2019.

Abrasileirando                                                      

A Caoa Chery anuncia novidades na linha 2021 do SUV Tiggo 2 e a inclusão de uma nova versão, a EX automática, destinada ao público que conta com isenção de IPI e de ICMS. Lançado em março de 2018, o Tiggo 2 marcou a estreia da Caoa Chery. Desde então, já foram vendidas 14.766 unidades. Produzido em Jacareí, interior de São Paulo, o utilitário esportivo compacto tem motor 1.5 bicombustível e traz como diferenciais a altura em relação ao solo, de 18,6 centímetros, uma das maiores do segmento, o amplo espaço interno, o conteúdo tecnológico, o design e um pacote funcional atendendo aos pedidos dos consumidores brasileiros, tudo isso nas palavras da jovem montadora sino-brasileira. O Tiggo 2 é comercializado com câmbio manual e automático nas versões EX, Look e ACT. Os preços sugeridos são de R$ 68.390 (Look manual), de R$ 68.690 (EX automático), de R$ 72.390 (Look automático) e de R$ 79.990 (ACT automático).

Bem na foto

Setembro foi um mês sensacional para a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na América Latina. O grupo e suas marcas tiveram forte desempenho e alcançaram importantes resultados que os colocam no topo do pódio em vários critérios, como a liderança no Brasil pela marca Fiat, o carro mais emplacado do país (a picape Strada), o mais vendido da Argentina (o sedã compacto Cronos), a participação de mercado acumulada recorde da Jeep e liderança na América Latina (com exceção do México), com 19,1% de “share” nas vendas da região no mês. Em setembro, a FCA emplacou 50,9 mil automóveis e comerciais leves, com uma participação de 25,6%. Entre os dez modelos mais vendidos no Brasil, quatro são produzidos pela Fiat e pela Jeep: a Strada, o Argo, o Compass e o Renegade.

Conexão com os bolsos

A Chevrolet estreou a plataforma digital “Live Store” no site chevrolet.com.br, com uma sequência de transmissões ao vivo sobre os produtos da marca exclusiva para quem acompanhar a ação pela internet. A “Live Store” ocorrerá às terças e às quintas, às 10h, 14h e 16h. A plataforma oferece suporte à equipe das concessionárias, permitindo que os espectadores sejam direcionados diretamente ao WhatsApp dos vendedores. A Chevrolet vem digitalizando a sua experiência de compra há mais de cinco anos. A restrição de abertura de pontos de vendas físicos com a pandemia da Covid-19 acelerou alguns projetos que já estavam previstos.

 

Socorro elétrico

A Nissan revelou um conceito de veículo de resposta a emergências 100% elétrico, projetado para fornecer uma fonte de alimentação móvel após desastres naturais ou condições climáticas extremas. O protótipo funcional Re-Leaf tem como base o Leaf, o primeiro totalmente “verde” produzido em massa do mundo. Juntamente com as modificações para navegar em estradas cobertas de escombros, o Re-Leaf tem tomadas à prova de intempéries montadas diretamente na parte externa do veículo, permitindo que dispositivos de 110 a 230 volts sejam alimentados pela bateria de íon-lítio de alta capacidade do carro. O Re-Leaf pode ser conduzido para o centro de uma zona de desastre e fornecer uma fonte de alimentação móvel para auxiliar no processo de recuperação. Um relatório do Banco Mundial descobriu que choques naturais e mudanças climáticas causaram 37% das interrupções de energia na Europa e 44% nos Estados Unidos de 2000 a 2017. Quando ocorre um desastre, o tempo para o fornecimento de eletricidade ser restaurado é normalmente de vinte e quatro a quarenta e oito horas. Durante esse período, os veículos elétricos podem fornecer energia de emergência móvel. O Re-Leaf pode entrar na linha de produção sob encomenda.

Pequenos passageiros                                                                   

A resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como “Lei das Cadeirinhas”, está em vigor desde 2010 e traz regras como a exigência de que crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco traseiro, em dispositivos específicos de acordo com a idade e com cinto de segurança. Diante de algumas dúvidas entre os usuários, a fabricante de pneus Dunlop listou algumas dicas podem ajudar:

  •  Não adiar a compra – a cadeirinha deve fazer parte indispensável do enxoval da criança. É aconselhável adquirir o acessório junto com os demais itens necessários para o bebê.
  •  Observar a certificação – comprar somente as cadeirinhas que tiverem selo do Inmetro.
  •  Escolher cinto de cinco pontos – dar preferência para as cadeirinhas com cinto de cinco pontos.
  •  Fazer um teste rápido – a cadeirinha deve resistir, sem se soltar, a solavancos provocados por um adulto.
  • Cinto de segurança frouxo – não deixar “solto” o cinto que prende a criança na cadeirinha. Ele tem de ficar justo no corpo.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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