Clique aqui e veja as últimas notícias!

CARMAIS

Confira as dicas e novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo
15/05/2021 13:55 - Daniel Dias/AutoMotrix


Revelação ao vivo

A Fiat acabou revelando o design externo por inteiro de seu novo SUV, do Progetto 363 (ainda sem nome definitivo), na semana decisiva do programa “BBB21”. 

O utilitário esportivo será cerca de 10 centímetros mais comprido que o Argo. Debaixo do capô, a marca italiana já revelou que o novo modelo estreará o propulsor Firefly turbinado. 

O SUV compacto usará a versão 1.0 de três cilindros turbo. 

A marca não divulgou a potência específica do motor, porém, a expectativa é de que chegue a 130 cavalos, sendo, assim, mais forte em comparação ao 1.0 TSI da Volkswagen (128 cavalos). 

Dessa forma, o motor do Progetto 363 seria o 1.0 turbo mais potente do mercado. 

Outro propulsor do novo SUV da Fiat será o 1.3 aspirado, que deve equipar as versões de entrada do modelo. 

O carro inaugura ainda uma inédita plataforma veicular produzida em Betim (MG). 

Conforme a fabricante, a nova plataforma aumenta os níveis de performance, robustez e conforto, além de equipamentos eletrônicos sofisticados de apoio à condução. 

O preço deve ficar na casa dos R$ 90 mil.

Seguindo em frente

Apesar de todas as dificuldades ocasionadas pela segunda onda da pandemia da Covid-19 no Brasil e dos gargalos na produção, a indústria automotiva está conseguindo manter um bom ritmo de atividades. 

A produção em abril foi de 190,9 mil unidades, 4,7% abaixo de março. 

A comparação de números com abril de 2020 é descabida, pois foi o mês da paralisação geral das fábricas e concessionárias no país. 

Por isso, a melhor referência é o volume acumulado do ano. Com 788,7 mil veículos fabricados, superou em 34,2% o primeiro quadrimestre do ano passado. 

“Devemos ressaltar a resiliência da cadeia automotiva em um momento de crise, em especial das áreas de logística, compras e planejamento de produção das nossas associadas. O aumento das exportações em abril (de 34,7%) também foi crucial para o fortalecimento da indústria”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Festa para poucos

O dia 8 de maio foi especial na história da McLaren São Paulo. Foi nessa data, em 2018, que a marca britânica de carros esportivos e de luxo inaugurou a concessionária no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo, e abriu as portas para os clientes, todos atraídos pela magia de uma fabricante com histórico vitorioso nas pistas.

“Ao encomendar um McLaren, o cliente pode configurar o carro a seu gosto, nos mínimos detalhes. Isso faz com que não exista um McLaren igual ao outro. Cada unidade tem seu próprio caráter e isso torna a compra do carro ainda mais apaixonante”, vibra Bruno Bonifacio, gerente-geral da McLaren São Paulo. 

Em três anos de atividades, a McLaren entregou sessenta e oito veículos para clientes brasileiros: vinte e uma unidades do 720S, dezoito do 570, nove do 600LT, cinco do GT, cinco do 540C, quatro do 765LT (a quinta unidade destinada ao mercado brasileiro será entregue até o fim deste semestre), quatro do Senna, uma do 620R e outra do Senna GTR.