Veículos
COLUNA CARMAIS

Confira as novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

Daniel Dias/AutoMotrix

06/05/2022 10:00

Pequeno avanço de sinal

Com dois feriadões, abril fechou com um aumento de apenas 0,57% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves em relação ao mês anterior, com 135.678 unidades emplacadas. Os números ainda não estão consolidados, mas, em comparação a abril de 2021, houve queda de 17,2%. 

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, foram comercializados 510.211 veículos nos dois segmentos, com recuo de 22,9% ante o mesmo período de 2021.

Entre os modelos, a Fiat Strada manteve a liderança, com 8.309 unidades vendidas em abril, seguida pelo Hyundai HB20 (6.766), pelo Fiat Mobi (6.153), pelo Chevrolet Onix (5.784), pelo Fiat Pulse, que estreou no “Top Ten”, com 5.736 emplacamentos, pelo Fiat Argo (5.708), pelo Onix Plus (sedã), com 5.421, pela Fiat Toro (5.309), pelo Jeep Compass (4.944) e pelo Volkswagen T-Cross (4.733). 

Com cinco modelos entre os dez primeiros mais vendidos, a Fiat continuou com muita tranquilidade na liderança de abril nos dois segmentos, com 34.319 unidades comercializadas e uma participação de mercado de 25,2%. A marca italiana ficou na frente da General Motors, com 21.131 vendas e “market share” de 15,5%, da Toyota (16.250 e 11,9%), da Hyundai (14.081 e 10,3%), da Jeep (10.777 e 7,9%), da Volkswagen (9.416 e 6,9%), da Renault (7.983 e 5,8%), da Honda (4.160 e 3,07%), da Nissan (3.389 e 2,5%) e da Caoa Chery (3.251 e 2,4%). (colaborou Marcelo Cavalcante)

Um clássico ao alcance da mão

O novo 911 Sport Classic é o segundo dos quatro veículos para colecionadores que a Porsche apresentou a partir da sua estratégia “Heritage Design”. Um total de 1.250 exemplares do modelo de edição limitada da Porsche Exclusive Manufaktur reviverá o estilo dos anos 60 e início dos 70. Assim como em seu antecessor direto, o 911 Sport Classic – com base no 997 apresentado em 2009 –, a aparência desse modelo foi inspirada no 911 original (1964 a 1973) e no 911 Carrera RS 2.7 de 1972. 

Os modelos ‘Heritage Design’ representam os conceitos mais emocionantes da estratégia de produtos da Porsche. Essa abordagem única faz com que o departamento de design Style Porsche trabalhe com a Porsche Exclusive Manufaktur para reinterpretar modelos e equipamentos icônicos do 911 dos anos 50 até os 80 e para reviver os recursos de design daquelas décadas”, comemora Alexander Fabig, vice-presidente de Individualização e Clássico da Porsche. 

0 911 Sport Classic será oferecido para pré-vendas no Brasil ainda no primeiro semestre de 2022. De acordo com a marca alemã, preços e prazo de entrega serão comunicados em breve.