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COLUNA CARMAIS

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Confira as novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

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Prova dos sete

Depois de assumir os ares de SUV, o Chevrolet Spin chega à linha 2023 com novas versões e evoluções no acabamento. 

A primeira novidade é uma configuração mais acessível com sete lugares, a LT. Conforme a marca norte-americana, a configuração já vem equipada de série com a central multimídia MyLink de 7 polegadas, direção com assistência elétrica, transmissão automática de 6 marchas, assistente de partida em aclive, controle eletrônico de tração e estabilidade e rodas de alumínio de 15 polegadas, com preço de R$ 108 mil. 

O Spin passou por uma atualização para atender aos novos critérios de emissões de poluentes do Proconve L7. O carro recebeu evoluções no motor 1.8 de 111 cavalos de potência, transmissão e arquitetura eletrônica. Outra inovação é o retorno da versão intermediária LTZ, com uma configuração de cinco lugares e compartimento de carga de 710 litros. 

Os preços da família Spin são de R$ 101.290 na LS, de R$ 108 mil na LT, de R$ 109.500 na LTZ, de R$ 122.450 na Premier, de R$ 120.200 na Activ e de R$ 124.900 na Activ7.

Raio sobre a América

A Ford F-150 – o veículo mais vendido nos Estados Unidos há muito tempo – tem o lançamento de sua versão elétrica, a Lightning, previsto para o próximo dia 26 de abril. 

No entanto, quem já efetuou a compra da picape grande 100% “verde” ainda não sabe quando a receberá. 

A perspectiva da marca norte-americana é de produzir 150 mil unidades da F-150 elétrica por ano. 

A Lightning – de acordo com a EPA, tem um alcance estendido em 32 quilômetros – ainda precisa provar que faz jus à rica tradição do nome F-150 e se será capaz de competir com modelos das concorrentes como Rivian, Tesla e General Motors. Com dois motores, um em cada eixo, a F-150 elétrica tem o maior torque da história da picape, com 107 kgfm. 

Conforme a Ford, com 570 cavalos de potência, a picape pode acelerar de zero a 100 km/h em cinco segundos. Existem duas opções de bateria: uma padrão, com autonomia de 370 quilômetros, e outra para 480 quilômetros. 

As baterias podem ser carregadas de 15 a 100% em 40 minutos, dependendo do carregador. Em casa, pode ser totalmente carregada em cerca de oito horas.

Tomada de posição

A Honda acaba de anunciar que investirá US$ 40 bilhões (quase R$ 190 bilhões) na próxima década em tecnologia de veículos elétricos, para se distanciar de carros com motores a combustão. 

A marca japonesa pretende produzir mais de dois milhões de unidades 100% elétricas globalmente até 2030, de 30 modelos diferentes, incluindo o já revelado E Prototype. 

O investimento é o mais recente passo da Honda para fazer com que os carros elétricos e a célula de combustível respondam por 100% de suas vendas até 2040. 

No comunicado, feito este ano, a Honda e o conglomerado de tecnologia japonês Sony anunciaram uma nova empresa para desenvolver e vender carros elétricos, com a expectativa de comercializar o primeiro modelo em 2025. 

Atualmente, cerca de 10% das vendas de carros na Europa são elétricos, enquanto nos Estados Unidos o percentual é de 2%.

A Kombi quer andar sozinha

Pela primeira vez, o recentemente apresentado ID. Buzz, a Kombi elétrica, percorreu as ruas da cidade alemã de Frankfurt de forma autônoma. 

Até então, o piloto automático do ID. Buzz vinha sendo testado apenas em pistas controladas. 

Durante o trajeto, estava a bordo da nova Kombi Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, ao lado de um piloto de testes, sentado no banco do motorista e responsável por agir em uma situação de emergência. 

A direção autônoma só é possível graças a uma série de recursos responsáveis por mapear trajeto e tráfego, como módulos Lidar, múltiplos sensores e câmeras instaladas no teto, nos retrovisores externos e para-choques. 

Ao todo, são 11 radares, cinco Lidar de curto alcance e um de longo alcance posicionado no teto do veículo permitindo uma visão de 360 graus e 14 câmeras. Um dos desafios para o carro autônomo é interpretar a intenção de um pedestre. 

Nem sempre é fácil para o veículo prever que uma pessoa se moverá para atravessar uma rua, por exemplo. Como humanos, conseguimos saber disso, mas é mais difícil ensinar para um computador”, explica Christian Senger, gerente de Veículos Comerciais da Volkswagen.

“Banheiras” da lama

O Salão de Nova York 2022, realizado de forma tradicional de 14 a 24 de abril, revelou os Jeep Wagoneer L e Grand Wagoneer L equipados com a nova família de motores Hurricane biturbo. 

Os novos utilitários são 30 centímetros mais longos – com 5,76 metros no total – do que os modelos convencionais da família, com um entre-eixos absurdo de 3,30 metros e até 1.251 litros de espaço de carga atrás da terceira fileira de bancos. 

Duas versões alimentam os novos Jeep, o Hurricane biturbo de 420 cavalos de potência e 63,4 kgfm de torque no Wagoneer L e o Hurricane 510 biturbo com 510 cavalos e 67,8 kgfm no Grand Wagoneer L. 

Os novos modelos já estão sendo oferecidos nas concessionárias norte-americanas, sem plano para ser comercializado no Brasil. 

Show room

Doze estreias nada comportadas estão programadas para esta quinta-feira no Salão Privé de Londres, no Royal Hospital Chelsea, na capital da Inglaterra. 

A maior delas é “” o novo e revolucionário Ferrari 296 GTB, o primeiro carro de estrada da Casa de Maranello com tecnologia híbrida plug-in (PHEV), com um propulsor a combustão integrado a um motor elétrico, com uma potência combinada de 818 cavalos. 

A “coisa” é capaz de acelerar até os 100 km/h em apenas 2,9 segundos. A Ferrari também terá no Salão o “Tailor Made Roma”, um programa exclusivo da marca do “Cavallino Rampante” para clientes que desejam criar um veículo personalizado e único. 

Outras “feras” que estarão em Londres são o Alfa Romeo 12C, o Aston Martin DBX707, o Bugatti Chiron Pur Sport, o Mustang elétrico da Charge Cars, o Austin-Healey 100, o Genesis elétrico GV60, o Range Rover SV, o Morgan Super 3, o Prodrive Hunter, o Rolls-Royce Black Badge Ghost, o Tushek TS900 Apex.

De olho nos óleos

Por serem produtos de consumo em massa, os lubrificantes automotivos chamam muito a atenção dos falsificadores. 

De acordo com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), aproximadamente 30% de todos os produtos “piratas” no país referem-se a itens automotivos, relacionados especialmente à motorização.  

Para garantir a utilização de lubrificantes automotivos originais e de qualidade comprovada, é essencial que tanto o proprietário quanto o mecânico estejam atentos a todos os detalhes durante a troca de óleo. É necessário avaliar a origem dos produtos e o tempo de atuação no mercado. Consultar o ‘Boletim de Monitoramento de Lubrificantes’, feito pela ANP, é uma boa opção para se atentar a esses detalhes. Outras ações podem auxiliar no momento da troca de óleo, como desconfiar de preços excessivamente baixos, pesquisar o CNPJ da empresa, verificar a data de fabricação e de validade no rótulo dos produtos e certificar-se de que o produto conte com lacre na tampa”, ensina Marcelo Martini, gerente de Vendas do Aftermarket da Fuchs Lubrificantes do Brasil.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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