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NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

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Confira as novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

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Quadrimestre morno

Com os números consolidados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), abril fechou com 136.341 unidades vendidas nos segmentos de carros de passeio e comerciais leves. Um pequeno aumento de 1,08% sobre março deste ano e recuo significativo de 16,8% sobre abril de 2021. 

O primeiro quadrimestre do ano teve 510.846 emplacamentos, representando uma queda de 22,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

No acumulado de janeiro a abril de 2022, a Fiat Strada manteve a liderança entre os modelos, com 29.675 vendas, seguida pelo Hyundai HB20 (25.263) – o carro de passeio mais comercializado do país –, pelo Chevrolet Onix (22.920), pelo Volkswagen T-Cross (20.157), pelo Fiat Mobi (19.236), pelo Jeep Compass (19.001), pelo Onix Plus (sedã) (17.421), pelo Hyundai Creta (16.921) e pelos Fiat Toro (16.097) e Argo (15.617). Aparecendo pela primeira vez entre os dez mais vendidos em março, o Fiat Pulse ficou em décimo quinto no acumulado, com 14.249 emplacamentos, atrás do Jeep Renegade (15.268), do Renault Kwid (15.251), do Chevrolet Tracker (15.092) e do Toyota Corolla Cross (14.444). 

Entre as fabricantes, a Fiat ficou em primeiro também no quadrimestre, com 113.440 unidades vendidas nos dois segmentos e uma participação de mercado de 22,2%, à frente da General Motors (71.420 e 13,9%).

Frenagem inusitada

A Caoa Chery, uma das marcas de automóveis que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, comunicou que sua fábrica na cidade paulista de Jacareí – inaugurada pela fabricante chinesa Chery em 2015 e onde eram produzidos os utilitários esportivos compactos Tiggo 2, Tiggo 3X Pro e o sedã Arrizo 6 Pro – ficará sem atividades produtivas até 2025, para que ocorra a transformação das linhas atuais para a produção de veículos híbridos e elétricos.

 A unidade industrial da cidade goiana de Anápolis, inaugurada em 2001 pelo Grupo Caoa e onde são montados os utilitários esportivos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8, continua produzindo normalmente. 

A marca sino-brasileira foi criada em 2017 quando o Grupo Caoa comprou 50% dos ativos brasileiros da marca chinesa Chery, inclusive a fábrica de Jacareí. 

No comunicado, a Caoa Chery não esclareceu se haverá a transferência da produção de algum dos modelos feitos na fábrica de Jacareí para a unidade industrial de Anápolis, se algum será importado da China ou se todos terão sua vendagem nacional simplesmente descontinuada – o Arrizo 6 Pro foi lançado no Brasil em outubro do ano passado e o Tiggo 3X Pro chegou às concessionárias brasileiras há apenas três meses, em fevereiro. 

A pausa nos processos industriais de Jacareí será compensada pela intensificação da produção da planta industrial em Anápolis que está sendo preparada para novos lançamentos já no segundo semestre de 2022. Com isso, a Caoa Chery mantém sua meta de comercializar 60 mil unidades no mercado nacional em 2022”, explicou a empresa no comunicado. 

A Caoa Chery já está em negociação com os trabalhadores da fábrica de Jacareí, que conta com quadro de 700 profissionais. O sindicato dos metalúrgicos local afirma que estão na mesa demissões e opções de ressarcimento aos empregados da unidade. 

Não há nenhuma garantia que a unidade retomará a produção em 2025. Em três anos, muita coisa pode mudar”, explica Weller Gonçalves, presidente do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos e região. 

Quanto aos clientes, a Caoa Chery informa que seguirá prestando atendimento integral em suas mais de 140 concessionárias nacionais a quem comprou modelos fabricados em Jacareí, mantendo assistência técnica, garantias, peças e serviços.

Mais cores e potência

A Ford informa que deu início à venda do Bronco Sport 2022 no Brasil com um catálogo ampliado de cores e um ganho de 13 cavalos na potência homologada do motor EcoBoost 2.0. 

O SUV passa a trazer também espelhos com rebatimento elétrico de série, sem alteração de preço, mantendo os R$ 266.090 (base Brasília) na versão exclusiva topo de linha Wildtrak. 

O Bronco Sport 2022 adicionou quatro novas cores na paleta – Vermelho Aurora, Marrom Batu, Cinza Dover e Azul Indianápolis –. 

Com isso, ele conta com um total de 11 opções de cores, incluindo o Preto Astúrias, o Cinza Torres, o Branco Ártico, o Prata Orvalho, o Laranja Delhi, o Azul Malacara e o Azul Lyse, todas acompanhadas de teto e colunas em preto brilhante. 

Na linha 2022, o motor EcoBoost 2.0 traz ajustes que elevaram a potência e o torque para 253 cavalos a 5.500 rpm e 38,7 kgfm a 3 mil giros.

Autonomia sem ficção

A partir deste mês, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar o sistema de condução autônoma Drive Pilot (SAE Nível 3) que pode ser encomendado como opcional para o Classe S e para o EQS na Alemanha. 

Isso torna a marca alemã a primeira fabricante de automóveis do mundo com uma certificação internacional válida para condução autônoma. 

O Drive Pilot permite que os clientes entreguem a tarefa de condução ao sistema, sob certas condições: em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h. 

Após ativado, o Drive Pilot controla a velocidade, a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa. 

O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração. 

O sistema também reage a situações de trânsito inesperadas de forma independente, por exemplo, por meio de manobras evasivas dentro da pista ou por frenagem. 

O SAE Nível 3 baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais, como principalmente o radar Lidar (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras. 

Paralelamente, a Mercedes-Benz pretende obter a homologação para os estados norte-americanos da Califórnia e de Nevada até o final do ano, desde que a situação legal local permita a operação do sistema.

Estreia ou “revival”?

Quase 70 anos depois de a empresa italiana Iso Automotoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos, apresentou o projeto iniciado em 1952 denominado Isetta – Romi Isetta, para os mais íntimos –, o modelo está de volta. 

Agora com o nome de Microlino, a versão moderna e 100% elétrica da Romi Isetta, apresentada em 2016, será lançada comercialmente. 

A Alemanha e a Suíça serão os primeiros países a receber o novo “modelito”, que preserva as características do Romi Isetta original, como o design icônico e uma única porta frontal, assim como as quatro rodas com o eixo traseiro com bitola bem menor em relação ao dianteiro. 

Alguns detalhes técnicos já foram revelados, como a autonomia de até 230 quilômetros, a velocidade máxima de 90 km/h, o peso de apenas 535 quilos e o preço básico de 12.500 euros (pouco mais de R$ 65 mil). 

A própria fabricante – a italiana Cecomp – diz que o Microlino não é um carro, mas sim “a mistura ideal de um automóvel e uma moto”. 

As características apresentadas correspondem ao modelo Romi Isetta 300 de Luxe, fabricado de 1959 a 1961, equipado com um motor de quatro tempos da BMW, com um cilindro, refrigerado por turbo ventilador, 298 cm³ e potência de 13,8 cavalos a 5.200 rpm.

Nome próprio

Considerado o maior salto tecnológico dentro do portfólio da Caoa Chery, o Tiggo 8 ganha nova versão em homenagem ao fundador da Caoa – Carlos Alberto de Oliveira Andrade, morto no ano passado aos 77 anos. 

Produzido em Anápolis (GO), o Tiggo 8 Founder’s (“fundador”) Edition chega ao mercado com uma edição limitada a mil unidades e preço de R$ 214.990. 

A série especial conta com itens exclusivos como bancos dianteiros aquecidos, interior marrom, acabamentos em madeira, novo design de rodas aro 18, cobertura do porta-malas retrátil e banco do motorista com memória e ajuste de lombar e tapetes com a inscrição “Founder´s Edition”. A nova versão será comercializada nas cores cinza e azul. 

O Tiggo 8 é equipado com motor 1.6 Turbo GDi de 187 cavalos de potência e câmbio wet dual clutch de 7 marchas. 

O SUV traz de fábrica itens como painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, carregador de celular por indução (wireless), faróis em full-LED, acionamento remoto do ar-condicionado, compartimento central com refrigeração e câmera de 360 graus.

Assessorias fraudulentas

Com o aumento dos crimes digitais, as estratégias dos golpistas estão evoluindo rapidamente, com a estruturação de verdadeiros “escritórios” digitais, com estrutura e equipe de call center, utilização de robôs e hackeamento de vários bancos de dados. 

As estruturas criminosas estão cada vez mais tecnológicas, permitindo todo tipo de fraude, como é o caso da cobrança de veículos financiados em atraso. 

Essa cobrança fraudada das parcelas mensais ocorre de várias maneiras. 

Exemplo são as empresas chamadas de “assessorias”, que conseguem dados de devedores, atraindo as vítimas com falsas promessas de redução dos juros, contrato de financiamento em até 50% do valor da parcela mensal e do financiamento total. 

Ainda um pouco desconhecido é o golpe em que os fraudadores se passam por advogados, entrando nos processos digitais de busca e apreensão, copiando os dados pessoais, os do veículo e os valores em atraso. 

Posteriormente, entram em contato com o financiando, como se fosse o escritório de cobrança, e negociam uma proposta com redução de até 50% do débito. 

Os consumidores pagam o boleto e somente depois descobrem a fraude quando são cobrados pelo verdadeiro escritório. 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

VEÍCULOS

Ford Mustang de sétima geração desembarca no Brasil

O último dos "pony cars" chega na versão "top" GT Performance

01/04/2024 13h30

O motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, naturalmente aspirado, entrega 488 cavalos a 7.250 rpm e torque de 57,5 kgfm a 5 mil rpm Divulgação

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Há automóveis que são comprados como meio de transporte, para levar seus donos entre um lugar e outro.

O Mustang nunca foi um desses. Lançado em 1964, o modelo da Ford logo se tornou um símbolo de esportividade automotiva.

Tanto que originou até um gênero de veículos – os chamados “pony cars”, cupês de quatro lugares com capô longo e traseira bem curta.

Em suas seis décadas de estrada desde o lançamento, o Mustang viu surgir concorrentes no segmento que inaugurou.

Rivais como o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger tiveram seus dias de glória e conquistaram fãs, mas com o fim da produção do Camaro, no final do ano passado, o sexagenário modelo da Ford é o último dos “pony cars” ainda em produção.

Em sua sétima geração, o novo Mustang chega ao Brasil na versão GT Performance, a topo de linha – uma das sete comercializadas nos Estados Unidos.

Equipado com motor Coyote V8 5.0 aspirado de 488 cavalos, o Mustang mais potente de todos os tempos já está à venda nas 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil por R$ 529 mil, com previsão de entrega das primeiras unidades até o final de junho.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

Fabricado em Flat Rock, Michigan, Estados Unidos, o cupê esportivo mais vendido do mundo há oito anos seguidos ostenta agora um visual mais esculpido e atlético, que combina linhas modernas estruturadas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60.

Com 4,81 metros de comprimento, 2,08 metros de largura com os retrovisores, 1,40 metro de altura e entre-eixos de 2,72 metros, ele é ligeiramente mais comprido (2,2 centímetros) e mais baixo (meio centímetro) que o Mustang Mach 1.

A grade maior e novas aberturas de ventilação no capô se harmonizam com o divisor dianteiro redesenhado. Os faróis full-led com luzes de assinatura de três elementos e perfil alongado dão ao carro um “olhar” intimidador.

A sua silhueta mantém as proporções clássicas de capô longo, traseira curta e teto baixo, com uma nova leitura de design.

As linhas da carroceria exibem vincos mais fortes, com transições rápidas que destacam sua aerodinâmica aprimorada em túnel de vento.

A linha do teto também foi otimizada para facilitar a entrada e saída do motorista sem precisar remover o capacete nas pistas. A traseira é igualmente nova, com um vinco pronunciado em forma de cunha, spoiler elevado para o equilíbrio aerodinâmico e ponteiras duplas de escapamento cromadas.

A lanterna de três barras, com seta sequencial, é mais um elemento clássico revisitado.

O novo Mustang é disponível em oito cores: Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

O motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, naturalmente aspirado, com 488 cavalos a 7.250 rpm e torque de 57,5 kgfm a 5 mil rpm, é uma atração à parte no novo Mustang.

Entre outros avanços, ele utiliza caixas de ar duplas que alimentam dois corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de admissão, e sistema duplo de injeção.

A transmissão automática de 10 velocidades também traz uma nova calibração.

O novo Mustang GT vem com seis modos de condução, para o motorista configurar rapidamente os parâmetros para diferentes situações, seja para rodar em uma estrada sinuosa ou em uma competição de fim de semana.

Os ajustes incluem assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas de marcha, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.

Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: “Normal”, “Esportivo”, “Escorregadio”, “Pista” e “Pista Drag”.

É possível ainda configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três de direção elétrica, os quatro de escapamento e os quatro de suspensão – disponíveis pela primeira vez na linha.

“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2 mil rpm. Ele é mais rápido que no Mach 1, com cinco cavalos a mais na potência e 0,8 kgfm a mais no torque. A aceleração de zero a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como zero a 200 km/h, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

O novo Mustang GT tem uma distribuição de peso equilibrada (55% na dianteira e 45% na traseira). Suas barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1, contribuem para uma rigidez à torção 30% maior, que aprimora a dirigibilidade.

A suspensão adaptativa MagneRide tem uma calibração totalmente nova.

Ela utiliza fluido magnético viscoso e sensores que fazem mil leituras por segundo para aumentar a aderência nas acelerações e frenagens e reduzir a rolagem nas curvas, de modo independente das quatro rodas.

Outra novidade é o seu sistema de detecção automática de buracos que, ao encontrar desníveis, enrijece o amortecedor para evitar danos aos pneus e às rodas.

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 390 milímetros e seis pistões na dianteira e discos de 355 milímetros e quatro pistões na traseira.

O freio de estacionamento elétrico com função Drift Brake – pioneiro no segmento – permite que motoristas com diferentes níveis de experiência desenvolvam a sua habilidade de “drifting”, manobra em que o motorista deixa o carro escorregar de lado nas curvas.

O Drift Brake é acionado pelo Track Apps, que inclui as funções Line Lock (travamento das rodas dianteiras para “burn out”), cronômetros com tempo de volta e vários tipos de aceleração, exibidos na tela do Sync 4.

O diferencial traseiro com deslizamento limitado é outro recurso de performance.

As rodas são de 19 polegadas, com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.

O freio de estacionamento eletrônico Drift Brake permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras. Os recursos para pista acrescentam o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

O novo “pony car” vem com piloto automático adaptativo com stop&go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e de ré, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sete airbags (dianteiros, laterais, de cortinas e de joelhos para o motorista. Esse arsenal ganhou agora assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro. Segundo a Ford, a conectividade é outro diferencial do esportivo para oferecer uma série de experiências convenientes e personalizadas. O carro conta com atualizações “over the air”, para melhorar a sua segurança e performance ao longo do tempo.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

Experiência a bordo

Chegar aos 60 anos sem perder a capacidade de seduzir não é para qualquer um. No novo Mustang, o impacto causado pelo visual externo não decepciona quem entra na cabine. Inspirado em aviões de caça, o cockpit é o mais tecnológico e, de acordo com a Ford, o mais conectado e centrado no motorista de todos os tempos. O espaço interno segue o clássico padrão 2+2 dos “pony car” – leva dois passageiros confortavelmente instalados na frente e duas crianças (ou dois adultos espremidos) na traseira.

O acabamento é esportivo e requintado. O painel de instrumentos de 12,4 polegadas permite selecionar cores e gráficos personalizados, com animações de alta definição inspirados em games, incluindo medidores clássicos do Mustang. Ele pode ser configurado também para operar junto com a tela sensível ao toque de 13,2 polegadas do multimídia Sync 4, formando uma peça única. Além de comandos de voz, o Sync 4 tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado e comandos do ar-condicionado na tela. O sistema de som B&O, de 900 Watts, vem com 12 alto-falantes, incluindo subwoofer. Há ainda carregador por indução no console e entradas USB tipo A e C, uma delas instalada perto do retrovisor, para câmeras e outros dispositivos.

O volante esportivo de base reta, com revestimento em couro e aquecimento, oferece ótima empunhadura e mais espaço para o motorista sentar e dirigir. Ele incorpora as teclas “paddles shifts” para troca de marchas. Os bancos, parcialmente em couro, são ventilados e aquecidos, com ajuste elétrico em seis posições para o motorista e quatro para o passageiro do lado. O freio de mão tem acabamento em couro, enquanto os retrovisores contam com rebatimento elétrico e as soleiras são personalizadas com o logotipo e o nome “Mustang”. Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas, sensor de ré, piloto automático adaptativo com stop&go, frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção e centralização em faixa. 

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

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