Veículos

COLUNA CARMAIS

A+ A-

Confira as novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

Continue lendo...

Nome próprio

A Fiat está preparando o lançamento de seu novo SUV, o Fastback. É a mesma denominação do carro-conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2018, sendo um misto de SUV e cupê. O nome faz referência a uma categoria de veículos que “reúne o desenho veloz e as curvas dinâmicas da carroceria”, de acordo com a marca italiana. 

Construído sobre a plataforma da picape Toro, o novo modelo foi 100% projetado no Design Center South America, com chegada prevista para o segundo semestre deste ano. 

A Fiat finalmente acordou para os utilitários esportivos apresentando o Pulse no ano passado, seu primeiro SUV produzido no Brasil. Depois de um início hesitante, o Pulse se firmou nas vendas. Em maio, teve 4.950 unidades emplacadas, enquanto 19.198 foram comercializadas desde janeiro, ficando em décimo primeiro entre os carros mais vendidos no ano.

Bons ventos

Aos poucos, a produção de veículos no Brasil se recupera das restrições impostas pela crise global dos semicondutores. Mesmo com paradas pontuais em algumas fábricas, o volume total produzido em maio superou pela primeira vez no ano a marca de 200 mil unidades, que não ocorria desde dezembro de 2021. Foram 205,9 mil unidades produzidas em maio deste ano, com crescimento de 10,7% sobre abril. Em comparação a maio de 2021, houve alta de 6,8%. Coincidentemente, foi em maio do ano passado que a falta de componentes eletrônicos começou a gerar os primeiros impactos relevantes no setor automotivo brasileiro. 

Chama a atenção a consistência do crescimento de mercado, um degrau a cada mês desde o início do ano, para vendas e produção. Como a tendência histórica do nosso setor é de um segundo semestre mais robusto, estamos muito otimistas quanto à manutenção desse bom ritmo de recuperação”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Oferta para a elite 

Líder de vendas do segmento premium no Brasil, a BMW oferece condições especiais no plano Sign & Go, da BMW Serviços Financeiros ao longo do mês de junho. 

O X1, produzido em Araquari (SC), por exemplo, tem taxa de zero por cento ao mês para planos de financiamento com entrada mínima de 60% e saldo em 24 meses. 

O X1 (2021/2022 e 2022/2022) pode sair a partir de R$ 277.950, com entrada de R$ 122.298 e mensalidades de R$ 1.933. O utilitário esportivo de luxo é equipado com motor 2.0 TwinPower Turbo bicombustível de 192 cavalos de potência a 5 mil rpm e torque de 28,5 kgfm a 1.250 giros, acoplado à transmissão Steptronic de 8 marchas. 

O carro tem rodas de 19 polegadas com design mais agressivo, volante M Sport com empunhadura esportiva, sistema de som Harman Kardon de 12 alto-falantes com amplificador de 360W na versão M Sport Plus.

Customização

A Ford Maverick vendida no Brasil pode ser equipada com uma nova linha de acessórios exclusivos lançada pela marca norte-americana. Ela é composta por mais de 18 itens, como capotas, santantônio, aerofólios, estribos, caixas organizadoras, suporte para bicicleta e ponteira de engate, aumentando a funcionalidade do veículo e personalizando seu visual. Todos os acessórios foram desenvolvidos especialmente para a picape e podem ser encontrados nas concessionárias brasileiras.

A Maverick foi feita para pessoas com estilo de vida dinâmico. E a nova linha de acessórios explora essa versatilidade, facilitando o transporte de equipamentos e personalizando o seu estilo”, revela Wilson Vasconcellos, gerente de Pós-Venda da Ford. Um dos destaques da linha é o extensor de caçamba. Produzido em alumínio, ele acrescenta 61 centímetros no comprimento do compartimento de carga. Com fixação articulada, pode ser usado como divisor para evitar o deslocamento de objetos na caçamba.

Duas décadas na pista

O modelo responsável pela reerguida da Porsche está completando 20 anos de estrada. Considerado o “Terceiro Porsche” – depois do 911 e do Boxter –, o SUV Cayenne rompeu também uma tradição na fabricante alemã e teve a dura missão de “distorcer o nariz” dos puristas da marca, que não admitiam a introdução de um modelo não genuinamente esportivo no portfólio. 

O sucesso do Cayenne nos anos seguintes, até o momento, mostrou o quanto os aficionados estavam errados. Dividindo a plataforma com o Volkswagen Touareg (com cada carro utilizando o “powertrain” de sua marca), o Cayenne exigiu uma construção de uma nova fábrica, em Leipzig, na Alemanha, e despontou para o mundo em 2002. 

Assim que foi lançado globalmente no Salão de Paris daquele mesmo ano, o Cayenne imediatamente ultrapassou as estimativas de vendas. Em oito anos, o modelo da primeira geração vendeu 276.652 exemplares. Em 2021, mais de 80 mil unidades foram entregues de acordo com a última contabilização da Porsche. 

O Cayenne tem na família os modelos a combustão e as versões híbridas plug-in. O SUV é atualmente o terceiro carro mais vendido da Porsche no Brasil, atrás do 911 e do Macan.

Tecnologia viscosa

A Motul lançou o X-Tech Lite 5W-39, o primeiro lubrificante para carros fabricado nacionalmente pela multinacional francesa de lubrificante.  O óleo 100% sintético, com viscosidade 5W30 e normativas 100% atualizadas, contemplará uma ampla gama de aplicações em carros de entrada, desde zero-quilômetro até usados com cinco anos ou mais, com foco em economia de combustível aliada à proteção e durabilidade dos motores. 

Atualmente, quase todos os veículos que saem de fábrica já são abastecidos com lubrificantes 100% sintéticos. Muitos desses modelos demandam as mesmas especificações de viscosidade e homologação atendidas pelo X-Tech Lite”, adianta Mariano Perez, gerente-geral da Motul Brasil.

O X-Tech Lite 5W-30 é o terceiro produto fabricado pela Motul no país, depois dos dois lubrificantes para motocicletas – o Motul 3000+ e o novo Motul 5000+.

Exclusivo para a América do Sul

Dentro do plano de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul, a General Motors decidiu revelar sua nova linha de veículos zero emissão, para complementar o atual portfólio da marca Chevrolet na região. A gigante norte-americana optou por dar início à empreitada pelos SUVs, segmento que mais cresce no mercado regional.

 Entre as novidades estão o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV. Cada um deles terá proposta e características próprias para atender a diferentes perfis de consumidores. 

O anúncio foi feito por Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, e por Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação e Relações Governamentais da GM América do Sul. 

Os dois executivos também compartilharam detalhes sobre o cronograma de lançamento dos futuros produtos e enfatizaram a ofensiva que a empresa promoverá em relação à eletrificação, iniciada em 2019 na América do Sul com a comercialização do Bolt EV exclusivamente no Brasil.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).