Veículos
COLUNA CARMAIS

Confira as novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

Daniel Dias/AutoMotrix

20/06/2022 15:00

Nome próprio

A Fiat está preparando o lançamento de seu novo SUV, o Fastback. É a mesma denominação do carro-conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2018, sendo um misto de SUV e cupê. O nome faz referência a uma categoria de veículos que “reúne o desenho veloz e as curvas dinâmicas da carroceria”, de acordo com a marca italiana. 

Construído sobre a plataforma da picape Toro, o novo modelo foi 100% projetado no Design Center South America, com chegada prevista para o segundo semestre deste ano. 

A Fiat finalmente acordou para os utilitários esportivos apresentando o Pulse no ano passado, seu primeiro SUV produzido no Brasil. Depois de um início hesitante, o Pulse se firmou nas vendas. Em maio, teve 4.950 unidades emplacadas, enquanto 19.198 foram comercializadas desde janeiro, ficando em décimo primeiro entre os carros mais vendidos no ano.

Bons ventos

Aos poucos, a produção de veículos no Brasil se recupera das restrições impostas pela crise global dos semicondutores. Mesmo com paradas pontuais em algumas fábricas, o volume total produzido em maio superou pela primeira vez no ano a marca de 200 mil unidades, que não ocorria desde dezembro de 2021. Foram 205,9 mil unidades produzidas em maio deste ano, com crescimento de 10,7% sobre abril. Em comparação a maio de 2021, houve alta de 6,8%. Coincidentemente, foi em maio do ano passado que a falta de componentes eletrônicos começou a gerar os primeiros impactos relevantes no setor automotivo brasileiro. 

Chama a atenção a consistência do crescimento de mercado, um degrau a cada mês desde o início do ano, para vendas e produção. Como a tendência histórica do nosso setor é de um segundo semestre mais robusto, estamos muito otimistas quanto à manutenção desse bom ritmo de recuperação”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).