Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

UTILITÁRIO ESPORTIVO

Elegantemente híbrido: XC40 Hybrid Plug-in R-Design

A Volvo Car traz para o Brasil, seu principal lançamento em 2020, com preço de R$ 245.950
01/07/2020 13:14 - Daniel Dias/AutoMotrix


O principal lançamento da Volvo Car no Brasil neste ano conturbado pela pandemia da Covid-19 é seu mais novo integrante da família de utilitários esportivos, o XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design, com as linhas inconfundíveis da marca sueca, apresentadas pelo modelo que se transformou em um símbolo da fabricante, o XC60. Por isso mesmo, não seria nenhum demérito chamá-lo de “irmão menor” do emblemático veículo “cartão de visita” da Volvo. Com preço de R$ 245.950, o XC40 estreia no Brasil o “powertrain” híbrido T5, integrado pelo câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem – enquanto uma marcha está engatada, a próxima já fica selecionada para entrar em ação, sem intervalo de tempo. O novo modelo conta com o motor 1.5L turbo a combustão com 180 cavalos associado a um elétrico de 82 cavalos, em uma potência e um torque combinados de 262 cavalos e 43 kgfm, respectivamente. De acordo com a Volvo, o desempenho é similar ao de um carro esportivo, com aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. As baterias de íons lítio com 10.7 kWh fazem com que o modelo rode até 47 quilômetros no modo Pure (100% elétrico), suficientes para os deslocamentos médios do dia a dia urbano.

 
 

“O lançamento do XC40 Plug-In Hybrid é mais um produto que faz parte do posicionamento global da marca em ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos comercializados no Brasil, marcando o fim histórico de carros com apenas propulsor a combustão. Essa estratégia coloca a eletrificação no centro dos negócios da Volvo, não só com esse lançamento, mas com outros que ainda virão em breve. Trata-se de um dos movimentos mais significativos de uma fabricante mundial de automóveis, trazendo a iniciativa com o compromisso de reduzir o seu impacto ambiental e, assim, tornar as cidades do futuro mais limpas”, explica João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil. Por dentro, o XC40 híbrido ostenta as últimas tendências da moderna escola escandinava de design. O layout limpo destaca os detalhes que estão por todos os cantos e os materiais cuidadosamente elaborados e selecionados para agradar aos sentidos dos ocupantes. O teto solar panorâmico e elétrico reforça a sensação de amplitude do interior do veículo. Trazendo as características dos modelos Volvo, o SUV conta com duas telas TFT com todas as informações e comandos, de fácil acesso ao motorista. O painel de 12,3 polegadas é personalizável de acordo com as preferências de cada dono do veículo e está integrado com a central multimídia com tela de 9 polegadas “touchscreen” com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, reunindo todas as principais informações do carro e os controles dos modos de condução, além de permitir configurações personalizadas, como posicionamento dos espelhos, luzes internas, cores do painel e fechamento das portas.

Para mais comodidade, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é equipado com carregamento de smartphone por indução. Em posição estratégica, basta deixar o celular sobre a superfície para ser carregado sem a necessidade de cabos. O sistema de som traz a tecnologia Air Woofer, com graves precisos e poderosos, segundo a engenharia da Volvo. Para uma experiência mais imersiva, o sistema de áudio Harman Kardon Premium Sound com 600W é produzido em colaboração com uma das principais marcas de áudio do mundo, e vem com treze alto-falantes com som equilibrado e potente.  

Como não poderia ser diferente – pois a Volvo é quase um sinônimo de proteção na indústria automotiva global –, o XC40 Hybrid tem os mais avançados sistemas de segurança e diversos itens de conforto e praticidade para o dia a dia das cidades ou para as longas viagens. Um conjunto de radar e câmera compõe o Pilot Assist que, ao lado do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h). O modelo soma o City Safety (sistema de frenagem automática), o LKA (sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção), o HSA (assistente de partida em aclives), o HDC (assistente de descidas) e alertas de colisão frontal e traseira.

 
 

A praticidade também se diz presente no XC40 híbrido, tanto dentro quanto fora do veículo. A abertura e o fechamento elétrico do porta-malas com “hands-free” facilita para guardar compras e demais objetos. No interior, o ar-condicionado dual zone deixa a temperatura independente em cada lado do veículo e os bancos elétricos esportivos e revestidos em couro e nobuck garantem conforto e elegância para a cabine do utilitário esportivo premium.

O Chassi Sport reforça os aspectos exclusivos da versão R-Design, que ainda tem sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert. O conjunto óptico foi projetado para garantir segurança tanto para quem está no veículo quanto para os outros motoristas. O sistema tem faróis full-led com tecnologia Active Bending Lights e Active High Beam, que regulam automaticamente o facho para não ofuscar veículos em sentido contrário. O SUV da Volvo acrescenta ainda faróis de neblina em leds. O modelo é equipado com rodas de liga leve de 20 polegadas, retrovisores elétricos e rebatíveis com sistema antiofuscante, sistema de abertura Keyless e câmera traseira de estacionamento.

Nos orgulhamos em sermos líderes em eletrificação no segmento premium no Brasil, e o lançamento do XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design alavancará ainda mais nosso posicionamento. Já estamos com o mix de 47% de veículos híbridos e seguimos para fechar o ano com esse percentual. Nossa ambição é ter 100% da gama eletrificada já em 2021”, destaca Camila Mateus, diretora de Marketing da Volvo Car Brasil. De acordo com a marca sueca, o XC40 Hybrid é um SUV com condução divertida, ágil e confortável em colaboração com a tecnologia Drive-E, de baixo consumo de combustível e de emissões de gases poluentes. Seu novo sistema T5 Twin Engine pode ser configurado de acordo com as opções escolhidas pelo motorista: “Hybrid” – para uso cotidiano, com motor elétrico e o de combustão otimizando potência e consumo de combustível –, “Pure” – condução econômica, com 100% de uso do motor elétrico, indicado para o trânsito urbano –, “Power” – tocada esportiva, com potência e torque máximos disponíveis em respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em desempenho –,“Off-Road” – para terrenos fora-de-estrada com velocidade de 20 km/h a 40 km/h – e “Individual” – o motorista escolhe suas preferências de condução. O modelo é equipado ainda com as teclas Hold (bloqueia o uso da bateria para uso posterior) e Charge (recarrega a bateria em até um terço com o uso do motor a combustão).

 
 

Mais do que um sistema de comunicação, o Volvo On Call, integrante de série do XC40 híbrido, traz diversos recursos de comodidade e segurança. A plataforma possibilita o acesso por meio do smartphone para partida remota, controle de temperatura, localizador do veículo, verificação de consumo de combustível, quilometragem e diário de viagens, com o registro dos cem últimos roteiros. O serviço de assistência e concierge está disponível vinte e quatro horas por dia em todo o território nacional. Basta acessar o botão no interior do veículo para entrar em contato com a Central de Atendimento, que envia os serviços necessários até o local onde se encontra o veículo. O sistema também informa quando um airbag ou pré-tensionadores do cinto de segurança forem ativados. Em seguida, a Central de Atendimento envia a assistência necessária até o veículo possivelmente acidentado.

 
 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...