Clique aqui e veja as últimas notícias!

LANÇAMENTO

A startup sueca Volta Trucks dá a volta por cima e estreia com o caminhão Zero

Enquanto o diesel perde espaço no transporte rodoviário de cargas em todo o mundo, a Volta lança um caminhão elétrico de 16 toneladas
16/09/2020 11:29 - Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix


A startup sueca Volta Trucks acaba de apresentar o seu primeiro veículo, o Volta Zero, um caminhão elétrico de 16 toneladas projetado especificamente para a distribuição de cargas nos centros de cidades.  

A Volta Trucks mantém sua sede em Estocolmo, porém, suas operações comerciais são feitas no Reino Unido. Os primeiros protótipos do Volta Zero devem iniciar a avaliação com os clientes no primeiro trimestre de 2021. A produção em escala industrial deverá acontecer no Reino Unido, em linhas de montagem terceirizadas. Até o final de 2022, a Volta pretende fabricar cerca de quinhentos veículos. Em 2025, a proposta é atingir a produção de 5 mil unidades por ano. “Três pilares definem a Volta Trucks como negócio e também o Zero – segurança, sustentabilidade e eletrificação. Estamos contribuindo diretamente para a migração da sociedade em direção a um futuro eletrificado”, comemora Rob Fowler, CEO da Volta Trucks.  

A ausência de um volumoso motor de combustão interna tradicional permitiu que os projetistas e engenheiros do Zero repensassem completamente o modo como um caminhão normalmente é projetado. No Zero, o motorista se senta em uma posição de direção central com um banco giratório e tem uma ampla visão direta de 220 graus ao redor do veículo. Essa vista panorâmica dos arredores acontece por meio de uma cabine projetada para fornecer uma visibilidade ideal e redução de pontos cegos. A proteção é aprimorada pelo uso de câmeras retrovisoras que substituem os espelhos tradicionais, uma câmera panorâmica de 360 graus mostrando ao motorista todo o entorno e os sistemas de alerta de ponto cego para detectar objetos nas laterais do veículo. O motorista de um Volta Zero posiciona-se muito mais abaixo do que em um caminhão convencional, com sua linha de visão em torno de 1,8 metro, o que facilita a comunicação visual entre o motorista e outras pessoas ao redor. O design da cabine é contemporâneo, com interfaces de usuário intuitivas. Telas sensíveis ao toque em cada lado da cabine são usadas para luzes, controle de temperatura, navegação e planejamento de viagem, comunicação e mídia.

O Volta Zero oferece uma carga útil de 8.600 quilos, com um volume total de 37,7 metros cúbicos. O veículo tem 9,46 metros de comprimento, 3,47 metros de altura e 2,55 metros de largura, com uma distância de entre-eixos de 4,80 metros. O peso bruto do veículo é de 16 toneladas e é limitado a uma velocidade máxima de 90 km/h. Devido ao seu inovador trem de força elétrico, do qual a potência e o torque não foram revelados, o Zero tem 90% menos peças mecânicas do que um veículo com motor de combustão interna de porte equivalente. Como resultado, a Volta Trucks busca atingir o mesmo Custo Total de Propriedade dos veículos movidos a diesel com capacidade de carga similar. Para reforçar a segurança operacional nas regiões centrais das grandes metrópoles, o caminhão da Volta oferecerá sistemas avançados de assistência ao motorista para auxiliar na direção, manobras e estacionamento, como direção ativa, assistência de sinalização e assistente de ré com câmera. Nas estradas, o sistema de alerta de saída de faixa amplia a segurança. O operador da frota também se beneficia de um sistema de monitoramento de status técnico, baseado em inteligência artificial, que evita quebras e aumenta o tempo de atividade do veículo.