Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

100% ELÉTRICO

Ford Mustang Mach-E 1400 elétrico

Com 1.400 cavalos de potência, ele está apto para participar de quase todos os tipos de provas
31/07/2020 14:56 - Daniel Dias/AutoMotrix


Para demonstrar o potencial de desempenho da propulsão elétrica, foi apresentado nos Estados Unidos o Mustang Mach-E 1400, desenvolvido pela Ford Performance em parceria com a RTR Vehicles. Seguindo os passos do Mustang Cobra Jet 1400 elétrico, o Mach-E 1400 deve gerar mais de 1.400 cavalos de potência com seus sete motores e bateria de ultra-alto desempenho. Além de estrear em breve na Nascar – a principal categoria automobilística norte-americana –, ele está pronto para competir em qualquer tipo de pista, incluindo Arrancada e Drifting (prova em que os carros derrapam propositalmente nas quatro rodas nas curvas). O Mustang Mach-E 1400 serve ainda como banco de ensaio para novos materiais. O capô é feito de um composto de fibras orgânicas, uma opção leve à fibra de carbono usada no restante do veículo. “Agora é o momento perfeito para aproveitar a tecnologia elétrica, aprender com ela e aplicá-la à nossa linha. O Mach-E será divertido de se dirigir, como todos os outros Mustang, mas é completamente insano, graças aos esforços da Ford Performance e da RTR”, garante Ron Heiser, engenheiro-chefe do programa Mustang Mach-E.

O Mach-E 1400 conta com sete propulsores – cinco a mais em comparação ao Mach-E GT. Três são acoplados ao diferencial dianteiro e quatro à traseira, no estilo panqueca, com um único eixo de transmissão. Esse conjunto permite ajustar o carro para todo tipo de prova, desde Drifting e Arrancada a corridas de alta velocidade. “Ficar ao volante deste carro mudou completamente a minha perspectiva do que pode ser potência e torque. Essa experiência é diferente de tudo que já tenha imaginado, exceto talvez uma montanha-russa magnética” resumiu Vaughn Gittin Jr., de 39 anos, piloto vitorioso e fundador da RTR Vehicles.

O chassi e o trem de força do Mach-E 1400 são configurados para testar diferentes “layouts” e seus efeitos no consumo e desempenho, incluindo tração traseira, dianteira ou nas quatro rodas. A potência pode ser direcionada totalmente para a frente ou à traseira, ou dividida. A “downforce” (força aerodinâmica de cima para baixo sobre o carro) é de mais de uma tonelada a 270 km/h. A bateria de 56,8 kWh é composta por células de níquel-manganês-cobalto, para o desempenho e a alta taxa de descarga. Durante o carregamento, a bateria é resfriada por um líquido dielétrico.

De acordo com a engenharia da Ford Performance, um impulsionador eletrônico de freio permite que a frenagem regenerativa seja combinada com o ABS e o controle de estabilidade para aumentar a capacidade de parar o “bólido”. O Mach-E 1400 tem freios Brembo, como o Mustang GT4 de competição, e um freio de mão hidráulico projetado para drifting, que permite desligar a energia dos motores traseiros. A Ford está investindo mais de US$ 11,5 bilhões em veículos elétricos em todo o mundo, incluindo o Mustang Mach-E, que chega ao mercado norte-americano no final deste ano. “O desafio era controlar os níveis extremos de potência fornecidos pelos sete motores. O Mustang Mach-E 1400 é uma vitrine do que um veículo elétrico pode fazer”, orgulha-se Mark Rushbrook, diretor de Motorsport da Ford Performance.

Embora a Ford Performance não dê maiores explicações, o único desafio que o Mustang 100% elétrico não está apto para encarar é o campeonato da Nascar, pois a categoria stock car norte-americana é disputada por veículos com motor a combustão. Para isso, a Nascar teria de alterar seus regulamentos de forma profunda.

 
 

Felpuda


Comentários maldosos nos meios políticos dão conta que duas figurinhas que se rebelaram contra os próprios colegas poderão ficar no sereno político e, de forma indireta, serem personagens das próprias manifestações.

Um deles defendeu a redução do número de vereadores, e o outro disse ter vergonha de exercer o cargo. Agora enfrentam altos e baixos na campanha eleitoral.