Veículos

CORREIO VEÍCULOS

A+ A-

Genebra 2020: as estrelas de um salão que não existiu

Com o cancelamento do "motorshow" suíço, as marcas apresentaram seus modelos pela internet

Continue lendo...

Graças à ameaça do coronavírus – pelo menos, sete casos da doença já foram registrados em solo suíço –, o Salão de Genebra 2020 foi cancelado, às vésperas de sua abertura para o público, que ocorreria de 5 a 15 de março. Com tudo pronto para a mostra, no entanto, algumas montadoras resolveram promover lançamentos virtuais, via internet, deflagrando uma dúvida no ar: os grandes salões de automóveis físicos estariam com os dias contados, em um mundo cada vez mais globalizado e ligado pela rede de computadores? 

Entretanto, o prestígio das grandes mostras do setor, como a de Genebra, é importante para ditar as tendências para a temporada. O salão suíço, sempre célebre em exibir os chamados supercarros, ainda representa muito para a indústria automotiva do planeta. É difícil de se imaginar o fim de salões como o de Frankfurt, o de Paris, o de Detroit, o de Xangai – o que mais cresce atualmente – e até mesmo o de São Paulo, embora o evento paulistano deste ano já tenha sido transferido para 2021, após diversas fabricantes avisarem que não participariam.

 

Algumas das estrelas do Salão de Genebra 2020 apresentadas via internet

 

Aston Martin V12 Speedster

Para satisfazer o gosto mais radical, a Aston Martin tirou o teto do Vantage, colocou um motor V12 e criou o Speedster. O 5.2 com turbo duplo acoplado à transmissão automática de 8 velocidades produz 700 cavalos de potência e impressionantes 76 kgfm de torque. Conforme a marca britânica, o AM V12 Speedster acelera de zero a 100 km/h em 3,5 segundos e pode chegar à velocidade de 186 km/h, limitada eletronicamente em nome da segurança. “A marca está mirando o Speedster para seus clientes mais exigentes e entusiasmados, para uma experiência incrivelmente visceral”, vibra Miles Nurnberger, diretor de Design da Aston Martin. O corpo do Speedster é feito em fibra de carbono. As extremidades dianteira e traseira são semelhantes às do Vantage, mas a grade frontal e as entradas de ar são maiores. A inspiração em caça de combate é ainda mais aparente por dentro. Existem tiras de couro e elementos angulares de design em todos os lugares, praticamente tudo feito de fibra de carbono. Os assentos, painéis das portas e outros elementos são finalizados em uma ampla variedade de materiais, de couro a tecidos e até borracha impressa em 3D. O painel e o console central são muito mais simples que os do Vantage, no entanto, há uma tela de informação e entretenimento escondida sob a barra central. Uma bolsa de couro removível toma o lugar de um porta-luvas e mais armazenamentos podem ser colocados atrás dos assentos.

Audi A3 Sportback

Por fora, o novo A3 Sportback não parece muito distante de seu antecessor, com a mesma altura e distância de entre-eixos. Por outro lado, é mais amplo e tem um design atualizado e esportivo, com cantos curvos, chamando atenção para o tamanho das rodas. A Audi também forneceu a nova versão digital de luzes diurnas com quinze leds para se diferenciar do A3 Sportback anterior. O interior mudou significativamente. Os assentos agora são feitos de plástico reciclado e um foco maior foi colocado na tecnologia da tela de toque em vez dos botões físicos, com visor central de 10,1 polegadas como padrão e a opção de atualizar para 12,3 polegadas. O novo A3 Sportback será inicialmente oferecido em três configurações: uma versão a gasolina 1.5 turbo de 148 cavalos e duas 2.0 turbodiesel com 148 e 114 cavalos. Todas virão com tração dianteira, mas a Audi diz que as versões com sistemas de tração eletrificada “Quattro” vêm em seguida.

Bentley Mulliner Bacalar

Para a empresa com sede em Crewe, na Inglaterra, o Mulliner Bacalar é o “Bentley mais exclusivo e sob medida da Era Moderna”. Materiais sustentáveis são prioridade - a madeira é extraída de árvores caídas há 5 mil anos e preservadas pela natureza. Até a tinta foi escolhida por ter propriedades ecológicas. Para colocar a cereja do bolo, o Bacalar será fabricado no Mulliner Workshop de Crewe, a primeira fábrica neutra em carbono do mundo para carros de luxo. O Bacalar, nomeado em homenagem a um lago do México, é equipado com o 6.0 W12 biturbo que produz 650 cavalos. O design “Barchetta” significa que o carro não tem teto. Todos os doze Bacalar que serão produzidos já foram vendidos, com os compradores desembolsando 1,5 milhão de libras esterlinas, quase R$ 10 milhões.

BMW i4 Concept

Com design chamativo e uma grade “duplo rim” na forma vertical com o nome do carro estilizado dentro dela, o novo i4 elétrico tem 523 cavalos de potência, aceleração de zero a 100 km/h em 4 segundos e uma autonomia de 600 quilômetros, graças a 80 kWh da bateria e às medidas aerodinâmicas do design exterior. O i4 tem três modos de condução - Core, Sport e Efficient - que afetarão não apenas a experiência de dirigir mas também a estética interior do carro. Em uma reviravolta incidental e emocionante, a BMW trabalhou com Hans Zimmer, famoso compositor de Hollywood, nos aspectos sonoros do veículo. O i4 se assemelha aos outros modelos atuais da BMW apenas nas laterais e na parte de trás, porque a frente agressiva, com a grade do radiador se estendendo quase até o chão e pelas curvas acentuadas na carroceria, fazem com que o novo sedã elétrico se pareça mais ágil e agressivo em comparação a qualquer outro carro da fabricante alemã, pois a marca normalmente não costuma ousar tanto no design de seus veículos.

Czinger 21C

Muitos supercarros deveriam chegar ao Salão de Genebra este ano, e uma das maiores estrelas nesse segmento certamente teria sido o Czinger 21C. Segundo a startup, com sede em Los Angeles, idealizadora do impressionante modelo, o 21C eletrificado tem inacreditáveis 1.250 cavalos de potência (no conjunto de motor a combustão e elétrico) e pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 1,9 segundo – os carros da Fórmula-1 fazem a mesma aceleração em 1,5 segundo. O 21C tem o típico estilo de hiperesportivo de rua – a exemplo dos modelos feitos pela McLaren e pela Ferrari –, com para-choque volumoso na frente, “quadris” largos, saias laterais fortes, saliências curtas e aerofólio gigante com duas lâminas na traseira. A construção do chassi e da própria carroceria do 21C seguiu os ensinamentos e a tecnologia revolucionária empregados no Blade e a utilização em alta escala da fibra de carbono – mesmo material usado em quase todos os componentes de um carro da Fórmula-1 e implantado pela equipe McLaren a partir da temporada de 1982. Em muitos detalhes do 21C, as tramas da fibra de carbono – típicas desse material – ficam aparentes, conferindo um charme de carro de competição ao hiperesportivo norte-americano.

Dacia Spring Electric

Com a pretensão de ser o carro 100% elétrico mais acessível da Europa, com lançamento previsto para 2021, o Dacia Spring é o primeiro inteiramente “verde” da marca romena, embora sua controladora, a Renault, não seja – nem de longe – uma “neófita” nesse terreno, com o Zoe, o Twizy e o Kangoo ZE estando no mercado há anos. Claramente inspirado no design do Renault Kwid, o pequeno Spring Electric se parece à vontade em um ambiente urbano com alguns toques delicados de design. A paleta de cores cinza-laranja funciona bem, especialmente nos detalhes nas maçanetas e nas rodas. Os faróis em leds são uma prévia do futuro padrão de iluminação da Dacia. O carro de quatro lugares não pretende ser um campeão no que diz respeito à autonomia, com a previsão de percorrer 240 quilômetros com uma única carga total de bateria, se colocando, assim, como um autêntico veículo para uso nas cidades.

Honda Jazz

De acordo com a Honda, o Jazz de quarta geração, vendido exclusivamente como híbrido, elevará o padrão em termos de conforto e prazer do motorista. O novo Jazz – que é o nome europeu dado ao Fit – usa um sistema híbrido semelhante ao do CR-V com essa tecnologia, embora com uma aplicação reduzida. O Jazz utiliza um motor a gasolina 1.5 e dois elétricos menores, com uma potência combinada de 108 cavalos nas rodas dianteiras, associado a uma caixa com uma única relação de transmissão fixa para ter uma curva de aceleração mais linear. Segundo a marca oriental, o Jazz acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 108 km/h, tudo bem comportado.

Porsche 911 Turbo S

A Porsche apresenta a nova geração do 911 Turbo S para níveis de potência, comportamento dinâmico e conforto sem precedentes, conforme a marca alemã. O novo topo de linha da gama 911 foi lançado como cupê e conversível, ambos equipados com o novo motor boxer de 3,8 litros com dois turbocompressores de geometria variável, com 650 cavalos de potência e notáveis 81 kgfm de torque, combinado ao câmbio Porsche Doppelkupplung (PDK) exclusivo, capazes de levar o superesportivo à aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e à velocidade final de 330 km/h. O novo motor do 911 Turbo S é baseado na geração de propulsores do 911 Carrera, com sistema de arrefecimento de ar totalmente novo, turbos de geometria variável em uma disposição simétrica com válvulas de controle eletrônico. O motor de seis cilindros é alimentado por um novo sistema de admissão.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).