Clique aqui e veja as últimas notícias!

100% ELÉTRICO

Lançamento da picape elétrica GMC Hummer EV: Da guerra à paz eletrificada

Depois de servir ao exército norte-americano, o Hummer se transforma em um superutilitário de alto desempenho
30/10/2020 14:36 - Daniel Dias/AutoMotrix


O nome “Hummer” está intimamente ligado às Guerras do Golfo e à do Afeganistão e, mais recentemente, já foi protótipo de um dos Batmóveis do cinema. Como “civil”, o jipão teve uma trajetória menos conhecida. Tirado de linha em 2010, o nome volta ao cartaz desta vez na forma de uma picape 100% elétrica, a Hummer EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC, pertencente à General Motors, para brigar na incipiente categoria dos superutilitários com zero emissão, a ser povoada por modelos recentemente apresentados como picapes-conceitos, como a Tesla Cybertruck ou a Nikola Badger. A Hummer EV usa uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, com alto desempenho nos mais variados tipos de uso. Tudo isso aliado, segundo a fabricante, a uma envolvente experiência a bordo, que coloca os ocupantes como prioridade a todo o momento. “Esta inovadora superpicape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico. Utilizando a nossa arquitetura Ultium Drive, que permite uma ampla gama de opções de configurações, a Hummer EV é ideal para aquele consumidor que busca funcionalidade, eficiência energética e performance”, explica Mark Reuss, presidente da General Motors.

A Hummer EV é impulsionada pelo sistema Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de gerar aproximadamente mil cavalos de potência e 1.500 kgfm de torque, produzidos por três motores independentes. Esse conjunto confere à picape com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados quanto no off-road. Tecnologias adicionais, tanto as acionadas voluntariamente pelo condutor quanto aquelas que entram em funcionamento de forma automática, aumentam a autonomia e a capacidade do veículo para superar os desafios. “Tínhamos uma meta para a Hummer EV: construir a picape mais impressionante da história. Ela é um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD, que proporciona dirigibilidade diferenciada nunca vista em um produto da GM até então”, revela Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto.

Desenvolvida para ser a melhor picape off-road elétrica do mundo – o principal objetivo da marca norte-americana no projeto –, a Hummer EV conta com tecnologias inovadoras. Entre os equipamentos de destaque estão a tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk - faz as quatro rodas esterçarem em um mesmo ângulo a baixas velocidades - e a suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode, que eleva a altura da picape em aproximadamente quinze centímetros, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou alagados. A blindagem da parte inferior da carroceria é composta por placas de aço reforçado fixadas à base do veículo para ajudar a proteger os componentes posicionados nessa região. O sistema UltraVision é composto por um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carroceria, auxiliando o condutor a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. E diversos dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno.

Os pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas, foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade no fora-de-estrada. Com eles, a picape elétrica é capaz de fazer escaladas verticais de até 45 centímetros e travessias de áreas molhadas com até 61 centímetros de profundidade.