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CUPÊ ESPORTIVO

Lançamento da segunda geração do Porsche Panamera, que desembarca no Brasil na versão híbrida

O Porsche 4S E-Hybrid tem preço previsto no mercardo nacional de R$ 649 mil
27/08/2020 08:35 - Daniel Dias/AutoMotrix


O Panamera é um impressionante cupê de quatro portas com grande porte surgido em 2009 e que logo caiu nas graças dos entusiastas fãs da Porsche. Atualmente, o modelo comanda as vendas da marca alemã no Brasil ao lado de seu “irmão” Cayenne. A segunda geração do Panamera foi apresentada nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, em uma “live” diretamente da Alemanha mais rápida que o próprio carro, com a presença de Oliver Blume, CEO da Porsche, e do piloto de testes alemão Timo Bernhard. O novo Panamera estará nas concessionárias europeias até meados de outubro. Naturalmente, o modelo virá para o Brasil, embora no momento está confirmado o desembarque no mercado nacional apenas da versão 4S E-Hybrid, com previsão de chegada para o início do próximo ano. O preço previsto da configuração híbrida no país é R$ 649 mil, já incluindo a instalação do carregador.

A Porsche define o novo Panamera como uma simbiose única em seus contrastes, combinando o desempenho de um esportivo ao conforto de um sedã. Com o Panamera Turbo S, de 630 cavalos, a fabricante de carros esportivos reforça sua proclamação de melhor desempenho da categoria. Segundo a marca, o novo modelo topo de linha ultrapassa resultados de desempenho do Turbo S anterior por uma larga margem. A Porsche continua desenvolvendo sua estratégia E-Performance. O 4S E-Hybrid é um novo integrante da gama de híbridos plug-in, oferecendo um trem de força totalmente novo com 412 kW ou 560 cavalos. Em comparação com os híbridos anteriores, a autonomia totalmente elétrica foi elevada em até 30 por cento. Tanto o conforto quanto a esportividade ganharam muito com os aperfeiçoamentos dos componentes do chassi e dos sistemas de controle, ao lado de uma nova geração de sistema de direção e pneus.

Com uma potência de 630 cavalos e um torque de 83 kgfm, o novo Turbo S oferece 80 cavalos adicionais e 51 kgfm em relação à versão anterior, topo de linha com motor a combustão. De acordo com a Porsche, isso teve um efeito positivo no desempenho: no modo “Sport Plus”, o Turbo S acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos. Desenvolvido em Weissach e fabricado em Zuffenhausen, na Alemanha, o conhecido motor 4.0 V8 biturbo foi reformulado para permitir que o carro atingisse uma velocidade máxima de 315 km/h. Para transferir a grande potência para a estrada de forma controlada e aumentar o desempenho nas curvas, a suspensão pneumática de três câmaras, o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM - gerenciamento ativo da suspensão) e o sistema de estabilização de rolagem Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport - controle dinâmico esportivo do chassi), incluindo o Porsche Vectoring Plus (PTV Plus - direcionamento de torque), foram adaptados para cada modelo específico e melhorados individualmente. O novo Turbo S já comprovou sua capacidade de desempenho sem restrições recentemente no lendário Nordschleife, o circuito de 22 quilômetros de Nürburgring, com o piloto de testes Lars Kern completando a volta da pista mais exigente do mundo em exatamente 7min29s81, um novo recorde para carros de produção.