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Fiat lança nacionalmente o Scudo, sua versão de furgão médio, utilizando uma plataforma já conhecida na Stellantis

O Scudo herdará o espaço do Doblò Cargo entre a furgoneta Fiorino e o furgão grande Ducato

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Na última semana de junho, a Fiat está lançando no Brasil o Scudo. Fabricado desde 1995 na Europa, o modelo será posicionado entre o Fiorino e o Ducato, no lugar do extinto Doblò Cargo. A marca repetirá a estratégia adotada pela Peugeot com o Partner Rapid – uma versão com a marca do leão da furgoneta Fiat Fiorino. 

Assim, o Scudo utiliza uma plataforma que suas parceiras da Stellantis já oferecem no Brasil – no caso, os furgões médios Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Assim como os “gêmeos” das marcas francesas, o Scudo chegará com a proposta de conciliar a alta versatilidade para o transporte de cargas ao conforto de rodagem de um automóvel de passeio. Será o primeiro modelo da Fiat a adotar uma arquitetura de origem Peugeot no mercado brasileiro.

A Fiat tem uma tradição de colocar nomes de moedas antigas em seus veículos comerciais – o Scudo é uma referência a uma moeda portuguesa anterior à adoção do euro e Fiorino e Ducato são denominações de moedas anteriores à unificação italiana. Bem antes da criação do grupo Stellantis, que surgiu em janeiro do ano passado a partir da união da fabricante ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group, desde 1978, a Fiat tem uma sociedade com a PSA para o compartilhamento de plataformas de veículos comerciais. Dessa parceria surgiram os furgões grandes Peugeot Partner, Citroën Jumper e Fiat Ducato. E o novo furgão médio é uma reedição da parceria. Como ocorre nos furgões grandes, a principal diferença entre o Scudo, o Expert e o Jumpy está na grade dianteira, na qual cada marca evoca suas características estilísticas próprias.

 Na Europa, o Scudo oferece três opções de comprimentos (de 4,60 metros a 5,30 metros) e capacidades volumétricas de carga (de 4,6 a 6,1 metros cúbicos). No Brasil, o modelo deve ter dimensões similares aos da Peugeot e da Citroën que compartilham a mesma plataforma – 5,30 metros de comprimento e 6,1 m³ de capacidade de carga, capaz de transportar 1,5 tonelada. A altura de 1,90 metro do Scudo viabiliza circular por locais geralmente restritos a carros de passeio. Assim como o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy, o Fiat Scudo deverá investir em duas configurações – uma para transporte de carga e outra voltada para levar passageiros. Também pode ser oferecida uma opção Vitré, com teto baixo, sem bancos e laterais com janelas. 

No continente europeu, o Scudo é ofertado com propulsores a diesel de 1,5 litro (com 102 ou 120 cavalos) ou 2,0 litros (145 ou 177 cavalos).  No Brasil, deve ser mantido o conjunto mecânico do Expert e do Jumpy, que já está homologado para o veículo. Trata-se do 1.6 turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta de combustível com origem na PSA. Chamado de BlueHDi nas francesas, produz 120 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de 6 marchas. A tração é dianteira. O furgão da marca italiana deve repetir o sistema chamado de AdBlue para atender às normas de emissão de gases na atmosfera. O tanque para o armazenamento desse fluído a base de ureia terá a capacidade de 18,7 litros. O motor conta com sistema Stop&Start, que permite o desligamento e acionamento automático no motor durante as paradas no trânsito. Ele obteve nota A no Inmetro, com consumo de 12,4 km/l na cidade.

Os furgões médios das marcas francesas trazem de série airbags frontais, controle eletrônico de estabilidade, direção eletro-hidráulica, volante regulável em altura e profundidade, freios a disco nas quatro rodas, que também estarão no Scudo. Nas configurações mais equipadas, o modelo da Fiat comercializado na Europa pode receber o pacote ADAS de assistentes de condução, que agrega o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa. Não se sabe se haverá essa oferta no Brasil.

O Jumpy e o Expert vendidos no mercado brasileiro são montados no Uruguai, mas a Fiat só confirmará no lançamento se o Scudo comercializado no Brasil sairá da mesma fábrica, será importado de outro país ou se a fabricação ocorrerá em outra unidade industrial brasileira da Stellantis. O preço deve ficar próximo ao dos modelos similares de Peugeot e Citroën, que partem de R$ 166 mil na versão furgão básica. Assim como o Expert e o Jumpy, o Scudo dispõe de uma opção completamente elétrica, com autonomia de até 330 quilômetros. Contudo, não está definido se a opção carregável em tomadas está nos planos imediatos da Fiat para o mercado nacional.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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