Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MOTOS

Linha Touring 2020 da Harley-Davidson

Os modelos incorporam tecnologias que ajudam a tornar as estradas menos perigosas
25/02/2020 04:00 - Aldo Tizzani, Automotrix


A linha 2020 dos modelos Touring da Harley-Davidson era aguardada com ansiedade pelos diversos fãs brasileiros da idolatrada marca norte-americana. Até que finalmente chegou às concessionárias locais, trazendo na garupa uma série de novidades tecnológicas para 2020 – a maioria delas visando deixar os modelos mais seguros. A inovação mais importante está no pacote eletrônico batizado de Reflex Defensive Rider System (RDRS), projetado para harmonizar melhor o desempenho da motocicleta à tração disponível durante a aceleração, a desaceleração e a frenagem. 

Com o RSDS, as motos da fabricante de Milwaukee, que já contavam com freios combinados e ABS, receberam agora controle de tração (três modos de pilotagem) e controle antiderrapagem, ambos otimizados para uso em curvas. Além disso, a família incorpora outros equipamentos importantes, como assistência de partida em rampa e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

A linha Touring 2020 oferecida no Brasil é formada por cinco modelos e compreendem o acabamento enegrecido “Special” e a versão topo de linha “Limited”. São elas: Road King Special (R$ 85.500), Street Glide Special (R$ 98.900), Road Glide Special (R$ 100.900), Road Glide Limited (R$ 105.500) e Ultra Limited (R$ 106.500). Como principais itens de conforto, a família estradeira da Harley traz em seu acabamento topo de linha, conhecido pela nomenclatura “Limited”, aquecedor de manoplas, central multimídia – com Apple CarPlay para parear o smartphone via Bluetooth – e computador de bordo com múltiplas informações sobre o comportamento dinâmico da moto.

 
 

O modelo topo de linha da Road Glide ganhou um novo banho de loja, passando da “Ultra”, comercializada até 2019, para a atual versão “Limited”, uma novidade em terras brasileiras. Como “assinatura” e característica única, traz um design que remete a um “nariz de tubarão” em sua carenagem frontal. Para reforçar o estilo “malvado”, a Road Glide Limited conta ainda com acabamento de algumas peças em preto – escapamentos, garfos, guidão, espelhos.

Com as singelas inovações dos modelos 2020, a linha Touring da Harley-Davidson está completa. Agora, mais do que nunca, alia status, conforto, ergonomia, classe, desempenho e, é claro, tecnologia. Tudo em prol da segurança.

 
 

Primeiras impressões

Donas da estrada

O teste ofereceu a oportunidade de rodar em três dos cinco modelos Harley pelo interior de São Paulo: Road Glide Special, Road Glide Limited e a Ultra Limited, a mais cara da família e a preferida da equipe. Apesar de seus 400 quilos, a moto oferece um rodar macio e confiante, lembrando um Ford Landau sobre duas rodas. A ciclística – suspensão e freios – está 100% de acordo com a proposta estradeira dessa máquina. E o motor Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, com seus 16 kgfm de torque, é uma usina de força, com resposta instantânea, porém, com entrega linear.

O pacote eletrônico veio se juntar ao equilibrado conjunto e oferecer uma maior segurança na tocada. Controle de tração, ABS em curvas - evita que a moto patine nas desacelerações - e partida em rampa realmente fazem a diferença.  O conjunto faz com que a Ultra Limited proporcione ao piloto o que há de mais moderno na condução, aliando o conforto e a tecnologia esperados de uma motocicleta projetada para “engolir” o asfalto.

 

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.