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A McLaren apresentou mundialmente o Artura, o seu Fórmula-1 das ruas

O primeiro superesportivo da marca britânica, tem tecnologia híbrida de alto desempenho

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Rivais nas pistas desde sempre, a McLaren, fundada pelo neozelandês Bruce McLaren em 1966, e a Ferrari, do “commendatore” Enzo Ferrari, antes da Segunda Guerra Mundial, são competidoras também em carros de rua − os superesportivos, naturalmente. 

Com base em Woking, condado de Surrey, próximo à Londres, a McLaren Automotive vive atualmente de tempos muito mais gloriosos em relação ao desempenho da equipe de Fórmula-1, ligada ao Brasil para sempre graças aos três títulos de Ayrton Senna. 

A marca britânica de supercarros fez a apresentação global do Artura, novo híbrido de alto desempenho, mostrado por Daniel Ricciardo no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. 

O piloto australiano correrá este ano ao lado do inglês Lando Norris na equipe inglesa de Fórmula-1 – modalidade que utiliza atualmente a tecnologia híbrida. 

“Hoje, não estou competindo. Estou mostrando para vocês o que um carro com alma de competição pode fazer no dia a dia”, explicou Ricciardo, entre suas características risadas.

O Artura marca o início de um novo capítulo para a McLaren. 

Ele se une aos modelos 720S, 720S Spider e 765LT na linha Supercars da McLaren (composta também pelas famílias GT, nas quais se enquadra o McLaren GT, e na Ultimate, com seus Elva, Speedtail e o McLaren Senna). 

O primeiro híbrido de alto desempenho de produção em série da marca inglesa concentra mais de meio século de experiência e conhecimento em competição e carros de rua em um “bólido” de próxima geração, combinando tecnologia inovadora com a dedicação da McLaren ao puro envolvimento do piloto. 

Apoiado pela filosofia de engenharia superleve, o novo Artura é a essência de todos os atributos inerentes a um carro de Woking − design diferenciado, desempenho incomparável, excelência dinâmica e inovação de engenharia − com a eletrificação agora trazendo os benefícios adicionais de uma resposta ainda mais rápida ao acelerador, emissões mais baixas e capacidade de operação no modo elétrico puro para autonomia de até 30 quilômetros.  

Feito a partir do zero, o Artura presenteou os engenheiros e designers da McLaren com novas oportunidades para “inventar”, a principal delas sendo a de como preservar a filosofia de engenharia superleve ao adicionar elementos do trem de força híbrido. 

Um programa imposto de redução de peso abrangeu todas as áreas do Artura, desde a plataforma do chassi, estreando a arquitetura leve de carbono (MCLA, McLaren Carbon Lightweight Architecture), até o trem de força HPH compacto, resultando em um carro de apenas 1.395 quilos. 

O peso total dos componentes híbridos é de 130,1 quilos, que engloba a bateria de 87,9 quilos e um motor elétrico de 15,4 quilos. 

“Cada gota da experiência e do conhecimento da McLaren foi derramada sobre o Artura. 

Nosso novo híbrido de alto desempenho oferece um rendimento ‘absurdo’, envolvimento total do piloto e a excelência dinâmica pelos quais a empresa é conhecida, com o benefício adicional da capacidade de propulsão elétrica. 

A introdução do Artura é um momento marcante − para a McLaren, para nossos clientes e para o mundo dos supercarros”, comemorou Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.

 

No coração do trem de força do Artura está o novo motor 3.0 V6 biturbo a gasolina produzido pela McLaren. 

Com potência de 585 cavalos e 59 kgfm de torque, o motor de alumínio de cárter seco é compacto e leve, com 160,1 quilos, exatamente 49,8 quilos mais leve que um propulsor McLaren V8, e bem mais curto, aumentando a eficiência do conjunto. 

Projetado para funcionar com um filtro de partículas de gasolina para otimizar as emissões, o motor M630 é extremamente refinado. 

O ângulo em V de 120 graus permite que os turbos sejam posicionados dentro do “V quente”, baixando o centro de gravidade. 

O layout aumenta o desempenho, reduzindo as perdas de pressão por meio do sistema de escapamento, e um virabrequim mais rígido, com limite de rotação de 8.500 rpm.

Trabalhando em harmonia com o novo V6 está o motor elétrico de fluxo axial compacto, localizado dentro da caixa de transmissão. 

Menor e mais denso em energia do que um motor elétrico de fluxo radial convencional, ele é capaz de gerar 95 cavalos de potência e 23 kgfm. 

A natureza instantânea da entrega de torque − conhecida como “torque infill” − é a chave para a resposta rápida do acelerador. 

O Artura acelera de zero a 100 km/h em três segundos, até os 200 km/h em 8,3 segundos e até os 300 km/h em 21,5 segundos. 

A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 330 km/h. O Artura é projetado com capacidade plena Plug-in Hybrid (PHEV) e pode ser carregado a um nível de 80% em duas horas e meia com um cabo EVSE padrão. 

As baterias também coletam energia do motor a combustão, adaptadas ao modo de condução selecionado.

Por dentro, o Artura exibe um cockpit mais centrado do que nunca em torno do motorista. 

A seleção do modo de direção, com os controles “Powertrain” e “Handling” separados, foi movida para a coluna de direção e se ajusta ao volante para melhorar a ergonomia. 

Consequentemente, o volante é mantido livre de interruptores desnecessários. 

O motorista/piloto é capaz de ajustar os modos de condução sem tirar as mãos da direção. 

O “Powertrain”, incluindo o E-mode (modo elétrico) faz o carro rodar até 30 quilômetros com propulsão 100% elétrica. 

Projetado para condições de direção mistas, o “Comfort” aumenta o alcance e a eficiência, com o motor a combustão sendo desligado abaixo de 40 km/h. 

Nos modos “Sport” e “Track” (pista), a energia elétrica é implantada de uma maneira cada vez mais agressiva para resposta e aceleração do “torque infill”. 

As opções de modos de manuseio separadas ajustam a firmeza dos amortecedores e o grau de intervenção do Controle Eletrônico de Estabilidade para atender às preferências do motorista e às condições climáticas do momento.  

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

VEÍCULOS

Ford Mustang de sétima geração desembarca no Brasil

O último dos "pony cars" chega na versão "top" GT Performance

01/04/2024 13h30

O motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, naturalmente aspirado, entrega 488 cavalos a 7.250 rpm e torque de 57,5 kgfm a 5 mil rpm Divulgação

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Há automóveis que são comprados como meio de transporte, para levar seus donos entre um lugar e outro.

O Mustang nunca foi um desses. Lançado em 1964, o modelo da Ford logo se tornou um símbolo de esportividade automotiva.

Tanto que originou até um gênero de veículos – os chamados “pony cars”, cupês de quatro lugares com capô longo e traseira bem curta.

Em suas seis décadas de estrada desde o lançamento, o Mustang viu surgir concorrentes no segmento que inaugurou.

Rivais como o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger tiveram seus dias de glória e conquistaram fãs, mas com o fim da produção do Camaro, no final do ano passado, o sexagenário modelo da Ford é o último dos “pony cars” ainda em produção.

Em sua sétima geração, o novo Mustang chega ao Brasil na versão GT Performance, a topo de linha – uma das sete comercializadas nos Estados Unidos.

Equipado com motor Coyote V8 5.0 aspirado de 488 cavalos, o Mustang mais potente de todos os tempos já está à venda nas 110 concessionárias da Rede Ford no Brasil por R$ 529 mil, com previsão de entrega das primeiras unidades até o final de junho.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

Fabricado em Flat Rock, Michigan, Estados Unidos, o cupê esportivo mais vendido do mundo há oito anos seguidos ostenta agora um visual mais esculpido e atlético, que combina linhas modernas estruturadas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60.

Com 4,81 metros de comprimento, 2,08 metros de largura com os retrovisores, 1,40 metro de altura e entre-eixos de 2,72 metros, ele é ligeiramente mais comprido (2,2 centímetros) e mais baixo (meio centímetro) que o Mustang Mach 1.

A grade maior e novas aberturas de ventilação no capô se harmonizam com o divisor dianteiro redesenhado. Os faróis full-led com luzes de assinatura de três elementos e perfil alongado dão ao carro um “olhar” intimidador.

A sua silhueta mantém as proporções clássicas de capô longo, traseira curta e teto baixo, com uma nova leitura de design.

As linhas da carroceria exibem vincos mais fortes, com transições rápidas que destacam sua aerodinâmica aprimorada em túnel de vento.

A linha do teto também foi otimizada para facilitar a entrada e saída do motorista sem precisar remover o capacete nas pistas. A traseira é igualmente nova, com um vinco pronunciado em forma de cunha, spoiler elevado para o equilíbrio aerodinâmico e ponteiras duplas de escapamento cromadas.

A lanterna de três barras, com seta sequencial, é mais um elemento clássico revisitado.

O novo Mustang é disponível em oito cores: Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

O motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, naturalmente aspirado, com 488 cavalos a 7.250 rpm e torque de 57,5 kgfm a 5 mil rpm, é uma atração à parte no novo Mustang.

Entre outros avanços, ele utiliza caixas de ar duplas que alimentam dois corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de admissão, e sistema duplo de injeção.

A transmissão automática de 10 velocidades também traz uma nova calibração.

O novo Mustang GT vem com seis modos de condução, para o motorista configurar rapidamente os parâmetros para diferentes situações, seja para rodar em uma estrada sinuosa ou em uma competição de fim de semana.

Os ajustes incluem assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas de marcha, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.

Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: “Normal”, “Esportivo”, “Escorregadio”, “Pista” e “Pista Drag”.

É possível ainda configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três de direção elétrica, os quatro de escapamento e os quatro de suspensão – disponíveis pela primeira vez na linha.

“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2 mil rpm. Ele é mais rápido que no Mach 1, com cinco cavalos a mais na potência e 0,8 kgfm a mais no torque. A aceleração de zero a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como zero a 200 km/h, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

O novo Mustang GT tem uma distribuição de peso equilibrada (55% na dianteira e 45% na traseira). Suas barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1, contribuem para uma rigidez à torção 30% maior, que aprimora a dirigibilidade.

A suspensão adaptativa MagneRide tem uma calibração totalmente nova.

Ela utiliza fluido magnético viscoso e sensores que fazem mil leituras por segundo para aumentar a aderência nas acelerações e frenagens e reduzir a rolagem nas curvas, de modo independente das quatro rodas.

Outra novidade é o seu sistema de detecção automática de buracos que, ao encontrar desníveis, enrijece o amortecedor para evitar danos aos pneus e às rodas.

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 390 milímetros e seis pistões na dianteira e discos de 355 milímetros e quatro pistões na traseira.

O freio de estacionamento elétrico com função Drift Brake – pioneiro no segmento – permite que motoristas com diferentes níveis de experiência desenvolvam a sua habilidade de “drifting”, manobra em que o motorista deixa o carro escorregar de lado nas curvas.

O Drift Brake é acionado pelo Track Apps, que inclui as funções Line Lock (travamento das rodas dianteiras para “burn out”), cronômetros com tempo de volta e vários tipos de aceleração, exibidos na tela do Sync 4.

O diferencial traseiro com deslizamento limitado é outro recurso de performance.

As rodas são de 19 polegadas, com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.

O freio de estacionamento eletrônico Drift Brake permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras. Os recursos para pista acrescentam o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

O novo “pony car” vem com piloto automático adaptativo com stop&go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e de ré, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sete airbags (dianteiros, laterais, de cortinas e de joelhos para o motorista. Esse arsenal ganhou agora assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro. Segundo a Ford, a conectividade é outro diferencial do esportivo para oferecer uma série de experiências convenientes e personalizadas. O carro conta com atualizações “over the air”, para melhorar a sua segurança e performance ao longo do tempo.

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

Experiência a bordo

Chegar aos 60 anos sem perder a capacidade de seduzir não é para qualquer um. No novo Mustang, o impacto causado pelo visual externo não decepciona quem entra na cabine. Inspirado em aviões de caça, o cockpit é o mais tecnológico e, de acordo com a Ford, o mais conectado e centrado no motorista de todos os tempos. O espaço interno segue o clássico padrão 2+2 dos “pony car” – leva dois passageiros confortavelmente instalados na frente e duas crianças (ou dois adultos espremidos) na traseira.

O acabamento é esportivo e requintado. O painel de instrumentos de 12,4 polegadas permite selecionar cores e gráficos personalizados, com animações de alta definição inspirados em games, incluindo medidores clássicos do Mustang. Ele pode ser configurado também para operar junto com a tela sensível ao toque de 13,2 polegadas do multimídia Sync 4, formando uma peça única. Além de comandos de voz, o Sync 4 tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado e comandos do ar-condicionado na tela. O sistema de som B&O, de 900 Watts, vem com 12 alto-falantes, incluindo subwoofer. Há ainda carregador por indução no console e entradas USB tipo A e C, uma delas instalada perto do retrovisor, para câmeras e outros dispositivos.

O volante esportivo de base reta, com revestimento em couro e aquecimento, oferece ótima empunhadura e mais espaço para o motorista sentar e dirigir. Ele incorpora as teclas “paddles shifts” para troca de marchas. Os bancos, parcialmente em couro, são ventilados e aquecidos, com ajuste elétrico em seis posições para o motorista e quatro para o passageiro do lado. O freio de mão tem acabamento em couro, enquanto os retrovisores contam com rebatimento elétrico e as soleiras são personalizadas com o logotipo e o nome “Mustang”. Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas, sensor de ré, piloto automático adaptativo com stop&go, frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção e centralização em faixa. 

Ford Mustang GT Performance - DivulgaçãoFord Mustang GT Performance - Divulgação

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