Veículos

CAMINHÕES

A+ A-

De um extremo a outro: Mercedes-Benz apresenta duas novidades da linha Actros

Apresentada na Europa, a versão F mais despojada, e também a série especial Edition 2, que aprofunda o requinte da geração atual

Continue lendo...

A Mercedes-Benz acaba de apresentar na Europa duas novidades para a linha Actros: a versão F e a série especial Edition 2. A F foi criada para ser uma espécie de “versão de entrada” da linha Actros e será disponibilizada em vinte e quatro países europeus. 

Focado em ser um equipamento eficiente do ponto de vista dos custos, o Actros F resgata características da geração anterior do pesado da Mercedes-Benz em um caminhão minimalista e orientado para a funcionalidade. 

Já a série especial Edition 2 faz o caminho oposto. Com produção limitada a quatrocentas unidades, aprofunda ainda mais o estilo, requinte e as tecnologias que marcam a atual geração do Actros. 

A produção dos dois modelos se inicia em abril na Europa, sem previsão de chegada ao Brasil.

Segundo a Mercedes-Benz, a letra “F” da nova versão do Actros significa flexibilidade e funcionalidade. O Actros F vem com retrovisores externos tradicionais – sem o sistema de câmeras e telas MirrorCam apresentado no novo Actros – e um cockpit clássico, sem o estilo futurista do Multimedia Cockpit da mais recente geração. É destinada a quem procura um caminhão funcional, mas que não necessita necessariamente de todas as novidades da última geração do Actros. 

A cabine, disponível nas variantes StreamSpace e BigSpace, foi desenvolvida pela área de engenharia da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e apresentada no novo Actros lançado no Brasil na edição de 2019 da Fenatran. Por ter área externa baixa, a escada tem apenas três degraus, facilitando a entrada e saída. A menor área frontal contribui ainda para diminuir a resistência ao ar, colaborando na redução do consumo de combustível. 

Ao abrir mão de conforto e equipamentos tecnológicos que muitos consideram supérfluos, o Actros F concentra-se especialmente na relação custo/benefício. Além do sistema de navegação GPS, da climatização e de várias opções de opcionais, o modelo agrega um multimídia de 10 polegadas com volante multifunções. 

Também presente no novo Actros e opcional na versão F, o Predictive Powertrain Control é um recurso que calibra a mudança automática de marcha de acordo com um estilo de direção adaptado à topografia, permitindo economia de combustível adicional. 

Nos países em que é legalmente exigido, o Actros F incorpora o Active Brake Assist de quinta geração (ABA 5) que, por meio de radar e câmeras, identifica veículos à frente, pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Após dar avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. O Actros F pode ser encomendado com o assistente de mudança de faixa e o Sideguard Assist, que oferece ampla visão ao redor do caminhão.

Enquanto a versão F aposta em melhorar o custo/benefício da linha Actros e ganhar competitividade, a série especial Edition 2 se propõe a atingir uma nova dimensão de conforto, segurança e design. O objetivo prioritário é atender aos motoristas autônomos, que buscam mais conforto e opções de equipamentos. 

Externamente, além do sistema MirrorCam que suprime os espelhos convencionais, muitos detalhes foram acrescentados para que a versão se destaque dos Actros “comuns”, como a grade em tom Cinza Moonstone e a inscrição “Edition 2” no para-sol. Os frisos decorativos na parte frontal são pintados em preto brilhante, no mesmo tom dos puxadores das portas, e o revestimento lateral direito tem peças decorativas em aço inoxidável em forma de guelra, que refletem o entorno. 

Coberturas dos eixos e tampas de proteção das porcas das rodas são em aço inoxidável. A moldura escurecida dos faróis se integra com o tom da parte frontal do veículo, assim como a inscrição “Actros” na cor cromado escuro. Os degraus de acesso em aço inoxidável e o emblema da Mercedes-Benz iluminado valorizam a entrada no caminhão. Para arrematar, adesivos com a estrela de três pontas adornam a carroceria.

No interior do Edition 2, todas as tecnologias de série e opcionais apresentadas junto com a nova geração do Actros estão presentes e o ambiente continua dominado pelo Multimedia Cockpit. O ambiente da série especial tem acabamento requintado, desde o volante, painel e puxadores com revestimento que simula couro preto com costuras decorativas em bege, aos tapetes em tom cinza prata com estrela da Mercedes bordada, passando pelas peças do interior que imitam fibra de carbono, até a escotilha do teto com iluminação ambiente. 

São oito configurações de cor, que possibilitam uma agradável sensação de luz em todas as situações. Graças à caixa do banco rebaixada e aos assentos em tecido que simula couro com climatização integrada e função de massagem, o motorista conta com mais conforto. Do lado do acompanhante, um logotipo “Edition 2” em alumínio polido e escovado faz referência à edição limitada.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).