Clique aqui e veja as últimas notícias!

CAMINHÕES

De um extremo a outro: Mercedes-Benz apresenta duas novidades da linha Actros

Apresentada na Europa, a versão F mais despojada, e também a série especial Edition 2, que aprofunda o requinte da geração atual
27/01/2021 14:50 - Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix


A Mercedes-Benz acaba de apresentar na Europa duas novidades para a linha Actros: a versão F e a série especial Edition 2. A F foi criada para ser uma espécie de “versão de entrada” da linha Actros e será disponibilizada em vinte e quatro países europeus. 

Focado em ser um equipamento eficiente do ponto de vista dos custos, o Actros F resgata características da geração anterior do pesado da Mercedes-Benz em um caminhão minimalista e orientado para a funcionalidade. 

Já a série especial Edition 2 faz o caminho oposto. Com produção limitada a quatrocentas unidades, aprofunda ainda mais o estilo, requinte e as tecnologias que marcam a atual geração do Actros. 

A produção dos dois modelos se inicia em abril na Europa, sem previsão de chegada ao Brasil.

Segundo a Mercedes-Benz, a letra “F” da nova versão do Actros significa flexibilidade e funcionalidade. O Actros F vem com retrovisores externos tradicionais – sem o sistema de câmeras e telas MirrorCam apresentado no novo Actros – e um cockpit clássico, sem o estilo futurista do Multimedia Cockpit da mais recente geração. É destinada a quem procura um caminhão funcional, mas que não necessita necessariamente de todas as novidades da última geração do Actros. 

A cabine, disponível nas variantes StreamSpace e BigSpace, foi desenvolvida pela área de engenharia da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e apresentada no novo Actros lançado no Brasil na edição de 2019 da Fenatran. Por ter área externa baixa, a escada tem apenas três degraus, facilitando a entrada e saída. A menor área frontal contribui ainda para diminuir a resistência ao ar, colaborando na redução do consumo de combustível. 

Ao abrir mão de conforto e equipamentos tecnológicos que muitos consideram supérfluos, o Actros F concentra-se especialmente na relação custo/benefício. Além do sistema de navegação GPS, da climatização e de várias opções de opcionais, o modelo agrega um multimídia de 10 polegadas com volante multifunções. 

Também presente no novo Actros e opcional na versão F, o Predictive Powertrain Control é um recurso que calibra a mudança automática de marcha de acordo com um estilo de direção adaptado à topografia, permitindo economia de combustível adicional. 

Nos países em que é legalmente exigido, o Actros F incorpora o Active Brake Assist de quinta geração (ABA 5) que, por meio de radar e câmeras, identifica veículos à frente, pedestres e objetos estáticos e móveis na via. Após dar avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. O Actros F pode ser encomendado com o assistente de mudança de faixa e o Sideguard Assist, que oferece ampla visão ao redor do caminhão.

Enquanto a versão F aposta em melhorar o custo/benefício da linha Actros e ganhar competitividade, a série especial Edition 2 se propõe a atingir uma nova dimensão de conforto, segurança e design. O objetivo prioritário é atender aos motoristas autônomos, que buscam mais conforto e opções de equipamentos. 

Externamente, além do sistema MirrorCam que suprime os espelhos convencionais, muitos detalhes foram acrescentados para que a versão se destaque dos Actros “comuns”, como a grade em tom Cinza Moonstone e a inscrição “Edition 2” no para-sol. Os frisos decorativos na parte frontal são pintados em preto brilhante, no mesmo tom dos puxadores das portas, e o revestimento lateral direito tem peças decorativas em aço inoxidável em forma de guelra, que refletem o entorno. 

Coberturas dos eixos e tampas de proteção das porcas das rodas são em aço inoxidável. A moldura escurecida dos faróis se integra com o tom da parte frontal do veículo, assim como a inscrição “Actros” na cor cromado escuro. Os degraus de acesso em aço inoxidável e o emblema da Mercedes-Benz iluminado valorizam a entrada no caminhão. Para arrematar, adesivos com a estrela de três pontas adornam a carroceria.

No interior do Edition 2, todas as tecnologias de série e opcionais apresentadas junto com a nova geração do Actros estão presentes e o ambiente continua dominado pelo Multimedia Cockpit. O ambiente da série especial tem acabamento requintado, desde o volante, painel e puxadores com revestimento que simula couro preto com costuras decorativas em bege, aos tapetes em tom cinza prata com estrela da Mercedes bordada, passando pelas peças do interior que imitam fibra de carbono, até a escotilha do teto com iluminação ambiente. 

São oito configurações de cor, que possibilitam uma agradável sensação de luz em todas as situações. Graças à caixa do banco rebaixada e aos assentos em tecido que simula couro com climatização integrada e função de massagem, o motorista conta com mais conforto. Do lado do acompanhante, um logotipo “Edition 2” em alumínio polido e escovado faz referência à edição limitada.