Veículos
100% ELÉTRICO

O Mercedes-Benz EQS SUV esbanja luxo, potência e conectividade

O utilitãrio esportivo para até sete passageiros conta com interior luxuoso e vanguardista

Daniel Dias/AutoMotrix

01/05/2022 10:47

O novo utilitário esportivo EQS é o terceiro modelo da Mercedes-Benz a utilizar uma arquitetura totalmente elétrica e se junta aos sedãs EQS e EQE, apresentados recentemente na Europa. Segundo a marca alemã da estrela de três pontas, a proposta do novo modelo é oferecer muito espaço, conforto e conectividade para até sete passageiros em um interior luxuoso e vanguardista. Graças aos poderosos motores elétricos, tração nas quatro rodas 4Matic e o modo de condução “Off-Road” inteligente, o EQS SUV é capaz de enfrentar muitos desafios em vários tipos de terrenos. O modelo terá três configurações. 

O “básico”, o 450+, utiliza apenas um motor acoplado ao eixo traseiro, com 360 cavalos de potência e 57,9 kgfm de torque. Depois, vem o 450 4Matic, com um motor em cada eixo, com os mesmos 360 cavalos mas com 81,9 kgfm de torque. Apesar dos dois motores, a Mercedes preferiu manter a mesma potencia da versão 450+ e priorizar o rendimento do conjunto de baterias. Com isso, a limitação da potência combinada torna a recarga mais rápida e potente. Já na versão topo de linha, a 580 4Matic, são 543 cavalos de potência e 87,5 kgfm, com autonomia de 660 quilômetros de acordo com o ciclo europeu WLTP – o mais completo.

O EQS SUV compartilha a grande distância de entre-eixos (3,21 metros) com o EQS sedã, no entanto, é 20 centímetros mais alto. As medidas internas se beneficiam das dimensões externas criando um design que combina aerodinâmica e funcionalidade na nova plataforma de veículos elétricos da marca. A segunda fila de bancos pode ser ajustada eletricamente, abrindo espaço para a colocação de até quatro bolsas de golfe no porta-malas. Uma terceira fila com dois bancos individuais amplia a capacidade de ocupantes do modelo. O sistema de atualizações remota “over-the-air” (OTA) foi expandido. Com ele, vários equipamentos e sistemas como Trailer Maneuvering Assist (assistente de condução com trailer), MBUX (Mercedes-Benz User Experience) ou o sistema de realidade aumentada podem ser ativados até depois da compra do veículo. O EQS SUV será produzido de forma totalmente neutra em CO2 na fábrica de Tuscaloosa, nos Estados Unidos.