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Mercedes-Benz no rastro da eletricidade

A marca lança no Brasil o utilitário esportivo elétrico EQC 400 4Matic, exibe o conceito elétrico EQA e apresenta os esportivos AMG A 35 Sedan e AMG CLA 35 e o SUV GLE 400 d 4Matic

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Nos últimos anos, a Mercedes-Benz tem apostado na eletrificação. Modelos já vendidos no Brasil, como o sedã C200 e o cupê de quatro portas AMG CLS 53 4Matic, utilizam o EQ Boost, um motor elétrico que suplementa a potência do motor a combustão nas arrancadas e acelerações – uma tecnologia conhecida como “mild hybrid”, ou híbrido leve. A marca também produz híbridos plug-in, combinando motores a combustão com elétricos que podem ser carregados em tomadas, ainda não disponíveis no país. Mas os investimentos em eletrificação não param e, para exibir as novidades, foi realizado no dia 11 de fevereiro o Mercedes-Benz EQ Electric Intelligence, evento que reuniu a imprensa especializada brasileira, concessionários e tradicionais clientes da marca na capital paulista. A grande atração era o lançamento do EQC 400 4Matic, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca alemã comercializado no Brasil. Também foi exibido o EQA, um veículo conceitual elétrico elaborado sobre a plataforma do Classe A, a mais compacta da marca, e que dará origem a um novo modelo em 2021. O foco principal do evento era a eletrificação, porém, a fabricante aproveitou para apresentar três novos modelos com motores convencionais a combustão: os compactos esportivos AMG A 35 Sedan e AMG CLA 35, ambos com propulsor a gasolina, e o utilitário esportivo grande GLE 400 d 4Matic, esse com motorização a diesel.

Baseado na plataforma do utilitário esportivo GLC e produzido na fábrica de Bremen, na Alemanha, o EQC 400 4Matic chega ao mercado brasileiro ostentando um design singular e uma autonomia superior a 440 quilômetros. Com seus 4,76 metros de comprimento, 2,09 metros de largura, 1,62 metro de altura, 2,87 metros de entre-eixos e um peso líquido de 2.495 quilos, o SUV elétrico conta com dois motores assíncronos posicionados nos eixos dianteiro e traseiro, com uma potência combinada equivalente a 408 cavalos e um torque máximo de 77,5 kgfm. Com a tração nas quatro rodas para um melhor desempenho dinâmico, a aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 5,1 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h, limitada eletronicamente. A parceria com a empresa Enel X viabilizou um inovador pacote de energia que disponibiliza um wallbox instalado com aplicativo exclusivo e um ano de energia gratuita. A Mercedes-Benz oferece um pacote completo de serviços, como garantia estendida para três anos incluindo manutenção pelo mesmo período. Apesar de só começar a ser entregue a partir de junho, o EQC 400 4Matic já pode ser encomendado nas concessionárias, por R$ 477.900. Seus dois principais concorrentes no Brasil serão o Jaguar I-Pace e o Audi E-tron.

Já o EQA ainda não está à venda – trata-se de um veículo conceitual que dará origem ao primeiro modelo compacto totalmente elétrico da marca. Equipado com dois motores, o modelo oferece um sistema de partida que pode chegar a 200 KW, graças ao sistema de escapamento das baterias e a tração permanente nas quatro rodas, proporcionando um desempenho dinâmico. Com uma tecnologia avançada, o veículo alcança cerca de 400 quilômetros. O EQA é um exemplo da evolução da linguagem do design do Sensual Purity: as linhas foram significativamente reduzidas e o painel muda de aparência de acordo com o modo de direção acionado. É produzido com fibras a laser, um design luminoso em forma de espiral que sublinha todo o veículo.

Para rentabilizar a visibilidade proporcionada pela apresentação do primeiro veículo elétrico da marca vendido no Brasil, foram apresentados no Mercedes-Benz EQ Electric Intelligence três novos modelos movidos por combustível fóssil. O mais “acessível” dos três é o novo Mercedes-AMG A 35 Sedan 4Matic, que custa R$ 293.900. Equipado com um novo motor a gasolina de 2,0 litros turbo e quatro cilindros, que entrega uma potência máxima de 306 cavalos e até 40,8 kgfm de torque, proporciona a alta performance habitual dos produtos do portfólio AMG. O sedã acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Em seu interior, o cockpit digital de 10 polegadas oferece conectividade e qualidade de materiais combinados com o sistema de multimídia MBUX, o conhecido “Hey, Mercedes”. 

O Mercedes-AMG CLA 35 4Matic, que custa R$ 299.900, é um cupê esportivo com o mesmo motor 2.0 turbo de 306 cavalos do AMG A 35 Sedan 4Matic. Com transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades, tração nas quatro rodas e controle da tração AMG Performance, o esportivo faz de zero a 100 km/h em 4,9 segundos. No interior, o Head-Up Display projeta as informações e transforma o para-brisa em um cockpit digital, proporcionando uma visão direta das principais informações. O painel é composto por duas telas de 10,2 polegadas cada, sendo a tela central sensível ao toque. Em seu exterior, o destaque fica por conta do teto solar elétrico panorâmico, que pode ser facilmente acessado por meio do comando de voz.

Dentro do prestigiado segmento de utilitários esportivos com motor a diesel, o novo Mercedes-Benz GLE 400d 4Matic tem tecnologia de emissões compatível com a diretiva europeia Euro 6 e levou nota A em emissões pelo Programa Brasileiro de Eficiência Energética, do Inmetro. O motor de 3,0 litros e seis cilindros tem uma potência de 330 cavalos e até 71,4 kgfm de torque. Mais conectado, o novo GLE também conta com a tecnologia MBUX, com uma tela de 12,03 polegadas “touchscreen”. Todavia, o preço não permitirá que se torne um SUV muito fácil de se encontrar nas ruas – custa R$ 465.900, quase o mesmo preço do EQC 400 4Matic.

Para reafirmar o marketing “ecologicamente correto” evocado pela eletrificação de seus modelos, a Mercedes-Benz do Brasil fez uma parceria com a empresa Zero Carbon, que calculou toda a emissão de carbono gerada na produção e durante o evento Mercedes-Benz EQ Electric Intelligence. A partir desse cálculo, transformou e emissão calculada em créditos de carbono. Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa. Empresas podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões. Assim, elas indiretamente ajudam a equilibrar o nível de emissões de gases na atmosfera e contribuem para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. Por meio de outra parceria, essa firmada com a Fundação SOS Mata Atlântica, a fabricante também está lançando o projeto Floresta Mercedes-Benz. Pelo projeto, mais de 13 mil árvores nativas serão plantadas até o final de 2020, o que resultará em uma compensação de mais de 2 mil toneladas de CO₂.              

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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