Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

PICAPE

Predadora do off-road, a Ram 1500 TRX Launch Edition é a picape mais potente do mundo

Em meio a muita concorrência de peso nos Estados Unidos, ela consegue se sobressair e “assombrar” as rivais
08/09/2020 14:45 - Daniel Dias/AutoMotrix


De acordo com a Ram, a nova 1500 TRX é a predadora do mundo das picapes e consolida a marca do Grupo Fiat Chrysler Automobiles como líder do segmento em off-road na América do Norte. Tão logo foi apresentada, a edição Launch Edition se esgotou em cerca de apenas três horas, com exatos setecentos e dois pedidos preenchidos. Além da exclusiva pintura Cinza Anvil, a Ram 1500 TRX Launch Edition se distingue por um emblema vermelho de alumínio escovado no console, identificando se tratar de uma edição limitada. O equipamento de série da Launch Edition inclui itens como Head-up Display, rodas especiais, áudio Harman Kardon com dezenove alto-falantes e grafismos na carroceria. A produção terá início no último trimestre deste ano, na fábrica de Sterling Heights, em Michigan. Impulsionada pelo motor Hemi 6.2 V8 com compressor, a TRX aumenta a linha de modelos da marca, estabelecendo novos padrões de potência e desempenho entre as picapes de sua categoria. “A nova Ram TRX define a referência para picapes de desempenho extremo e solidifica a posição da marca como líder de picapes off-road. A Ram tem um forte histórico de picapes de alto desempenho e a TRX enriquece isso ao expandir a linha de serviços leves com a melhor combinação de desempenho, capacidade, luxo e tecnologia do segmento”, afirma Mike Koval, chefe da marca Ram para a América do Norte.

Gerando 711 cavalos de potência e impressionantes 89,9 kgfm de torque, o poderoso propulsor leva a Ram TRX, segundo a marca, à velocidade máxima de 190 km/h. Combinado ao câmbio automático de 8 velocidades TorqueFlite de alta capacidade de torque, a picape acelera de zero a 96 km/h (60 milhas por hora) em 4,5 segundos e de zero a 402 metros (quarto de milha) em 12,9 segundos. O motor entrega muita força para sessões de condução alongada sem diminuição do desempenho. Outros números de destaque da Ram TRX são as capacidades de imersão, de 81 centímetros, e de reboque, de 3.674 quilos.

A nova Ram TRX apresenta uma postura agressiva, graças à carroceria muito larga e “musculosa”, com para-lamas alargados para cobrir os pneus todo-terreno de 35 polegadas 325/65 R18 da Goodyear. A TRX é 20 centímetros mais larga quando comparada ao resto da linha da Ram 1500, e os extensores das caixas de roda ajudam a compensar um aumento de 15 centímetros na bitola. A abertura sobre o capô é responsável por 50% do ar que entra no motor Hemi V8, enquanto os outros 50% passam pela grade. Os elementos de design são complementados por detalhes secundários, como a cortina de ar funcional ao lado dos faróis, aliviando as zonas de alta pressão nos cantos dianteiros e permitindo que o ar passe pelos para-lamas. Os faróis de led com máscara negra e projetores bifuncionais duplos são de série.

Dentro, a Ram TRX combina novos recursos, tecnologia, materiais premium, conforto e durabilidade. A equipe de design de interiores escolheu texturas, cores e acabamentos especiais, como no painel de instrumentos revestido de couro, para proporcionar luxo por toda a cabine. São três opções de interior, incluindo tecido e vinil ou couro premium e camurça com detalhes vermelhos ou de fibra de carbono. Os novos bancos dianteiros têm apoios laterais e logotipos bordados. O novo volante tem base reta com assinatura da SRT e empunhaduras salientes na posição de pegada tipo “dez minutos para as duas horas” para auxiliar em uma condução mais esportiva. Pela primeira vez em uma Ram, há “paddles shifts”, de alumínio, atrás do volante, que se estendem por cima e por baixo dos raios da direção, permitindo ao motorista escolher a marcha com a ponta dos dedos.

O seletor de modo de direção foi integrado ao painel, acima dos interruptores da caixa de transferência e oferece diferentes modos de operação: “Normal”, “Molhado/Neve”, “Off-Road” e “Baja”. O botão do controle de arrancada (Launch Control) está bem ao alcance do condutor, à direita dos interruptores da caixa de transferência. Reforçando a vocação de desempenho da TRX, uma inédita unidade Head-up Display opcional pode mostrar no campo de visão do motorista, logo acima do painel, áreas de conteúdo diferentes ao mesmo tempo, como aviso de mudança e assistente de manutenção de faixa, controle adaptativo de velocidade, navegação curva a curva, velocidade, marcha engatada e limite de velocidade.

Desenvolvida para ser a picape tecnologicamente mais avançada de todos os tempos, conforme a marca norte-americana, naturalmente, a nova Ram TRX é carregada com uma gama de recursos inovadores combinados com o sistema Uconnect de quarta geração, com tela de 12 polegadas, semelhante à encontrada na Ram 2500 vendida no Brasil. Um equipamento de áudio de alta qualidade é oferecido para mergulhar os passageiros na melhor experiência de som, com um sistema da Harman Kardon de 900 watts. A tela no quadro de instrumentos é de TFT com 7 polegadas, específico do modelo, com emblema “TRX” iluminado, cores próprias e gráficos com medidores reconfiguráveis. Nesse cluster ou na tela de 12 polegadas, as páginas de desempenho fornecem ao motorista as ferramentas necessárias para se familiarizar com o desempenho do veículo. O aplicativo dá acesso a informações em tempo real, como a aceleração de zero a 100 km/h, a força G, os medidores variados e o funcionamento do motor. Esses dados podem ser baixados para um pen drive, para futuras comparações de condução. Por sua vez, as páginas off-road mostram a altura de rodagem, o modo da caixa de transferência, a inclinação e a rolagem do veículo e medições auxiliares. Como parte do sistema de Câmera Surround View de 360 ​​graus disponível, uma câmera off-road voltada para a frente visualiza os obstáculos na trilha.

 
 

Felpuda


Comentários ouvidos pela “rádio peão”, em ondas curtas, são de que figurinha só ganharia apoio dos colegas caso pessoa agregada fosse “curtir a aposentadoria” de uma vez por todas. Como seu acordo político acabou naufragando nesta campanha, agora dito-cujo estaria querendo recuar e não ceder o lugar. 

Isso até poderia acontecer, se não fosse a sua, digamos, eminência parda. Afe!