Veículos

TESTE DRIVE

A+ A-

Nova scooter Yamaha Fluo ABS reduz o estresse ao pilotar e oferece boa dose de conforto e segurança

À venda desde abril, o modelo vem com preço sugerido de R$ 13.390 mais frete

Continue lendo...

Nos últimos dez anos, a Yamaha vem ganhando gradativamente participação de mercado no Brasil. Evoluiu dos 11,86% de “market share” em 2011 para 17,42% no ano passado. Esse crescimento se deve, em parte, ao bom desempenho de vendas de suas scooters. Até o mês passado, a marca dos três diapasões vendia três opções: a Neo 125 UBS, a NMax 160 ABS e a XMax 250. Pensando em uma maior agilidade, sem abrir mão de conforto, segurança e economia, a montadora apresentou em março a Fluo ABS, que traz linhas modernas, boa dose de tecnologia embarcada, bom espaço sobre o assento e cavalete central, tudo de série. Completamente novo, o modelo passou a estar disponível para as vendas no início de abril, com preço sugerido de R$ 13.390 mais frete (exceto Estado de São Paulo, onde os tributos são mais elevados). Como acontece em outros produtos da marca, a Fluo 125 conta com quatro anos de garantia e revisão com preço fixo. A nova scooter da Yamaha tem três opções de cores: azul metálico, preto e branco. 

Para conquistar o público, o modelo é “recheado” de novidades: farol de leds, sistema Start & Stop Smart Key, painel 100% digital e freio ABS na roda dianteira. Aliás, a Fluo é a única scooter que conta essa tecnologia ligada à segurança. Traz ainda pedaleira do garupa ajustáveis em 2,5 centímetros, pneus largos e suspensão traseira com link. Um detalhe bastante interessante e útil é que o bocal do abastecimento fica na parte superior do anteparo do escudo – lado esquerdo –, facilitando a operação, pois o piloto não precisa levantar o assento nem descer do veículo. Outro diferencial é a tomada de 12V, que fica do lado direito do anteparo do escudo. Porém, não há nenhum tipo de compartimento para acomodar o celular.

Estrategicamente posicionada entre a NMax 160 e a Neo 125 – que não sairá de linha, segundo informações da própria Yamaha –, a Fluo ABS terá como seus principais concorrentes os modelos Honda Biz (R$ 12.360) e PCX 150 CBS (R$ 14.260). O modelo de 125cc e ABS da Yamaha tende a ser uma boa opção para os pilotos novatos, público feminino e para quem quer mais agilidade e economia no caótico trânsito urbano. Com peso seco de 98 quilos, a Fluo está equipada com motor monocilíndrico de quatro tempos, 125 cc de capacidade cúbica e injeção eletrônica. A potência máxima é de 9,5 cavalos a 8 mil rpm e o torque é de um kgfm a 5.500 rpm. Já a parte ciclística está ancorada em chassi de aço tubular. Para maior conforto, a balança da suspensão e motor trabalham integrados e são ligados ao chassi por intermédio de um link que, além de auxiliar no movimento do motor, tem a função de reduzir as vibrações. Na dianteira, o garfo telescópico tem 90 milímetros de curso. Na traseira, o sistema é composto por um monoamortecedor com curso de 88 milímetros. Em relação aos freios, o modelo conta com disco de 200 milímetros e pinça simples. Atrás, tem o tradicional freio a tambor, com 130 milímetros de diâmetro.

A Fluo traz chave presencial Smart Key – ou seja, basta portar o dispositivo no bolso ou na mochila para acionar a partida elétrica e ainda liberar, por meio de um seletor, o acesso ao porta-objetos, tanque de combustível e bloqueio do guidão. O conforto fica por conta do assento amplo – com 84,5 centímetros de comprimento. Sob o banco, há um generoso espaço com capacidade para 25 litros. Dá para guardar um capacete fechado e outras pequenas “bugigangas”. Para acomodar (sem este ‘pequenas’) sacolas, como as de supermercado, a Fluo tem um gancho junto à coluna.

Primeiras impressões

Tem scooter no kartódromo

São Paulo/SP - A Yamaha teve uma bela “sacada” ao promover o primeiro test-ride da Fluo ABS em um kartódromo. Em função do traçado e de alguns exercícios práticos, foi possível se constatar toda a versatilidade do novo modelo. O circuito oferecia acelerações vigorosas e curvas fechadas. A equipe de instrutores da marca colocou cones na pista para simular obstáculos, além de testes de frenagem, com pista seca e molhada, para avaliar o desempenho do ABS. O modelo se mostrou muito ágil nas mudanças de direção e seguro e equilibrado nas frenagens de emergência.

De cara, a Fluo ABS chama a atenção pelas linhas modernas, pelo assoalho plano e pela boa ergonomia. Rodando, a scooter é mais funcional que bonita, pois transmite bom nível de segurança, equilíbrio e desempenho. O motor oferece um funcionamento bastante suave, com baixos níveis de vibração e ruído. A relação peso-potência também ajuda muito no bom desempenho do novo modelo da Yamaha. Isso sem falar no baixíssimo consumo de combustível. A marca oriental fala de mais de 40 km/l, com um tanque para 4,2 litros.

Para reforçar a economia, a Fluo 125 apresenta ainda o sistema stop&start, tecnologia vinda dos carros. Para que o propulsor volte a funcionar depois da parada, basta girar o acelerador. A transmissão é via CVT. Ou seja, é ligar e acelerar. Outra característica que merece destaque é a progressividade do conjunto de suspensão, oferecendo suavidade e estabilidade na pilotagem. A Fluo conta com a ajuda de pneus largos – com as medidas de 100/90 e 110/90, instalados em rodas de liga leve de 12 polegadas, evocando a lembrança da Yamaha BWs 50. Esse tipo de “calçado” aumenta o contato e aderência com o solo e ajuda a absorver os impactos, sendo ideal para encarar o péssimo asfalto de nossas ruas e avenidas. 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).