Clique aqui e veja as últimas notícias!

SUV DE LUXO

Jeep Wagoneer, marca o retorno do modelo de automóvel que foi a origem da tendência

Precursor dos utilitários esportivos modernos, e representado no Brasil pela Rural, retorna à produção no próximo ano
15/09/2020 10:40 - Daniel Dias/AutoMotrix


Vem das trincheiras da Jeep um dos grandes lançamentos do mundo automotivo deste ano. Apresentado nos Estados Unidos como conceito, o Grand Wagoneer marca o renascimento de um ícone norte-americano e antecipa a visão moderna do próximo utilitário esportivo premium da marca. O carro começará a ser produzido em série a partir do próximo ano em Detroit, a eterna “Capital do Automóvel”. O Wagoneer era um utilitário esportivo de grande porte fabricado inicialmente pela Willys Overland Motors. Depois, de 1963 a 1991, passou para as mãos da Jeep e foi sucedido pelo Grand Cherokee. No Brasil, ele “vestiu” a roupa de uma station wagon chamada de Rural - vendida primeiro com a marca Willys e depois pela Ford -, que fez imenso sucesso.

Nascido nos Estados Unidos em 1962 como modelo de 1963, o Wagoneer foi pioneiro dos SUVs modernos ao se tornar o primeiro veículo com sistema de tração nas quatro rodas acoplado a uma transmissão automática. Duas décadas depois, o Grand Wagoneer simbolizou o nascimento do SUV premium. Sempre na vanguarda, aquela família de veículos exibia um design artesanal e, ao mesmo tempo, “desfilava” classe, elegância e distinção. A estreia do Grand Wagoneer, em 1984, significou o surgimento do SUV premium ou, para os compradores, uma combinação de itens de série que incluíam estofamento de couro, ar-condicionado, rádio estéreo AM/FM/CB e isolamento acústico. Considerado “o padrão de ouro do mercado de SUVs”, o Grand Wagoneer usava um V8 de 5,9 litros com grande potência e torque e a melhor capacidade de reboque em seu segmento. “O Grand Wagoneer original foi o primeiro SUV premium da história, cujo design atemporal combinado com o espírito norte-americano o fez ocupar um lugar especial em muitos corações. Procuramos criar um design elegante com uma silhueta imperecível, com inúmeros e marcantes detalhes artesanais que se unem em uma imagem integral de presença indiscutível”, orgulha-se Ralph Gilles, diretor de Design da FCA.

O novo Grand Wagoneer terá um “powertrain” elétrico híbrido plug-in (PHEV) em linha com os planos da Jeep de oferecer opções de eletrificação em todos os seus modelos nos próximos anos. Segundo a fabricante norte-americana ligada à FCA (Fiat Chrysler Automobiles), a eletrificação modernizará a Jeep em sua busca da liderança em tecnologia verde premium comprometida com o ambiente. Ainda conforme a marca, esses veículos serão os Jeep mais eficientes e ecologicamente corretos já feitos, ao mesmo tempo em que elevarão o desempenho, as capacidades off-road e a diversão nas estradas graças ao maior torque e resposta imediata. “Nosso Grand Wagoneer Concept é o primeiro passo para o renascimento do Wagoneer, um genuíno símbolo norte-americano. Com a eletrificação chegando a todos os modelos da Jeep nos próximos anos e a reintrodução do Wagoneer, cresceremos rapidamente em novos segmentos e espaços premium”, explica Christian Meunier, presidente global da marca Jeep.