Mais moderno, o sedã chega para disputar a sua vaga no mercado. As vendas começam em novembro em todas as concessionárias Nissan do Brasil. Com a ideia de desafiar os conceitos estabelecidos, o novo modelo da marca japonesa foi pensado e desenhado sobre três pilares fundamentais: tecnologia, design e conforto. Ele será oferecido em quatro versões e com equipamentos de segurança e tecnologias só presentes em veículos de segmentos superiores, posicionando o modelo como nova referência no segmento.
Em diversos países, desde a geração anterior, o Versa é um dos três carros mais vendidos da Nissan na América Latina. Isso se deve aos atributos como interior espaçoso, conforto, junto com o desempenho e o tamanho de porta-malas. Assim, o novo carro está equipado com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias avançadas de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD); o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert). Somados aos seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força; Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA); Isofix de cadeiras infantis (todos os equipamentos de série desde a versão de entrada, a Sense com câmbio manual).
O Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo na frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva). As tecnologias funcionam constante e conjuntamente. O Alerta de Colisão Frontal (FCW) detecta objetos na frente e avisa o motorista no painel e, caso ele não acione o freio, o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB) atua para estancar o carro. O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, pois emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo.
Design
As dimensões exteriores estão mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior e, ao mesmo tempo, preservou o seu característico interior espaçoso. À primeira vista, o DNA da marca japonesa se destaca com elementos marcantes como a grade V-motion, os faróis e as lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena, tipo barbatana de tubarão, que acentua sua silhueta aerodinâmica, nas versões topo de linha.
O painel de instrumentos estilo “Asa Deslizante” amplia a sensação de espaço e os novos materiais são de alta qualidade, estilo soft touch. O acabamento dos bancos gravidade zero, as inserções de materiais premium em dois tons brilhantes nas portas e nos bancos conferem aparência elegante ao novo Versa. O interior, possui 20 compartimentos capazes de acomodar diferentes objetos e três entradas USB, sendo duas delas no console central para atender aos passageiros do banco traseiro. O compartimento acomoda até 482 litros de carga, 22 litros a mais do que no seu antecessor.
Powertrain
O câmbio Xtronic CVT trabalha em conjunto com o motor 1.6 16V, que atende perfeitamente às demandas do consumidor do segmento de sedãs compactos. Desenvolvendo 114 cavalos de potência e torque de 15,5 kgfm, este propulsor apresenta equilíbrio entre desempenho e consumo, deixando o sedã com números e performance totalmente adequados às suas características de uso.
Impressões ao dirigir
Dirigimos a versão Sense CVT, que é a de entrada com câmbio automático e tem preço sugerido de R$77.990. O modelo me surpreendeu positivamente, porque mesmo sendo de entrada, já vem bem completo. Esse custo-benefício do Versa deverá atrair, principalmente, os motoristas de aplicativos, pois o espaço interno é destaque, além de vir com 6 airbags desde do Sense manual, também tem piloto automático, três entradas usb, isofix e o maior porta-malas da categoria. Vale dizer que, apesar de “incomodar” os sedãs da categoria superior, ele foca no Toyota Yaris, VW Virtus, GM Onix plus, Hyundai HB20s, Ford Ka sedã, entre outros. Incomoda a classe acima da categoria, porque o Versa tem atributos para brigar com Toyota Corolla, GM Cruze, entre outros que são considerados superiores.
Testamos o novo modelo pelas ruas de Campo Grande e a primeira impressão foi super positiva. O design é arrojado, imponente, valendo destacar a nova grade e as lanternas traseiras. Quanto ao conforto, essa relação do banco com gravidade zero é perceptível logo que se entra no carro, pois o banco parece que te abraça. O painel é simples, porém moderno, e o volante com a base achatada dá charme à parte. O motor, apesar de não ser turbo, é muito eficiente. O veículo testado estava abastecido com etanol, e chegou a fazer 8,8km/l na cidade. Pelo Inmetro, ele faz 8 km/l na cidade, e 10 km/l na estrada, abastecido com etanol, já com gasolina esse consumo pode subir para 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
Com certeza, vale conhecer o novo Versa e fazer um teste drive. Siga-nos nas redes sociais como: @correioestado e @correioveiculos.
Versões e Preços
Sense manual - R$72.990
Sense CVT - R$77.990
Advance CVT - R$83.490
Exclusive CVT - R$92.990