A Honda apresentou o modelo 2021 do SUV compacto, WR-V que já está disponível nas concessionárias em todo o país. Além de aprimoramentos na segurança, o modelo chega com uma versão de entrada, chamada de LX, que a marca acredita ser um ótimo custo-beneficio para o consumidor.
O WR-V foi o primeiro modelo a ser desenvolvido localmente pela Honda automóveis do Brasil, a proposta é oferecer conforto, tecnologia e versatilidade, com segurança.
O que mudou?
Na linha 2021, o modelo ganhou nova grade, nova iluminação, nas EX e EXL, receberam os faróis em LED, inclusive os de neblina, que também ganhou uma moldura, reforçando o design arrojado. Na traseira, novo para-choque, novas lanternas, e para as versões intermediarias e a topo, em LED. Para completar as mudanças, rodas 16”, com acabamento escurecido (nas versões EX e EXL), e uma nova cor, Azul Cósmico Metálico.
No interior
Em todas as versões, o SUV traz bancos com revestimentos de alta qualidade. As versões LX e EX, equipadas com bancos em tecido, recebem uma nova padronagem, enquanto a EXL, que possui bancos em couro, traz novas costuras na cor preta.
O painel ganha atualizações pontuais nas cores aplicadas, com a utilização de friso do volante e molduras do painel em black piano, com detalhes cromados. O WR-V traz de série, em todas as versões, o sistema de bancos Magic Seat. Ele permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. A versatilidade e ergonomia do modelo é complementada com a adoção de regulagem de altura e profundidade do volante, bem como do ajuste de altura do banco do motorista.
Na linha 2021, a versão EX vem com os paddle shifts, para trocas sequenciais de marchas, e sensores traseiros. Além de todos os itens acima, a versão EXL navegador GPS integrado ao sistema multimídia, retrovisores eletricamente rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiros e espelho interno fotocrômico.
Em segurança
Para aprimorar esse quesito, a linha 2021, conta com a adoção dos controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e alerta de frenagem emergencial (ESS) em todas as versões. O modelo também traz sensor crepuscular, para o acendimento automático dos faróis, com regulagem de altura do facho.
Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). A versão EX oferece ainda os airbags laterais, enquanto a EXL oferece seis airbags, com a adição dos laterais do tipo cortina.
Motor
A motorização continua a mesma, 1.5 i-VTEC, 4 cilindros, que pode gerar até 116 cv, com 15,3 kgf.m de torque, acoplado com a transmissão CVT, que simulam 7 marchas.
Impressões ao dirigir
Avaliei a versão topo, EXL, com tudo que tem direito. A primeira impressão do WR-V é que ele continua um Fit bombado, mas não é não, ele tem a suspensão mais reforçada, além da estrutura e o estilo mais aventureiro.
Com efeito pandemia, a Honda automóveis nos disponibilizou o carro aqui em Campo Grande, e como sempre digo, testar na nossa cidade, é outra história e bem mais divertido. Foi um dia bem bacana, rodei no centro da cidade, onde já constatei que a média ficou na casa dos 11 km/l, e direção elétrica, faz uma baita diferença, deixando as manobras mais leves, e com o auxilio dos sensores e da câmera de ré, fica tudo mais fácil.
Mas como um bom aventureiro, não resisti, e quando vi, já estava na estrada, o que notei é que, o consumo não fica tão diferente, creio que por ser um modelo bem acertado, no percurso todo, fez 12,3 km/l de gasolina. De lambuja, ainda coloquei ele numa estrada de terra, e de cara, já vi que o conforto e o silêncio a bordo permanecem, nada muito radical, até porque o WR-V é somente tração dianteira.
A ergonomia do modelo é um ponto forte, o visual do painel agrada muito, e como nos modelos mais luxuosos da marca, tem o LED indicando se o motorista está mais econômico ou mais beberrão, alternando entre as cores, verde, azul e vermelho.
E confira os preços das versões do WR-V:
LX - R$83.400.
EX - 90.300.
EXL - 94.700.
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Ficha técnica
WR-V EXL
Motorização | i-VTEC 1.5L Flex VVT Aspirado |
Tipo | 4 cilindros em linha |
Valvulas | 16 (4 por cilindro) |
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto |
Posição | Transversal / Dianteiro |
Combustível | Etanol / Gasolina |
Potência (cv) | 116 (E) / 115 (G) |
Cilindradas (cm3) | 1497 |
Torque (Kgf.m) | 15,3 (E) / 15,2 (G) |
Direção | Elétrica |
Tração | Dianteira |
Transmissão | CVT Automática/Sequencial de 7 velocidades |
Velocidade máx (Km/h) | 168 |
Tempo 0-100Km/h | 12,3 s |
Consumo cidade (Km/L) | 8,1 (E) / 11,7 (G) |
Consumo estrada (Km/L) | 8,8 (E) / 12,4 (G) |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com molas helicoidais |
Suspensão traseira | Semi-independente com Eixo de torção com molas helicoidais |
Freio dianteiro | Disco Ventilado c/ ABS |
Freio traseiro | Tambores c/ ABS |
Roda | Aro 16 - Alumínio |
Pneu | 195/60/R16 |
Dimensões | 4000 mm de comprimento, 2555 mm de entre eixos, 1695 mm de largura |
Peso | 1.130 kg |
Porta-malas | 363 litros |
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