Clique aqui e veja as últimas notícias!

ESPORTIVO LUXUOSO

O superesportivo MC20 foi apresentado no “MMXX: Time to be Audacious” e faz a Maserati entrar em uma nova era

O supercarro combina desempenho, esportividade e luxo ao estilo da marca de Modena
20/09/2020 17:03 - Daniel Dias/AutoMotrix


A Maserati entra em uma nova era com o MC20 – acrônimo de “Maserati Corse e 2020” –, o supercarro que combina desempenho, esportividade e luxo ao melhor estilo da marca italiana de Modena. O superesportivo foi apresentado agora em setembro durante o evento “MMXX: Time to be Audacious” (“hora de ser audacioso”). O MC20 é um modelo de dois lugares com o novo motor central Nettuno 3.0 V6 turbo com 630 cavalos de potência, torque de 74 kgfm e conectado a uma transmissão de dupla embreagem de 8 marchas que envia potência para as rodas traseiras por meio de um diferencial de deslizamento limitado. Conforme a fabricante, o “powertrain” é capaz de acelerar o superesportivo de zero a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e chegar à velocidade final de 325 km/h, números que quase competem com os atuais carros da Fórmula-1. Esse propulsor assinala o regresso da Maserati à produção de suas próprias unidades motrizes após vinte anos. O MC20 terá na sequência versões híbrida e 100% elétrica. O modelo a combustão tem preço equivalente a R$ 1,1 milhão.

O MC20 é um superespotivo extremamente leve, com menos de 1.500 quilos, e tem a melhor relação peso/potência de seu segmento, com 2,33 kg/cv. Isso foi alcançado pelo uso de materiais de qualidade criteriosamente escolhidos, explorando todo o potencial da fibra de carbono sem qualquer sacrifício ao conforto. O Nettuno, o primeiro motor nesse novo capítulo da história da marca do Tridente, é considerado como uma joia tecnológica e que coloca o MTC (Maserati Twin Combustion) – um sistema de combustão desenvolvido pela própria marca – na vanguarda de sua categoria. O MC20 tornou-se um modelo revolucionário e um símbolo da excelência italiana em construir “obras de arte” sobre rodas. O carro foi concebido em Modena e será produzido na fábrica de Viale Ciro Menotti, na qual foram montados os principais modelos da marca, há mais de oitenta anos. Na linha de montagem eram produzidos até o ano passado o GranTurismo e o GranCabrio, Na repaginação da unidade, foi acrescentada uma nova área de pintura com tecnologia de ponta e amigável do ambiente. No mesmo local é feito o motor Nettuno, no recentemente construído Maserati Engine Lab.

O design do MC20 foi elaborado em mais de dois anos, utilizando uma abordagem inovadora e a união de três centros tecnológicos da Maserati, o Innovation Lab, o Engine Lab e o de designers do Style Center. O Sistema Virtual Vehicle Dynamics Development utiliza um dos mais avançados simuladores dinâmicos do mundo e tem como base um complexo modelo matemático denominado “Virtual Car”. Esse método viabilizou que 97% dos testes dinâmicos do MC20 fossem feitos via computador, otimizando o tempo de desenvolvimento do carro na prática. O superesportivo teve mais tempo, então, para ser “afinado” na melhor tradição da Maserati, com combinação de testes de condução em pista e estradas nas mais variadas condições de utilização. O eixo temático do design do MC20 foi a identidade histórica da Maserati, com a elegância, o desempenho e o conforto integrados na sua “composição genética”.