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ESPORTIVO LUXUOSO

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O superesportivo MC20 foi apresentado no "MMXX: Time to be Audacious" e faz a Maserati entrar em uma nova era

O supercarro combina desempenho, esportividade e luxo ao estilo da marca de Modena

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A Maserati entra em uma nova era com o MC20 – acrônimo de “Maserati Corse e 2020” –, o supercarro que combina desempenho, esportividade e luxo ao melhor estilo da marca italiana de Modena. O superesportivo foi apresentado agora em setembro durante o evento “MMXX: Time to be Audacious” (“hora de ser audacioso”). O MC20 é um modelo de dois lugares com o novo motor central Nettuno 3.0 V6 turbo com 630 cavalos de potência, torque de 74 kgfm e conectado a uma transmissão de dupla embreagem de 8 marchas que envia potência para as rodas traseiras por meio de um diferencial de deslizamento limitado. Conforme a fabricante, o “powertrain” é capaz de acelerar o superesportivo de zero a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e chegar à velocidade final de 325 km/h, números que quase competem com os atuais carros da Fórmula-1. Esse propulsor assinala o regresso da Maserati à produção de suas próprias unidades motrizes após vinte anos. O MC20 terá na sequência versões híbrida e 100% elétrica. O modelo a combustão tem preço equivalente a R$ 1,1 milhão.

O MC20 é um superespotivo extremamente leve, com menos de 1.500 quilos, e tem a melhor relação peso/potência de seu segmento, com 2,33 kg/cv. Isso foi alcançado pelo uso de materiais de qualidade criteriosamente escolhidos, explorando todo o potencial da fibra de carbono sem qualquer sacrifício ao conforto. O Nettuno, o primeiro motor nesse novo capítulo da história da marca do Tridente, é considerado como uma joia tecnológica e que coloca o MTC (Maserati Twin Combustion) – um sistema de combustão desenvolvido pela própria marca – na vanguarda de sua categoria. O MC20 tornou-se um modelo revolucionário e um símbolo da excelência italiana em construir “obras de arte” sobre rodas. O carro foi concebido em Modena e será produzido na fábrica de Viale Ciro Menotti, na qual foram montados os principais modelos da marca, há mais de oitenta anos. Na linha de montagem eram produzidos até o ano passado o GranTurismo e o GranCabrio, Na repaginação da unidade, foi acrescentada uma nova área de pintura com tecnologia de ponta e amigável do ambiente. No mesmo local é feito o motor Nettuno, no recentemente construído Maserati Engine Lab.

O design do MC20 foi elaborado em mais de dois anos, utilizando uma abordagem inovadora e a união de três centros tecnológicos da Maserati, o Innovation Lab, o Engine Lab e o de designers do Style Center. O Sistema Virtual Vehicle Dynamics Development utiliza um dos mais avançados simuladores dinâmicos do mundo e tem como base um complexo modelo matemático denominado “Virtual Car”. Esse método viabilizou que 97% dos testes dinâmicos do MC20 fossem feitos via computador, otimizando o tempo de desenvolvimento do carro na prática. O superesportivo teve mais tempo, então, para ser “afinado” na melhor tradição da Maserati, com combinação de testes de condução em pista e estradas nas mais variadas condições de utilização. O eixo temático do design do MC20 foi a identidade histórica da Maserati, com a elegância, o desempenho e o conforto integrados na sua “composição genética”.

O foco na performance levou à concepção de um automóvel com uma personalidade única, dotado de formas singulares. As portas com abertura do tipo asa de borboleta não têm apenas função estética. Elas melhoram a ergonomia do veículo e garantem também um acesso mais tranquilo à cabine. A aerodinâmica foi elaborada em mais de duas mil horas de trabalho no túnel de vento da Dallara – uma das maiores construtoras de carros de competição e atualmente produtora de todos os “bólidos” da Indy e da equipe norte-americana Haas da Fórmula-1. Foram feitas ainda mais de mil simulações de CFD (Computational Fluid Dynamics), que permitiram a criação de uma genuína arte em termos estéticos. O MC20 tem uma linha esguia, desprovida de apêndices móveis e com apenas um discreto defletor traseiro para melhorar o “downforce” (pressão aerodinâmica que ajuda o carro “grudar” ao chão) sem se distanciar da beleza. O Cx é inferior a 0,38. Toda a carroceria do esportivo tem linhas e superfícies “limpas”, no “jargão” do automobilismo.

Dentro do habitáculo, o motorista é sempre o elemento-chave no MC20, e nada deve distraí-lo na experiência de condução esportiva. Cada componente dos painéis tem uma função primordial e está totalmente orientado no sentido do condutor. Conta com duas telas de 10 polegadas cada uma, com “touchscreen”, uma para o painel de instrumentos e a outra para o Maserati Multimedia Sistem. A simplicidade é, mais uma vez, a pauta dominante no console central revestido de fibra de carbono, com comandos para o carregamento de smartphone por indução, o seletor de modos de condução (“GT”, “Wet”, “Sport”, “Corsa” e um quinto que desliga ou ativa os controles eletrônicos de tração e de estabilidade, deixando o carro arisco e totalmente na mão do motorista/piloto), um botão de seleção de velocidade de cruzeiro, os acionamentos dos vidros elétricos, as funções do sistema de multimídia e até um de regulagem do apoio de braço. O MC20 está permanentemente conectado por meio do programa Maserati Connect. Um completo leque de serviços inclui navegação, assistente pessoal Alexa e Wi-Fi e pode ser controlado pelo App Maserati Connect para smartphones.

Para o lançamento, o MC20 terá seis novas cores: Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito, Nero Enigma e Grigio Mistero. Elas foram concebidas exclusivamente para o modelo e todas têm uma forte referência com o “Made in Italy” e ligadas à identidade e à terra italiana, bem como à tradição da Maserati. Tanto no visual quanto no conceito, existem referências indubitáveis ao MC12, o automóvel que marcou o regresso da Maserati às competições em 2004. Da mesma forma que seu antecessor, o MC20, com sua evidente alma esportiva, anuncia uma nova volta às pistas, embora seja um carro destinado para as ruas e estradas do cotidiano. As dos países civilizados, naturalmente.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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