Veículos

MODELOS 2022

A+ A-

A indústria automotiva brasileira promete acelerar no novo ano a apresentação de modelos inéditos ou totalmente repaginados

Citroën C3, o Fiat Fastback, Kia Niro entre outros, são algumas das novidades aguardadas

Continue lendo...

Citroën C3

A Citroën resolveu radicalizar em sua principal novidade para o ano novo de duas maneiras: primeiro, “marcou território” com a próxima geração do C3 ao apresentar o modelo mais de seis meses antes, segundo, o transformou de um hatch para um SUV. E foi apenas uma “reserva de mercado” porque a marca pertencente à Stellantis não revelou nenhum detalhe sobre a mecânica do novo C3, que poderá ter “powertrain” herdado do Peugeot 208, um 1.6 aspirado bicombustível de até 118 cavalos de potência, e o 1.0, também aspirado, Firefly da Fiat de 77 cavalos nas versões de entrada.

Fiat Fastback

Depois de “atrasar” o lançamento do Pulse, seu primeiro utilitário esportivo produzido no Brasil, em Betim (MG), a Fiat promete acelerar com o Fastback, um SUV com estilo cupê, na mesma plataforma do Pulse, no próximo ano. O novo modelo deve compartilhar vários elementos do Pulse na parte externa. Na motorização, é esperado apenas motores turbo no Fastback, provavelmente, o 1.0 T200, herdado do Pulse, e o 1.3 T270, que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander.

Kia Niro

Com apresentação de novos nome – apenas “Kia” –, logotipo e filosofia este ano, a marca sul-coreana do Grupo Hyundai tem bastante coisa para mostrar em 2022, passando pelo EV6 – seu primeiro 100% elétrico –, os novos Sportage, Cerato e Sorento, até o novíssimo Niro, já revelado aos brasileiros no Salão de São Paulo de 2018O SUV terá versões híbridas e 100% elétricas. Com tamanho um pouco menor em comparação aos utilitários esportivos médios, o Niro promete brigar contra o Jeep Compass e o Toyota Cross, embora o primeiro ainda não tenha nem configuração híbrida – algo que deve ocorrer em 2022.

Peugeot Landtrek

Prevista para desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2022, a picape média Landtrek é a aposta da Peugeot para brigar contra a Toyota Hilux, a Chevrolet S10, a Ford Ranger, a Mitsubishi L200 Triton e a Nissan Frontier. A Landtrek, que terá versões apenas com cabine dupla, foi desenvolvida em conjunto com a chinesa Changan. A picape da Peugeot poderá ter motores 2.4 turbo a gasolina de 210 cavalos, 1.9 turbodiesel de 150 cavalos e 2.0 turbodiesel de 181 cavalos. Para a América do Sul, a Landtrek será montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, de onde já saem os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy.

Ford Maverick

Resgatando o nome do famoso cupê esportivo dos anos 60 e 70, a Ford trará do México em 2022 a picape Maverick, inicialmente na versão Lariat, com pacote off-road FX4. A picape, que será posicionada imediatamente abaixo da Ranger produzida na Argentina, terá motor 2.0 EcoBoost com 240 cavalos de potência (mais forte do que o de sua “irmã” maior), câmbio automático de 8 marchas e tração integral. A Maverick terá uma paleta de cores com dez opções (algumas bastante inusitadas em picapes): Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Malacara, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Cinza Torres, Cinza Dover, Prata Orvalho, Branco Ártico e Preto Astúrias.

Renault Kwid elétrico

A Renault confirma a chegada da nova geração do Kwid no Brasil em 2022, destacando a versão eletrificada. Antes do desembraque da configuração totalmente “verde”, o pequeno modelo – o mais vendido da marca francesa no Brasil – passará já em janeiro por uma grande reestilização nas variantes com motor 1.0. A versão elétrica estreará na metade do ano, com especificações semelhantes às do Renault City K-ZE e do Dacia Spring, com motor de 44 cavalos de potência e autonomia de 225 quilômetros.

Chevrolet Montana

A nova picape Montana, que até pouco tempo ainda exibia a frente do Agille – já “sepultado” há alguns anos –, mudará por completo no próximo ano. Deve receber, provavelmente, a parte frontal da Blazer norte-americana e crescerá de tamanho, para entrar no segmento da Fiat Toro e da Renault Oroch. A parte mecânica da nova Montana deverá ser compartilhada com o Tracker agora produzido em São Caetano do Sul (SP), com motor 1.2 turbo bicombustível de até 133 cavalos de potência e transmissão automática de 6 marchas.

Honda City

A maior novidade da Honda em 2022 já foi anunciada em dezembro de 2021, com a nova geração do City e sua inédita versão hatchback no Brasil. A comercialização do New City sedã se iniciará em janeiro, com pré-venda já aberta. Os preços das versões do sedã são de R$ 108.300 para a EX, de R$ 114.700 para a EXL e de R$ 123.100 para a “top” Touring. As vendas do New City hatch começarão em março. Ambas devem manter o 1.5 16V DI DOHC i-VTEC aspirado, com 126 cavalos de potência e câmbio tipo câmbio CVT com simulação de 7 marchas e opção de trocas sequenciais em “paddles shifts”.

Volkswagen Amarok

Sempre em meio a uma luta árdua para emplacar nas vendas no Brasil, a picape Amarok ganhará sua segunda geração no próximo ano, produzida na Argentina desde seu lançamento mundial, em 2010. A imagem divulgada pela Volkswagen sugere que a nova Amarok compartilhará elementos visuais com a Ford Ranger, em uma nova parceria entre as duas marcas. Os fãs da picape argentina torcem para que a nova parceria da Volkswagen com a Ford nada tenha a ver com a malograda Autolatina, que unificou as operações das marcas alemã e norte-americana na América Latina de 1987 a 1996.

Caoa Chery Exeed LX

A Caoa Chery se prepara para o lançamento da marca de luxo Exeed no mercado brasileiro. Décima colocada no ranking de fabricantes com maior número de vendas no Brasil este ano, a marca sino-brasileira apostará forte no SUV LX, com base no Tiggo 7. Porém, o interior do novo modelo será exclusivo, com destaque para o painel de instrumentos e a central multimídia com tela de 12,3 polegadas, cada um. Como a China costuma seguir o que está dando certo no mundo, a central lembra o sofisticado sistema interativo MBUX da Mercedes-Benz. 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).