Citroën C3
A Citroën resolveu radicalizar em sua principal novidade para o ano novo de duas maneiras: primeiro, “marcou território” com a próxima geração do C3 ao apresentar o modelo mais de seis meses antes, segundo, o transformou de um hatch para um SUV. E foi apenas uma “reserva de mercado” porque a marca pertencente à Stellantis não revelou nenhum detalhe sobre a mecânica do novo C3, que poderá ter “powertrain” herdado do Peugeot 208, um 1.6 aspirado bicombustível de até 118 cavalos de potência, e o 1.0, também aspirado, Firefly da Fiat de 77 cavalos nas versões de entrada.
Fiat Fastback
Depois de “atrasar” o lançamento do Pulse, seu primeiro utilitário esportivo produzido no Brasil, em Betim (MG), a Fiat promete acelerar com o Fastback, um SUV com estilo cupê, na mesma plataforma do Pulse, no próximo ano. O novo modelo deve compartilhar vários elementos do Pulse na parte externa. Na motorização, é esperado apenas motores turbo no Fastback, provavelmente, o 1.0 T200, herdado do Pulse, e o 1.3 T270, que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander.
Kia Niro
Com apresentação de novos nome – apenas “Kia” –, logotipo e filosofia este ano, a marca sul-coreana do Grupo Hyundai tem bastante coisa para mostrar em 2022, passando pelo EV6 – seu primeiro 100% elétrico –, os novos Sportage, Cerato e Sorento, até o novíssimo Niro, já revelado aos brasileiros no Salão de São Paulo de 2018. O SUV terá versões híbridas e 100% elétricas. Com tamanho um pouco menor em comparação aos utilitários esportivos médios, o Niro promete brigar contra o Jeep Compass e o Toyota Cross, embora o primeiro ainda não tenha nem configuração híbrida – algo que deve ocorrer em 2022.
Peugeot Landtrek
Prevista para desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2022, a picape média Landtrek é a aposta da Peugeot para brigar contra a Toyota Hilux, a Chevrolet S10, a Ford Ranger, a Mitsubishi L200 Triton e a Nissan Frontier. A Landtrek, que terá versões apenas com cabine dupla, foi desenvolvida em conjunto com a chinesa Changan. A picape da Peugeot poderá ter motores 2.4 turbo a gasolina de 210 cavalos, 1.9 turbodiesel de 150 cavalos e 2.0 turbodiesel de 181 cavalos. Para a América do Sul, a Landtrek será montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, de onde já saem os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy.
Ford Maverick
Resgatando o nome do famoso cupê esportivo dos anos 60 e 70, a Ford trará do México em 2022 a picape Maverick, inicialmente na versão Lariat, com pacote off-road FX4. A picape, que será posicionada imediatamente abaixo da Ranger produzida na Argentina, terá motor 2.0 EcoBoost com 240 cavalos de potência (mais forte do que o de sua “irmã” maior), câmbio automático de 8 marchas e tração integral. A Maverick terá uma paleta de cores com dez opções (algumas bastante inusitadas em picapes): Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Malacara, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Cinza Torres, Cinza Dover, Prata Orvalho, Branco Ártico e Preto Astúrias.
Renault Kwid elétrico
A Renault confirma a chegada da nova geração do Kwid no Brasil em 2022, destacando a versão eletrificada. Antes do desembraque da configuração totalmente “verde”, o pequeno modelo – o mais vendido da marca francesa no Brasil – passará já em janeiro por uma grande reestilização nas variantes com motor 1.0. A versão elétrica estreará na metade do ano, com especificações semelhantes às do Renault City K-ZE e do Dacia Spring, com motor de 44 cavalos de potência e autonomia de 225 quilômetros.
Chevrolet Montana
A nova picape Montana, que até pouco tempo ainda exibia a frente do Agille – já “sepultado” há alguns anos –, mudará por completo no próximo ano. Deve receber, provavelmente, a parte frontal da Blazer norte-americana e crescerá de tamanho, para entrar no segmento da Fiat Toro e da Renault Oroch. A parte mecânica da nova Montana deverá ser compartilhada com o Tracker agora produzido em São Caetano do Sul (SP), com motor 1.2 turbo bicombustível de até 133 cavalos de potência e transmissão automática de 6 marchas.
Honda City
A maior novidade da Honda em 2022 já foi anunciada em dezembro de 2021, com a nova geração do City e sua inédita versão hatchback no Brasil. A comercialização do New City sedã se iniciará em janeiro, com pré-venda já aberta. Os preços das versões do sedã são de R$ 108.300 para a EX, de R$ 114.700 para a EXL e de R$ 123.100 para a “top” Touring. As vendas do New City hatch começarão em março. Ambas devem manter o 1.5 16V DI DOHC i-VTEC aspirado, com 126 cavalos de potência e câmbio tipo câmbio CVT com simulação de 7 marchas e opção de trocas sequenciais em “paddles shifts”.
Volkswagen Amarok
Sempre em meio a uma luta árdua para emplacar nas vendas no Brasil, a picape Amarok ganhará sua segunda geração no próximo ano, produzida na Argentina desde seu lançamento mundial, em 2010. A imagem divulgada pela Volkswagen sugere que a nova Amarok compartilhará elementos visuais com a Ford Ranger, em uma nova parceria entre as duas marcas. Os fãs da picape argentina torcem para que a nova parceria da Volkswagen com a Ford nada tenha a ver com a malograda Autolatina, que unificou as operações das marcas alemã e norte-americana na América Latina de 1987 a 1996.
Caoa Chery Exeed LX
A Caoa Chery se prepara para o lançamento da marca de luxo Exeed no mercado brasileiro. Décima colocada no ranking de fabricantes com maior número de vendas no Brasil este ano, a marca sino-brasileira apostará forte no SUV LX, com base no Tiggo 7. Porém, o interior do novo modelo será exclusivo, com destaque para o painel de instrumentos e a central multimídia com tela de 12,3 polegadas, cada um. Como a China costuma seguir o que está dando certo no mundo, a central lembra o sofisticado sistema interativo MBUX da Mercedes-Benz.