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CARRO ESPORTIVO

Porsche Taycan 100% elétrico desembarca no Brasil em três versões no modelo 2021

Com baixíssimo nível de ruídos, o esportivo chega com preços de R$ 589 mil a R$ 979 mil
10/08/2020 10:30 - Daniel Dias/AutoMotrix


Primeiro modelo com propulsão totalmente elétrica da Porsche, o Taycan carimbou seu passaporte para entrar no Brasil. A marca alemã abriu no dia 1º de agosto a pré-venda do esportivo 100% “verde”, que pode ser encomendado nas concessionárias em todas as versões com um carregador de 11 kW incluso no preço para recarga da bateria de alta tensão dos motores elétricos, mais a respectiva instalação. A entrega das primeiras unidades a seus compradores está prevista para acontecer ainda neste ano. O Taycan chegará ao Brasil em três versões, já como modelo 2021: Taycan 4S, a R$ 589 mil, Taycan Turbo, a R$ 809 mil, e Taycan Turbo S, a R$ 979 mil − preços iniciais sugeridos, sem considerar o frete interno. Os valores incluem o custo de verificação e instalação do carregador no endereço indicado pelo cliente em qualquer localidade do território nacional.

Todos os veículos configurados receberão provisoriamente o carregador opcional Charger Connect sem custo adicional, pois o Mobile Charger (carregador de série que acompanha o Taycan) ainda não está disponível na linha de produção. Mais do que receber o carregador e a instalação, o cliente terá à disposição uma equipe técnica homologada pela Porsche para determinar a melhor configuração do equipamento e prestar toda a orientação necessária. De acordo com a necessidade do novo dono do carro, essa mesma empresa fará a adequação da infraestrutura elétrica e dará suporte no fornecimento de documentação para o projeto de instalação, que também será feita se o cliente adquirir itens como ChargingDock ou Totem Porsche. Tanto o veículo quanto o carregador e a instalação terão garantia por período determinado.

O Taycan é um esportivo de quatro portas com dois motores elétricos (um em cada eixo) que trabalham permanentemente sincronizados. Segundo a Porsche, sua proposta é oferecer alto desempenho e esportividade com todo o conforto, comodidade e conectividade. Partindo com bateria 100% carregada, a versão 4S permite rodar até 407 quilômetros com a “bateria performance” entregando 530 cavalos de potência e até 463 quilômetros equipado com a “bateria performance plus” com 571 cavalos. Na versão Turbo, com potência de 680 cavalos, a autonomia pode chegar a 450 quilômetros. O Taycan Turbo S, modelo topo de linha, conta com 761 cavalos e pode rodar até 412 quilômetros com uma carga. Graças à tecnologia elétrica, o Taycan alcança autonomia similar à de um esportivo com motor a combustão. Como é comum nos carros elétricos, o nível de ruídos é extremamente baixo. “O Taycan vincula nossa herança ao futuro. Ele leva adiante a história de sucesso de nossa marca, que fascinou e emocionou pessoas em todo o mundo por mais de setenta anos. O Taycan marca o início de uma nova era”, comemora Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.

O Taycan é o primeiro veículo de produção com um sistema de 800 volts, em vez dos habituais 400 volts para carros elétricos. Essa é uma vantagem particular na estrada. Em pouco mais de cinco minutos, a bateria pode ser recarregada usando corrente contínua (CC) da rede de alta potência por um alcance de até 100 quilômetros (de acordo com o ciclo WLTP).

Com um design limpo e purista, o Taycan sinaliza o início de um novo tempo. O carro mantém as características de estilo da Porsche. De frente, parece particularmente largo e plano. A silhueta é moldada pela linha do teto esportiva inclinada para baixo na parte traseira. As seções laterais esculpidas são também marcas exclusivas do 100% elétrico. A coluna “C” (a de trás) cai de repente e os ombros pronunciados terminam em uma traseira típica da marca. Existem ainda elementos inovadores, como o logotipo Porsche com efeito de vidro, integrado à barra de luzes na parte traseira.

O interior do Taycan tem estrutura clara e uma arquitetura completamente nova. O painel de instrumentos é curvado e independente, colocando um ponto de fixação da visão do motorista como prioridade. Uma tela de infoentretenimento central de 10,9 polegadas e uma opcional do passageiro são combinadas para formar uma faixa de vidro integrada com uma aparência de painel preto. Todas as interfaces do usuário foram completamente projetadas para o Taycan. O número de controles clássicos de hardware, como interruptores e botões, foi bastante reduzido. O controle é inteligente e intuitivo − usando a operação de toque ou a função de controle de voz, que responde ao comando “Hey Porsche”.

 
 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!