Veículos
TESTE DRIVE

A Honda CB 1000R Black Edition mostra seus atributos em teste de estrada

A nova versão agrega um visual personalizado caracterizada pelo uso do preto em praticamente todas as superfícies

Edmundo Dantas/AutoMotrix

07/06/2022 10:19

Há três meses, no início de março, a linha 2022 da Honda CB 1000R chegou às concessionárias brasileiras trazendo uma novidade – a versão Black Edition. Apresentada como uma celebração do sucesso da naked, a nova versão agrega um visual personalizado que se caracteriza pelo extenso uso do preto em praticamente todas as superfícies. Além do aspecto cromático, a CB 1000R Black Edition incorpora acessórios exclusivos de série. À exceção de alguns detalhes em alumínio usinado – nos raios das rodas, na balança de suspensão, nas tampas do motor e nos apoios do guidão com o logotipo –, tudo na CB 1000R Black Edition é preto: o farol cônico e sua carenagem, suspensão dianteira, molduras do radiador, tampas da caixa do filtro do ar com acabamento anodizado e todo o sistema de escape, inclusive a ponteira. O tanque e a capa do banco do passageiro são em Preto Graphite. No aspecto técnico, a CB 1000R Black Edition se diferencia da versão standard da naked por ter o sistema “quickshifter”, com mudanças de marchas mais rápidas por eliminar a necessidade de acionamento da alavanca de embreagem.

A primeira CB 1000R foi lançada no Japão em 2007, quando a tendência na categoria naked eram motos derivadas das superesportivas – eram praticamente esportivas sem as carenagens, mas com o guidão mais alto e um visual radical. No Brasil, fez sua estreia em 2011. Na linha 2022, a CB1000R tem linhas mais agressivas e avançadas. O conceito Neo Sports Café deu uma interpretação moderna e minimalista a um amplo leque de estilos de motocicletas, cuja inspiração vem das Café Racers surgidas em meados do século 20. Como pioneira do estilo Neo Sports Café, a CB 1000R apresenta uma posição de pilotagem curvada à frente e tendo no motor um elemento de grande força em termos estéticos. O farol redondo ganhou uma moldura oval e está em posição mais recuada entre as bengalas da suspensão dianteira. A revitalização no visual foi estendida a elementos como o painel de instrumentos, agora um display de TFT a cores de alta visibilidade com 5 polegadas.

O motor DOHC de quatro cilindros em linha de 998 cc da CB 1000R tem sua origem na CBR 1000RR Fireblade, porém, teve o sistema PGM-FI reprogramado, o que resultou em melhor entrega de potência. Adaptada para o uso na naked, a faixa vermelha do conta-giros começa a 11.500 rpm, com o limitador de rotação entrando em ação a 12 mil rpm. A CB 1000R 2022 recebeu afinações no sistema PGM-FI, resultando em entrega de potência mais progressiva e melhores respostas ao acelerador. De acordo com a Honda, a nova caixa do filtro de ar assim como os dutos de admissão e o próprio filtro proporcionaram melhoria na admissão de ar no motor. São três os modos de pilotagem disponíveis de série – “Rain”, “Standard” e “Sport” – mais o “User”, personalizável. A parte ciclística da CB 1000R não teve alterações para 2022.  A distância de entre-eixos tem 1,45 metro e o peso a seco é de 201 quilos na versão Black Edition. A distribuição do peso entre a dianteira e a traseira é de 48,5%/51,5%. O preço sugerido para a CB 1000R Black Edition é de R$ 79.970.