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Em duas versões no mercado brasileiro, a "top" Titanium é a mais equipada do Territory

A Ford importa da China para brigar no lucrativo segmento de utilitários esportivos médios

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Como a pandemia da Covid-19 tornou a recuperação da lucratividade uma questão de sobrevivência para o setor automotivo, a Ford resolveu finalmente entrar nessa briga e, em agosto, trouxe da China o Territory. O novo SUV médio da marca do oval azul desembarcou em duas versões: a SEL e a “top” Titanium. Ambas usam um motor turbinado 1.5 EcoBoost a gasolina que gera 150 cavalos e torque de 22,9 kgfm. A transmissão automática CVT tem 8 marchas simuladas e opção de trocas manuais. 

O Territory foi desenvolvido em parceria com a Jiangling Motors Corporation (JMC) e é produzido na fábrica chinesa de Xiaolan. A inspiração dos designers no visual do Land Rover Evoque é indisfarçável. As similaridades com o modelo inglês se evidenciam na silhueta, na qual se destacam o entre-eixos longo, a traseira curta e o perfil dinâmico, com coluna traseira pintada de preto para dar um aspecto “flutuante” ao teto com caimento na parte posterior, à moda dos cupês. 

Já os detalhes remetem ao atual design de SUVs da Ford, como a característica grade dianteira trapezoidal, os faróis, as luzes diurnas e as lanternas de leds, que reforçam a assinatura luminosa da marca norte-americana. As caixas de rodas protuberantes e os apliques na parte inferior dos para-choques explicitam a robustez, e o nome “Territory” é ostentado em grandes letras cromadas na tampa traseira. Por fora, a versão Titanium se diferencia pelo teto pintado de preto, pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 235/50 R18, pelas maçanetas cromadas e pelos retrovisores com rebatimento elétrico.

Com 1,93 metro de largura (sem espelhos), comprimento de 4,58 metros e distância de entre-eixos de 2,71 metros – a maior da categoria de SUVs médios no Brasil –, o Territory pretende ser generoso em espaços para os passageiros. A versão Titanium tem interior claro, parcialmente em tecido que imita couro. Apliques de textura amadeirada buscam reforçar o requinte. 

A central multimídia Sync Touch tem tela de 10,1 polegadas. O carregador sem fio para celular no console permite dois modos automáticos de carregamento. O aplicativo FordPass possibilita usar o smartphone para trancar e destravar portas, dar partida acionando o ar-condicionado, checar a pressão dos pneus e o nível de combustível e localizar o veículo remotamente.

Em termos de segurança, o SUV médio da Ford traz de série seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento de pressão dos pneus e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. 

A versão Titanium agrega câmera de 360 graus com visualização panorâmica, que viabiliza acompanhar tudo em torno do veículo para aumentar a segurança. Também é de série na versão o piloto automático adaptativo com stop&go – seleciona a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente. Alertas de colisão frontal com frenagem automática, de saída de faixa e de ponto cego, estacionamento automático e faróis com acendimento automático são outros equipamentos da versão. 

O Territory Titanium é oferecido por R$ 197.900, qualquer que seja a cor. Não há opcionais. Já a versão SEL sai por R$ 179.900, exatos R$ 18 mil a menos que a topo de linha. De agosto a novembro, o SUV médio da Ford emplacou 1.223 unidades, média de 306 vendas a cada mês. 

Experiência a bordo

 A versão Titanium do Territory tem uma missão determinada pelo marketing da Ford – impressionar o consumidor brasileiro e fazê-lo esquecer dos eventuais preconceitos contra os automóveis “made in China”. De fato, nada dentro do Territory “top” deixa a desejar em relação aos concorrentes do segmento. Os revestimentos suaves ao toque e com aparente qualidade predominam e o encaixe das peças é preciso. 

O volante tem ajuste de altura e profundidade, o banco do motorista traz ajustes elétricos, os dianteiros oferecem opção de aquecimento e resfriamento, o teto solar e as janelas se fecham automaticamente junto ao travamento das portas, as luzes internas têm graduação de brilho e sete opções de cores, os vidros têm acionamento por um-toque, o carregamento de bateria de smartphone é por indução e o som tem oito alto-falantes. 

Também são de série na Titanium o painel de instrumentos totalmente digital, com tela colorida de 10 polegadas que pode ser personalizada em três temas. A central multimídia Sync Touch tem tela de 10,1 polegadas e conexão sem fio com Apple CarPlay. As câmeras de visão em 360 graus, acionadas automaticamente quando o veículo roda em baixa velocidade, apresentam ótima resolução e total visualização em torno da carroceria. 

O piloto automático adaptativo oferece seleção de velocidade e quatro níveis de distância para o veículo à frente, além de incorporar a função stop&go, que freia quando o trânsito para e volta a acelerar depois de três segundos. O porta-malas, com capacidade para 388 litros, não é dos maiores da categoria de utilitários esportivos médios. 

 

Impressões ao dirigir

Para “acordar” o motor turbinado 1.5 EcoBoost a gasolina do Territory é preciso primeiro encontrar o botão de partida. Inusitadamente, ele fica à esquerda do motorista – como nos Porsche. Com intercooler, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável acionado por corrente, é mais focado na eficiência energética do que na esportividade – entrega potência de 150 cavalos e um torque máximo de 22,9 kgfm na faixa de 1.500 a 4 mil rpm. Tal torque basta para conferir um desempenho decente ao conjunto, mas os 1.632 quilos de peso em ordem de marcha inibem uma performance mais esportiva. 

Nos baixos giros, há um sutil atraso no enchimento do turbo – o chamado “turbo lag”. A transmissão automática CVT, com relação continuamente variável, tem 8 marchas simuladas e opção de trocas manuais. As mudanças sequenciais e o modo “Sport” são opções para melhorar as respostas do conjunto. 

A Ford afirma que seus engenheiros promoveram aprimoramentos no Territory destinado ao mercado brasileiro, como a troca de buchas da suspensão e os amortecedores e pneus. O resultado foi positivo, e o SUV chinês mostra bom equilíbrio em trechos sinuosos. O ajuste de suspensão privilegia o conforto, uma característica comum nos veículos chineses. Assim, o conjunto suspensivo oferece boa absorção de impactos e imperfeições do asfalto. 

Apesar disso, em curvas, a rolagem da carroceria é correta, compatível com o centro de gravidade elevado. A direção assistida eletricamente é leve em manobras e tem peso correto em velocidade de cruzeiro. Se no asfalto o comportamento agrada, arriscar nas trilhas pode não ser muito recomendável, pois o Territory não tem opção de 4x4 – a tração é apenas dianteira. 

É um modelo mais indicado para quem aprecia passeios confortáveis em boas estradas do que para quem gosta de acelerar demais ou encarar trilhas. Um inegável trunfo do Territory é o silêncio a bordo. Ruídos de motor, rodas e vento ficam distantes do interior do SUV. 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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