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Lançamento nacional do Nivus

Depois da apresentação mundial, no final de maio, a Volkswagen o apresenta virtualmente para o mercado brasileiro e o revela em todos os seus detalhes

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Depois de apresentar mundialmente o Nivus por meio de uma “live”, no final de maio, a Volkswagen do Brasil volta a recorrer ao ambiente virtual da internet para o lançamento nacional do seu misto de SUV com cupê. Com chegada às concessionárias brasileiras prevista para agosto, o novo modelo da marca alemã foi oferecido em pré-venda e, a julgar pela receptividade, parece que agradou. O primeiro lote, de 1.200 unidades, se esgotou em apenas sete minutos após a abertura dos pedidos. “Essa é uma conquista ainda mais incrível por se tratar de um lançamento que ocorre nesse cenário de incertezas, feito totalmente por meios digitais, e sem que ninguém, nem clientes ou jornalistas, dirigissem o carro. É uma prova de que acertamos no produto, na estratégia e no público. É motivo de orgulho e comemoração de toda a equipe da Volkswagen”, celebrou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

Chamado pela fabricante alemã de primeiro “smart car” do país, o Nivus tem uma oferta enxuta e de baixa complexidade, tanto de versões quanto de opcionais. O modelo tem as configurações Comfortline 200 TSI, por R$ 85.890, e Highline 200 TSI, por R$ 98.290, ambas equipadas com itens de série voltados para o conforto, a comodidade e a segurança, sem abrir mão das características visuais marcantes do modelo. “O Nivus é o coração da Nova Volkswagen. Daqui do Brasil, projetamos um carro global, para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo. Totalmente desenvolvido na América Latina, o Nivus começou a ser produzido no dia 8 de junho, seguindo a programação inicial de lançamento no mercado. Todas as nossas fábricas no Brasil e na Argentina já retomaram a produção de forma gradativa, respeitando todas as normas de segurança de combate à pandemia do coronavírus”, destaca Di Si.  

O motor 200 TSI Total Flex (família EA211) – já adotado no hatch Polo, no sedã Virtus e no utilitário esportivo T-Cross – equipa as duas versões do Nivus. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, o propulsor gera até 128 cavalos de potência (94 kW) e torque de 20,4 kgfm a partir de 2 mil rotações por minuto. De acordo com a marca, o resultado é um desempenho ágil e esperto a todo momento. O motor 200 TSI está acoplado à transmissão automática de 6 marchas (AQ250). Sempre conforme a Volkswagen, o Nivus acelera de zero a 100 km/h em 10 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, o novo Volkswagen obteve pelo Inmetro as marcas de 10,7 km/l (gasolina) e de 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e de 9,4 km/l (etanol).

A suspensão foi desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. Por ter uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição mais confortável ao volante. O novo modelo é 2,75 centímetros mais alto que o Polo, sendo um centímetro vindo da suspensão e mais 1,75 centímetro do conjunto roda e pneu. Dessa forma, o vão livre do solo do Nivus é maior que o do Polo, para superar lombadas e desníveis com maior facilidade. O carro tem ainda regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção, proporcionando boa posição de dirigir. O espaço interno é outra virtude do Nivus. Com 4,26 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância de entre-eixos, o crossover cupê transporta até cinco ocupantes com conforto para pernas, joelhos, ombros e cabeças.

Além do motor 200 TSI e da transmissão automática de 6 marchas, o Nivus traz de série direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de led com função “Coming & Leaving home” (iluminação de orientação, clareando o ambiente em caso de emergência) e DRL (luzes de circulação diurna) em led integrado, lanternas também em leds, câmera de ré, volante multifuncional, Isofix e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito (para facilitar as manobras de estacionamento junto ao meio-fio), saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco de trás.

Para a versão topo de linha Highline, que chega completa, oferecendo apenas a cor como opcional, acrescenta o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veículo no Brasil, sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura Climatronic, faróis de neblina em led com função Cornering Light, revestimento dos bancos com material sintético Native, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, detector de fadiga, sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com “paddles shifts” para troca de marchas manuais, o mesmo utilizado pelo novo Golf na Alemanha.

“O Nivus é uma combinação de sucesso do design cupê arrojado com apelo esportivo, versatilidade e posição de dirigir um pouco mais alta. Tudo isso faz com que esse carro complete ainda mais o nosso portfólio, criando um segmento completamente novo no mercado. Com o Nivus, nosso foco é o cliente com idade média de trinta a trinta e cinco anos, ligado a esportes, tecnologia, games, música, carros, gastronomia, viagens e pets”, explica Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen América Latina. O Nivus é o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que também será produzido e comercializado no mercado europeu a partir de 2021. O carro para a América Latina é feito na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Desde o início do desenvolvimento do projeto, a “joia da coroa” do Nivus é a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infoentretenimento VW Play, criada no Brasil com foco no consumidor local. É item de série da versão Highline. O VW Play tem uma tela temperada antirrisco de alta resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. Destaques para a conexão de internet via celular, o manual cognitivo, o app “Meu VW” pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas) e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze e Ubook. O VW Play está disponível como opcional para a versão Comfortline, que vem de série com o sistema de infoentretenimento Composition Touch, com tela de 6,5 polegadas. O VW Play faz parte de um único opcional do Nivus, o pacote “VW Play & Tech”, que agrega o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), o monitoramento frontal e o volante multifuncional revestido em couro com “paddles shifts”, por R$ 3.520.

Mimos na estreia

Para celebrar a estreia mundial do Nivus, a Volkswagen preparou uma série especial, a Launching Edition, com base na versão topo de linha Highline 200 TSI, nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, com teto e espelhos em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e rodas de liga leve de 17 polegadas Cassino Dark com acabamento diamantado. A diferença fica por conta dos apliques laterais e no para-choque traseiro e do rack de teto, que na opção Vermelho Sunset são em chrome effect e prata, respectivamente, e na versão Cinza Moonstone assume as cores Preto Ninja e preto. O catálogo do Nivus contará com seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone, as duas últimas exclusivas da série especial.

Outra novidade no lançamento do Nivus é o cliente poder vislumbrar o carro na tela de seu celular ou tablet e ver todos os seus detalhes. A marca lança junto com o anúncio da pré-venda do Nivus o aplicativo Volkswagen Experience, que utiliza a realidade aumentada para projetar o modelo, seja em miniatura ou em tamanho normal, permitindo inclusive a interação com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simulando estar ao volante do carro. “É mais um dispositivo de conveniência para o cliente, que passa a ter uma forma diferenciada de ver um modelo. É possível, por exemplo, observar como o Nivus fica na vaga de garagem da casa do cliente. O consumidor pode visualizar o carro em qualquer superfície plana, seja em uma mesa de jantar ou na varanda. O Volkswagen Experience vem para complementar as várias ferramentas digitais que a fabricante oferece, como o DDX e o Meu VW, tornando a digitalização na marca ainda mais robusta”, afirma Fábio Rabelo, gerente-executivo de Digitalização e Novos modelos de Negócio da Volkswagen América Latina. O Volkswagen Experience está disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android. Após ser instalado, ele não precisa de internet para funcionar.

TEST DRIVE

Versão Savana é a mais radical da picape média Mitsubishi L200 Triton

A L200 Triton Savana tem preço sugerido de R$ 299.990 e é produzida em Catalão (GO)

15/04/2024 14h41

Teste da picape Mitsubishi L200 Triton Savana Luiza Kreitlon/AutoMotrix

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Desde sua primeira geração, apresentada no Japão há mais de 40 anos, a proposta da picape Mitsubishi L200 é reunir o conforto e a dirigibilidade de um utilitário esportivo de luxo com uma ampla capacidade para o off-road. Tal capacidade para enfrentar de forma destemida as trilhas, os lamaçais e os buracos é particularmente explícita na versão Savana. Criada em 2004 para o mercado brasileiro, é caracterizada por incorporar como itens de série modificações comuns entre os proprietários da L200 que faziam uso pesado, como pneus fora-de-estrada e snorkel. Apresentada há um ano, a atual L200 Triton Savana tem preço sugerido de R$ 299.990 e é produzida em Catalão (GO), na fábrica da HPE Automotores do Brasil, representante oficial da marca Mitsubishi Motors no país. A versão é oferecida em quatro opções de cores: Amarelo Rally (a do modelo testado), Verde Forest, Bege Jizan e Branco Fuji. A picape conta com cinco anos de garantia de fábrica.

A base da Savana é a L200 Triton Sport HPE, de R$ 269.990. Os generosos cromados do modelo original dão lugar a plástico preto sem pintura na grade, capa dos retrovisores e em outros detalhes. Sob o para-choque está uma placa de deslizamento, também em preto, que protege a mecânica e ajuda a transpor obstáculos. Os faróis são em leds e auxiliados pelas luzes de neblina. O snorkel vem de série e amplia a capacidade de transpor trechos alagados de até 70 centímetros. No teto da cabine está um bagageiro com capacidade para até 50 quilos e que abriga pranchas de desencalhe – que funcionam como uma versão “profissional” do macete clássico dos donos de Fusca, que colocavam os próprios tapetes do carro sob os pneus para escapar dos atoleiros. Na caçamba da Mitsubishi L200 Triton Savana 2024, que conta com acabamento anti-riscos, há uma caixa com chave na lateral. As rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 265/60 de uso urbano da L200 Triton Sport HPE são substituídas por rodas de aço estampado de 17 polegadas, mais resistentes a impactos. Os pneus são o Goodyear Duratrack 265/70R17, específicos para uso mais pesado no fora-de-estrada. Os para-lamas recebem alargadores em plástico para proteger a carroceria de riscos. Sob as portas, onde costumam ficar os estribos, estão os “rocksliders”, barras que protegem a parte inferior das laterais da carroceria.

Teste da picape Mitsubishi L200 Triton Savana - Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix Teste da picape Mitsubishi L200 Triton Savana - Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix 

O motor da L200 Triton Savana é o mesmo que equipa todas as versões da picape média. É um 2.4 turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio que traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável. Desenvolve 190 cavalos de potência e 43,9 kgfm de torque. A transmissão automática de 6 marchas tem opção para trocas sequenciais por meio de particularmente avantajados “paddles shifters” localizados atrás do volante. O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos de operação: “2H” – usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave –, “4H” – para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serra e em condição de chuva, com o sistema distribuindo automaticamente a tração entre os dois eixos, por meio do diferencial central –, “4HLc” – para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência como terra e cascalho – e “4LLc” – para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama. A L200 Triton Savana conta ainda com o “Off-Road Mode”, preparando a picape para ficar mais resistente para terrenos mais severos, e o controle de descida em rampas. Para situações em que uma ou mais rodas estão sem contato com o chão, a picape conta com o sistema ativo de controle de tração. O bloqueio do diferencial permite que as rodas de trás recebam tração de forma idêntica, sendo útil em atolamentos.

Teste da picape Mitsubishi L200 Triton SavanaTeste da picape Mitsubishi L200 Triton Savana - Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Experiência a bordo

A Mitsubishi L200 Triton Savana não tem um visual interno dos mais contemporâneos –, questão que talvez nem incomode o consumidor típico da versão. Mas isso deve ser resolvido com a esperada atualização da nova geração, já confirmada para o Brasil. Os instrumentos têm aspecto conservador. Uma grande alavanca de freio de mão no console ocupa um espaço bem maior que os botões dos freios de estacionamento eletrônicos das picapes mais recentes. A central multimídia JBL traz tela sensível ao toque de 7 polegadas – pequena para os padrões das atuais concorrentes –, integrada aos smartphones por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, com GPS embarcado. A chave é simples, do tipo com com a parte metálica exposta, algo inesperado em um modelo da faixa dos R$ 300 mil.

Embora conte com alças frontais, a picape é alta e faz falta um estribo para facilitar o acesso – os “rocksliders” não cumprem a mesma função. Para aumentar a percepção de requinte, há detalhes em preto brilhante no painel e um inclinômetro gráfico longitudinal e lateral, assim como indicador de esterçamento das rodas dianteiras – equipamento bastante útil no “off-road”. Os bancos são em um revestimento de aspecto elegante, que imita couro, sendo o do motorista com regulagens elétricas. Os espaços na traseira são amplos e confortáveis. A picape traz ar-condicionado de duas zonas, que se completa com eficientes saídas de ar colocadas no teto, permitindo a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis. E o carpete do interior dá lugar a um material emborrachado, que facilita a limpeza.

Teste da picape Mitsubishi L200 Triton SavanaTeste da picape Mitsubishi L200 Triton Savana - Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Impressões ao dirigir

A Savana é um off-road à moda antiga – do tipo que agrada saudosistas de veículos lameiros radicais, como o extinto Toyota Bandeirante e os Land Rover Defender do século passado. Nas trilhas, o conjunto da picape da Mitsubishi esbanja consistência e robustez. Não há mudanças mecânicas em relação às outras configurações da L200 e a Savana mantém o 2.4 turbodiesel, com construção em alumínio e variador de tempo de válvulas na admissão e no escape. O motor entrega 190 cavalos em 3.500 rpm e robustos 43,9 kgfm em 2.500 rpm – força suficiente para performances convincentes, tanto na estrada quanto fora dela. Tem boa elasticidade e se entende bem com o câmbio automático de 6 marchas, com opções para trocas sequenciais nos “paddles shifters”. As trocas são suaves e a oferta de torque é farta. Na estrada, não falta disposição para levar as mais de duas toneladas da picape até velocidades elevadas ou para fazer ultrapassagens seguras. Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo da L200 Triton Sport Savana é de 9,3 km/l no uso urbano e de 10,3 km/l no rodoviário.

Se não há diferença mecânica da Savana em relação às outras L200, há características acústicas distintas. O som reverberado pelo snorkel na coluna frontal direita se faz notar na cabine. Os pneus lameiros impõem um rodar mais rumoroso e o rack no teto também emite sua sonorização adicional. A direção tem assistência hidráulica e é um tanto pesada nas manobras, também por conta dos pneus. O feixe de molas na traseira e o curso da suspensão dianteira não favorecem tanto conforto no uso urbano e nem um comportamento dinâmico mais arisco nas curvas em velocidades mais elevadas. Contudo, entregam uma reconfortante confiabilidade a quem enfrenta obstáculos como valões, atoleiros, pirambeiras e dunas de areia. O ambiente no qual a L200 Triton Savana se sente mais à vontade é nas trilhas – é o veículo mais robusto que a Mitsubishi Motors já produziu no Brasil. A sensação tranquilizadora no “off-road” é reforçada pelo sistema de tração 4x4, que conta com modos 4x2, 4x4 automático, 4x4 50/50 e 4x4 com reduzida, além do seletor de fora-de-estrada e o bloqueio do diferencial traseiro. A reduzida ajuda a passar por obstáculos mais complicados e os pneus reforçam expressivamente a valentia da Savana. O Off-Road Mode deixa a picape mais preparada para encarar os mais variados tipos de terreno, com quatro modos: “Cascalho”, “Lama/Neve”, “Areia” e “Pedra”. Os atributos para as trilhas são respeitáveis: ângulo de entrada de 33 graus, ângulo de saída de 24 graus e altura livre em relação ao solo de 23,3 centímetros.

As assistências semi-autônomas ativas – controle de tração e de estabilidade, assistente de frenagem de emergência, sistemas de frenagem autônoma, de monitoramento de pontos cegos e de prevenção de aceleração involuntária e controle ativo de tração estabilidade – andam valorizadas nas picapes médias mais recentes. Na linha L200 Triton, estão disponíveis apenas na versão Sport HPE-S, que custa exatamente os mesmos R$ 299.990, porém não aparecem na Savana. Tais tecnologias talvez nem combinem tanto com a proposta “ lameira raiz” da L200 Triton Savana, pois sensores e radares são equipamentos delicados, que normalmente sentem o impacto do uso mais extremo.

Teste da picape Mitsubishi L200 Triton Savana Teste da picape Mitsubishi L200 Triton Savana - Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

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