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CAMINHÃO ELÉTRICO

A sueca Volta Trucks revela o design definitivo, pronto para produção, do caminhão elétrico Zero

Este será o primeiro veículo totalmente elétrico de 16 toneladas projetado para a logística no centro das cidades
17/11/2021 15:57 - Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix


A Volta Trucks é uma startup automotiva europeia especializada na fabricação de caminhões elétricos, criada em 2017. 

A sede da empresa fica em Estocolmo, na Suécia, enquanto o setor de engenharia funciona no Reino Unido e fábrica foi construída em Steyr, na Áustria. 

O primeiro protótipo do seu modelo de estreia, o caminhão Zero, foi apresentado em setembro do ano passado. 

Agora, a Volta acaba de apresentar a versão definitiva de produção do design do modelo. 

Segundo a Volta, o Zero será o primeiro veículo totalmente elétrico de 16 toneladas projetado para a logística no centro das cidades, reduzindo o impacto ambiental das entregas de cargas, com uma autonomia de 150 a 200 quilômetros. 

Até o final de 2022, a Volta pretende fabricar cerca de quinhentos veículos. Em 2025, a proposta é atingir a produção de 5 mil unidades por ano.  

O design final do Volta Zero – criado pelo estúdio Astheimer Design na cidade de Warwick, na Inglaterra – tem um visual muito próximo ao do futurista protótipo original. 

Graças à ausência de um volumoso propulsor de combustão interna, o motorista do Volta Zero senta-se em uma posição de direção central, com uma altura do assento muito mais baixa do que a de um caminhão convencional. 

Essa combinação, mais um design de cabine em estilo casa de vidro, dá ao motorista uma ampla visibilidade de 220 graus, reduzindo os pontos cegos perigosos. 

A proteção é aprimorada pelo uso de câmeras retrovisoras que substituem os espelhos tradicionais. 

Uma câmera panorâmica de 360 graus mostra ao motorista todo o entorno e os sistemas de alerta de ponto cego para detectar objetos nas laterais do veículo. 

O design da cabine é contemporâneo, com interfaces de usuário intuitivas. 

Telas sensíveis ao toque em cada lado da cabine são usadas para luzes, controle de temperatura, navegação e planejamento de viagem, comunicação e mídia. 

Os mesmos princípios de design também serão mantidos nas próximas variantes 7,5, 12 e 18 toneladas – a última foi reposicionada para o peso bruto total de 19 toneladas.

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