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Professor estreia na literatura com trama de jovem nos anos 80

Professor estreia na literatura com trama de jovem nos anos 80

THIAGO ANDRADE

12/09/2016 - 15h46
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Escrever não é novidade para Ravel Giordano Paz, professor de Literatura na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Ele é autor de dezenas de artigos e outras produções científicas; em 2009, publicou “Serenidade e fúria: o sublime assimachadiano”, resultado da tese de doutorado em Letras Vernáculas pela USP, e em 2012 organizou o livro “A indústria radical: leituras de cinema como arte-inquietação”. 

No entanto, apesar de anos se dedicando ao estudo literário, esta é a primeira vez que o autor publica uma obra ficcional. “Os meninos da Colina” é narrado por Jean, um garoto normal, mas um pouco tímido, que acabou de se mudar para a Colina, bairro rico em uma cidade de porte médio, Vinilândia. Ao entrar na escola do bairro, ele faz novas amizades, participa das farras da turma e se envolve em algumas confusões, além de se apaixonar por uma garota, Cláudia.

“A certa altura, as coisas começam a se complicar, chegando a ganhar contornos de tragédia, alguns fatos escabrosos se revelam, mas isso é melhor deixar para o leitor descobrir”, explica o autor. A narrativa é ambientada nos anos 80, às vésperas da eleição de Fernando Collor. “Ao lado de temas como amor, amizade, rivalidades, violência, sexualidade e relações entre pais e filhos, há um matiz levemente político, mas nada, eu espero, que pese na história”, comenta.

A obra é voltada para o público jovem, mas como ressalta Ramiro Giroldo, que assina a orelha do livro, “o leitor que não é mais tão jovem e tem a memória de suas descobertas já embotadas pela passagem dos anos redescobrirá lembranças doces, agridoces, amargas”. Para Ravel, o livro poderá ser lido tranquilamente por adultos, sobretudo por resgatar um momento histórico, mesmo que esse não seja o foco da obra.

Seja por acaso ou pelo “espírito do tempo”, “Os meninos da Colina” se insere entre as inúmeras obras ficcionais – literárias, mas também audiovisuais – que voltam o olhar para os anos 80. A série “Stranger Things”, da Netflix, fez sucesso ao recuperar as referências que marcaram época. 

“A proposta é bem diferente, mas a série também atesta que esse período tem despertado interesse ultimamente, por motivos que eu não saberia explicar, mas que talvez tenham a ver com o momento em que as pessoas que foram jovens naquela época estão vivendo agora”, comenta. Segundo Ravel, outro exemplo que teria mais a ver com seu livro é o filme “Califórnia”, dirigido por Marina Person, com Caio Blatt.

MUDANÇA DE ARES

De fato, Ravel se consolidou como um pesquisador e seguiu o caminho de quem trilha a formação acadêmica: se tornar professor. Mestre em Teoria e História da Literatura, pela Universidade Estadual de Campinas, e doutor em Letras, pela Universidade de São Paulo, Ravel continua a estudar a literatura a partir das reflexões de Jacques Derrida. “Esse é um processo mais árduo, que envolve questões complexas, sobre a liberdade e a dimensão ética tanto da atividade literária quanto da crítica”, pontua.

O autor de “Os Meninos da Colina” considera que produzir algo artisticamente é altamente recomendável para quem estuda literatura ou artes em geral. Assim, ele decidiu seguir o próprio conselho e colocar no papel a história de Jean e seus colegas. 

“A tentativa de escrever ficção não é totalmente desligada de minha atividade como estudioso, principalmente de literatura, seja porque também na escrita criativa eu exerça meu senso crítico, seja porque minhas leituras literárias, e mesmo teóricas, de certa forma influenciam meu trabalho criativo”, explica.

Segundo Ravel, há algo de biográfico na obra. “Acho que eu mesmo estou ‘espalhado’ em vários personagens”, brinca. O autor afirma que as experiências pessoais estão presente, mas foram modificadas ou misturadas a outras experiências, de outras épocas. 

“Misturei lugares, pessoas, experiências e, claro, realidade e ficção. Alguns personagens foram inspirados em diferentes pessoas, que acabaram se fundindo em uma só, ou, pelo contrário, se dividindo em mais de uma”, argumenta. 

O autor pontua ainda que há uma “leve intenção” de imitar certos aspectos das histórias de Machado de Assis, com algo de sua sutileza irônica e sua metalinguagem. “Espero que soe mais como uma homenagem do que como imitação”, brinca.

“Os Meninos da Colina” é a estreia de Ravel como escritor ficcional, mas ele afirma que há outros projetos em andamento. “Tenho um volume de contos em andamento e um romance satírico pronto, além de outros projetos esboçados ou iniciados, mas ainda estou em dúvida quanto a publicá-los”, explica.

Em relação ao romance, que tem como títulos provisórios “Pustulário” ou “O Rol dos Omissos”, ele acredita que é preciso maturá-lo mais: “me distanciar um pouco para, depois, voltar a ele com outros olhos”, detalha. Ravel ressalta que o livro que está sendo lançado, na verdade, foi escrito há cinco anos.

“Quando decidi publicá-lo, mexi bastante no texto original. Esse distanciamento crítico é fundamental”, argumenta o autor.

OSCAR 2026

Wagner Moura tem 91,34% de chance de vencer o Oscar, aponta ranking

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

21/12/2025 23h00

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62% Divulgação

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As expectativas brasileiras para o Oscar 2026 crescem antes mesmo do anúncio oficial dos indicados, previsto para 22 de janeiro. Wagner Moura aparece entre os nomes mais fortes da disputa pelo prêmio de melhor ator, segundo um novo levantamento do site especializado Gold Derby.

De acordo com a projeção, o ator brasileiro tem 91,34% de chance de vitória, porcentual que o coloca na terceira posição entre os 15 nomes mais bem colocados na categoria. A lista reúne artistas que já figuram entre os pré-indicados e aqueles acompanhados de perto durante a temporada de premiações.

A liderança do ranking é de Leonardo DiCaprio, com 95,08% de probabilidade, seguido por Timothée Chalamet, com 93,62%. Wagner aparece logo atrás, à frente de nomes como Michael B. Jordan e Ethan Hawke.

As estimativas do Gold Derby são elaboradas a partir da combinação de previsões de especialistas de grandes veículos internacionais, editores do próprio site que acompanham a temporada de premiações e um grupo de usuários com alto índice de acerto em edições anteriores do Oscar.

O Agente Secreto está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, em lista divulgada no último dia 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, com transmissão da TNT e da HBO Max, e terá novamente Conan O’Brien como apresentador. A edição também deve ampliar a presença brasileira na premiação: produções nacionais como O Agente Secreto já figuram em listas de pré-indicados da Academia, em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco.

Ranking do Gold Derby para o Oscar 2026 de melhor ator:

1. Leonardo DiCaprio (95,08%)

2. Timothée Chalamet (93,62%)

3. Wagner Moura (91,34%)

4. Michael B. Jordan (83,35%)

5. Ethan Hawke (73,46%)

6. Joel Edgerton (25,24%)

7. Jesse Plemons (7,09%)

8. George Clooney (4,25%)

9. Jeremy Allen White (4,06%)

10. Dwayne Johnson (2,64%)

11. Lee Byung Hun (2,52%)

12. Oscar Isaac (0,83%)

13. Daniel Day-Lewis (0,39%)

14. Brendan Fraser (0,31%)

15. Tonatiuh (0,24%)
 

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B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

Bailarina, atriz e criadora do método Dança Integral, Keila Fuke transforma o movimento em linguagem de escuta, autocuidado e reinvenção feminina

21/12/2025 20h00

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos Foto: Divulgação

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Keila Fuke fala de dança como quem fala de família. Não no sentido de abrigo confortável apenas, mas de território vivo - onde moram memória, desejo, silêncio e prazer. Quando ela diz que o corpo é templo, não soa místico. Soa prático. Soa vivido.

“A dança é uma arte que se expressa pelo corpo, e o corpo é nossa casa, templo sagrado e cheio de emoções, histórias e prazer”, diz. Para ela, quando uma mulher escuta e sente o próprio corpo, algo essencial se reorganiza: “ela realmente se conecta com sua essência primária, seus desejos, e consegue ir para a vida de forma mais consciente”.

Há mais de três décadas, Keila dança, atua, coreografa e cria. Sua formação artística começou ainda na infância e se expandiu por diferentes linguagens (dança, teatro, musical e direção), construindo uma trajetória consistente nos palcos brasileiros. Nos grandes musicais, viveu a intensidade da cena em produções como “Miss Saigon”, “Sweet Charity”, “A Bela e a Fera”, “Victor ou Victoria” e “Zorro” (experiências que aprofundaram sua relação com a disciplina, a entrega e a presença).

Foi também no teatro que sua trajetória profissional ganhou contorno definitivo. Keila estreou ao lado de Marília Pêra, em “Elas por Ela”, num encontro que deixaria marcas profundas em sua forma de compreender a arte. A convivência com Marília reforçou a noção de que o palco exige verdade, escuta e disponibilidade (valores que atravessam seu trabalho até hoje).

Mas só quem escuta com atenção percebe que sua trajetória não foi guiada apenas pela busca da forma perfeita ou do espetáculo bem acabado - e sim por uma pergunta insistente: o que o corpo ainda tem a dizer quando a vida muda de ritmo? Essa pergunta atravessa tudo o que ela faz hoje.

Ao falar sobre movimento, Keila não separa o gesto do afeto, nem a técnica da emoção. “A dança revela a comunicação entre o mundo interno e o externo. O gesto se torna linguagem, o movimento vira verdade.” Talvez seja exatamente por isso que tantas mulheres chegam às suas vivências depois de períodos de exaustão: ali não se pede performance, mas presença.

Existe algo de radicalmente gentil na forma como Keila olha para o corpo feminino. Especialmente aquele que atravessa a maturidade. A menopausa, tema ainda cercado de silêncio, aparece em sua fala como travessia, não como falha. “Todas as mulheres irão passar por esse portal ao entrar na maturidade”, afirma. “Não para corrigir o corpo, mas para reconhecê-lo.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos         B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Foi desse entendimento que nasceu o método Dança Integral, desenvolvido a partir da integração entre sua experiência artística e seus estudos terapêuticos. Ao longo dos anos, Keila aprofundou-se em yoga, meditação, tantra, bioenergética e consciência sistêmica, incorporando esses saberes à dança. “É um trabalho que convida a mulher a ativar e integrar seus corpos (físico, mental e emocional) devolvendo consciência, presença e escuta.”

Na prática, o movimento deixa de ser esforço e passa a ser aliado. O corpo volta a circular energia, as emoções encontram expressão e a mente desacelera. “No movimento consciente, o corpo lembra que não nasceu para ser corrigido, mas habitado.” Quando isso acontece, o corpo deixa de ser campo de conflito e volta a ser morada.

A ancestralidade japonesa que Keila carrega atravessa profundamente esse olhar. Mestiça de origens japonesa, italiana, alemã e libanesa, ela se reconhece como uma mulher amarela e traz dessa herança a disciplina entendida como cuidado. O respeito ao tempo, ao silêncio e ao gesto essencial molda sua relação com o movimento, a prática e o feminino. Espiritualmente, o corpo é templo, o movimento é ritual e a repetição, um caminho de aperfeiçoamento interno.

Ao mesmo tempo, Keila é mistura. Emoção, calor e invenção brasileira convivem com rigor e silêncio. “Vivo entre tradição e vanguarda, entre raiz e criação”, diz. É dessa fusão que nasce um trabalho que não se fixa nem na forma nem no conceito, mas no estado de presença.

Essa escuta sensível também se manifesta fora das salas de dança. Há 17 anos, Keila atua na Fundação Lia Maria Aguiar, em Campos do Jordão, onde integra a formação artística de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ali, ela participa da criação de um núcleo de teatro musical que utiliza a arte como ferramenta de educação, inclusão e fortalecimento da autoestima. “Com eles, aprendo que sensibilidade não é fragilidade, é potência.”

B+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anosB+: Keila Fuke transforma a dança em escuta do corpo, cura emocional e reinvenção aos 59 anos - Divulgação

Falar de reinvenção aos 59 anos, para Keila, não tem a ver com começar do zero. Tem a ver com fidelidade. “Se reinventar é um gesto de fidelidade à vida.” Ela fala de saúde emocional, de vulnerabilidade, mas também de prazer, curiosidade e desejo. “Depois dos 50, algo se organiza internamente: ganhamos coragem para comunicar quem somos e ocupar nosso lugar sem pedir permissão.”

Existe algo profundamente político nesse corpo que segue dançando sem pedir licença ao tempo. Que reivindica delicadeza sem abrir mão de força. “Dançar, assim, é um ato político e espiritual”, diz. “É a mulher dizendo ao próprio corpo: eu te vejo, eu te respeito, eu te celebro.”

Quando Keila afirma que cada passo é uma oração, a frase ganha densidade. “Hoje, a oração que guia meus passos é a gratidão em movimento.” Gratidão por estar viva, criando, aprendendo e colocando o talento a serviço da vida. “Que minha arte continue sendo ponte - entre corpo, alma e coração.”

Talvez seja isso que faz de Keila Fuke uma presença tão inspiradora: não apenas o que ela construiu nos palcos, mas a forma como permanece. Em movimento. Em escuta. Em verdade.

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