Cidades

desabafo no Facebook

Artista diz que prefeitura cancelou show por não tocar "sertanejo"

Apresentação do "Chalana de Prata" teria sido cancelado porque prefeitura queria "show popular"

GABRIEL MAYMONE

16/04/2015 - 17h54
Continue lendo...

O violonista Guilherme Rondon, integrante do grupo Chalana de Prata e autor de músicas e trilhas divulgadas nacionalmente, disse que a prefeitura de Coxim (MS) cancelou o show do grupo, que havia sido agendado pela Secretaria de Cultura do Estado pelo motivo de não ser do gênero “sertanejo universitário”, conforme palavras do artista..

Em seu perfil no Facebook, o músico publicou ofício assinado pela assessoria de comunicação da prefeitura, solicitando o cancelamento do evento, marcado para o dia 26 de abril como parte da programação do aniversário do município. Consta no documento que o prefeito Aluízio São José (PSB) “gostaria de decidir junto ao Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery de Freitas Júnior, um show de cunho mais popular, voltado aos jovens do município”. (veja o ofício no final da matéria)

O prefeito de Coxim disse ao Portal Correio do Estado que “na verdade, ocorreu um grande mal entendido, de mim não partiu nada”, declarou. A assessoria da prefeitura alegou que não houve nenhum ofício da prefeitura solicitando o show.

A secretária-adjunta de Cultura, Andreia Freire, porém, confirmou que houve um pedido feito pessoalmente pela assessoria cultural da prefeitura. “Houve uma conversa sim, pessoalmente, com a equipe de cultura da prefeitura. Conversamos e eles disseram ter interesse em comemorar o aniversário do município com um show animado. Apontamos o Chalana de Prata, eles aceitaram e, então, fizemos o agendamento com o artista”, explicou.

Andreia confirmou que foi feito o agendamento com a banda. “Depois, recebemos um ofício da prefeitura solicitando o cancelamento do show, mas até onde sei não havia contrato assinado, apenas o agendamento”, concluiu.

Guilherme Rondon disse que o cancelamento acarretou transtornos. “Contato feito, orçamento aprovado, agendas ajustadas ( tive que antecipar minha vinda de SP com custos de remarcação de passagem ) , show confirmado. Daí o prefeito Aluízio São José ( nome de santo !! ) se dizendo dono da festa descobriu que o Chalana não toca sertanejo universitário e mandou cancelar o show !!!”, declarou em seu perfil no Facebook.

Chalana de Prata

A banda é formada por ícones da música sul-mato-grossense. Além de Guilherme Rondon (autor de “Vida, bela vida” e “Paiaguás”, o grupo tem como integrantes Paulo Simões (um dos autores de Trem do Pantanal), Dino Rocha (considerado por muitos o “Rei do Chamamé”) e Celito Espíndola.  

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

Continue Lendo...

Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).