Cidades

DIÁRIO OFICIAL

Prefeitura abre chamamento público
para construção de 1 mil casas populares

Prefeito disse que meta é construir 2,5 mil casas por ano

Continue lendo...

Agência Municipal de Habitação (Emha) abriu chamamento público para selecionar empreiteiras interessadas na construção de 1.004 unidades habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Campo Grande.

Edital do chamamento público foi publicado hoje, em edição extra do Diário Oficial do Município.

Conforme a publicação, serão construídas 384 casas em área localizada no parcelamento dos bairros Jardim Paulo Coelho Machado e Centro Oeste.

Outras 300 unidades habitacionais serão construídas em área dos bairros Jardim Canguru e Centro Oeste; 112 casas no Jardim Antarctica e Leblon e 208 no Jardim Tarumã e Jardim Portal das Laranjeiras.

Casas a serem construídas estão abaixo da meta da prefeitura, que é de construir pelo menos 2,5 mil habitações por ano, segundo o prefeito Marcos Trad (PSD).

Conforme Trad, tirar o plano do papel não depende só da prefeitura, que precisa de recursos do Governo Federal.

Ainda segundo o prefeito, deficit habitacional de Campo Grande é de cerca de 40 mil famílias que aguardam por uma moradia.

“Eu queria fazer as 40 mil [casas], mas tudo o que fizemos até então de planejamento junto aos órgãos federais até agora foram por água abaixo. Lá em Brasília só se fala em Lava-Jato, lista de Fachin, previdência. Nada de nenhum projeto está sendo colocado a frente, está tudo parado”, afirmou o prefeito.

Marcos Trad apontou ainda que prioridade será construir casas para famílias que foram retiradas da favela Cidade de Deus. Ele não soube informar número exato de residências a serem construídas e disse que prefeitura tenta parceria com o Governo do Estado para garantir as edificações.

CONVÊNIO

Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado mantém tratativas para garantir residências para quem vivia na favela Cidade de Deus.

A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) e a Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (Emha) tratam detalhes de parceria.

Como o Estado tem um programa para financiar residências, oferecendo o contrapiso, enquanto os outros conveniados (município e mutuário) ficam responsáveis por custear acabamento e outras estruturas. As casas desse programa estadual são de 42,56 metros quadrados e neste ano 1.706 residências nesse molde tripartite serão financiadas.

Cidades

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026

De acordo com o cantor, ele sabe como ajudar o país e "fazer a roda girar" e afirmou que estar cansado dessa "história de direita e esquerda"

02/01/2025 17h20

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026

Gusttavo Lima deve se candidatar à presidência em 2026 Reprodução: Instagram

Continue Lendo...

O cantor sertanejo Gusttavo Lima deve se candidatar à Presidência nas eleições de 2026. Em entrevista ao Metrópoles, o artista revelou que está colocando seu nome à disposição dos eleitores, disse também que começará a dialogar com grupos políticos alinhados com seus planos na política. 

De acordo com o cantor, mesmo sem experiência, ele sabe como ajudar o país e "fazer a roda girar" e afirmou que o Brasil precisa de alternativas para enfrentar os desafios sociais e econômicos.

"O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, condição que muita gente não tem...eu acho que posso ajudar, talvez mude de ideia até 2026, mas hoje a minha disposição está muito inclinada para me tornar um candidato à Presidência da República em 2026", ressaltou o cantor.", afirmou. 

 O cantor é próximo do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que também já declarou ter intenções de disputar a Presidência 2026. Nas eleições de 2024 em São Paulo, o sertanejo declarou apoio ao empresário Pablo Marçal (PRTB). Apesar do apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Gusttavo Lima disse estar cansado dessa "história de direita e esquerda". 

"O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudarchega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população", declarou o cantor.

Recentemente o cantor Gusttavo Lima teve a prisão decretada pela juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no dia 23 de setembro. O sertanejo é investigado na Operação Integration, a mesma investigação em que foi presa a influenciadora e advogada Deolane Bezerra.

Segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo, que teve acesso ao processo que tramita em sigilo, a juíza acatou pedido da Polícia Civil de Pernambuco e rejeitou argumentos do Ministério Público de Pernambuco, que, na sexta-feira (20), tinha pedido a substituição de prisões preventivas por outras medidas cautelares.

A magistrada destaca que o cantor, que se chama Nivaldo Batista Lima, deu abrigo a foragidos no âmbito da investigação, o que, segundo ela, demonstra "alarmante falta de consideração pela Justiça".

Ela acrescenta ainda que, ao retornar de uma viagem a Grécia, uma aeronave transportou Gusttavo Lima e outros dois investigados, e pode ter deixado os investigados no exterior.

"Sua intensa relação financeira com esses indivíduos, que inclui movimentações suspeitas, levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas. A conexão de sua empresa com a rede de lavagem de dinheiro sugere um comprometimento que não pode ser ignorado", acrescentou a juíza.

O Ministério Público de Pernambuco defendeu o arquivamento das investigações contra o sertanejo, o que ocorreu em dezembro.

Operação Integration

A Operação Integration da Polícia Civil de Pernambuco foi deflagrada no dia 4 de agosto, quando foram cumpridos 10 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão e apreendeu mais de R$ 150 milhões em bens e dinheiro. A operação segue com diligências em curso. 

Dentre os alvos, estão grupos ligados a bets (sites de apostas esportivas, que são regulares), mas a investigação mira sites de jogos de azar, que são ilegais.

Segundo as autoridades, a organização criminosa realiza lavagem de dinheiro por meio de empresas de eventos, publicidades, casas de câmbio e seguros.

Além de Gusttavo Lima, que teve a prisão decretada, estão presas a influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra. Deolane fazia a divulgação da Esportes da Sorte, que também está sendo investigada.

O empresário proprietário da VaideBet também está sendo investigado. José André da Rocha Neto também é dono de outras empresas, dentre elas a JMJ Participações, que comprou um avião que foi apreendido na operação policial.

O avião estava em nome de uma empresa do cantor Gusttavo Lima, que afirma ter vendido a aeronave para JMJ. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirma a venda e afirma que o avião está em nome do artista sertanejo enquanto não é concluído o pagamento integral pela venda.

A defesa de Deolane Bezerra afirmou ser vítima de "grande injustiça" e disse que "as questões legais estão sendo tratadas com seriedade e transparência"

Cidades

Grávida é mantida em cárcere privado e espancada pelo namorado em MS

A vítima ficou trancada em uma propriedade rural durante o feriado de final de ano e só conseguiu ser socorrida ao gritar por ajuda

02/01/2025 17h15

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Após ser contratado para trabalhar como caseiro de uma chácara, um homem de 25 anos manteve a companheira trancada em casa por três dias, período em que ela foi submetida a violência física e psicológica em Jaraguari.

A proprietária da chácara acionou a polícia e contou que contratou o caseiro próximo ao feriado de final de ano. No primeiro dia, o homem trabalhou apenas meio período e foi liberado para comemorar os três dias de descanso em uma casa localizada na propriedade.

Nesse ínterim, o pesadelo da companheira - que está gestante - teve início. Segundo relatado no boletim de ocorrência, ela ficou trancada na casa por três dias, sofrendo violência física e ameaças.

A proprietária do local contou que estranhou o fato de, no dia 1º de janeiro, a residência do caseiro estar fechada. Inicialmente, considerou que eles teriam ido a outro local. No fim do dia, porém, escutou gritos de socorro vindos da casa, que fica aproximadamente a cem metros da sua.

Acompanhada do namorado, a proprietária foi até a residência. O caseiro tentou desconversar, mas ela pediu para ver a gestante e solicitou que ela saísse da casa. Nesse momento, a vítima relatou que o companheiro não a deixava sair de casa desde que teve a dispensa para o feriado.

A sessão de tortura começou nesse período. Em determinado momento, o homem bateu a cabeça da companheira contra a parede e desferiu vários golpes na região do abdômen e das costas da vítima, que, a todo momento, era ameaçada.

Como ela estava vomitando, a dona da chácara a levou até o hospital do município. Os policiais estiveram no local e foram informados que, em decorrência da gravidade das lesões, a equipe médica pediu o encaminhamento da gestante para a Santa Casa de Campo Grande.

Buscas

Ao ver a mulher sendo levada, o companheiro tentou arrombar a porta da casa da proprietária da chácara, que ficou danificada. Ele também levou aproximadamente 10 litros de gasolina para abastecer a motocicleta - uma Honda Titan preta - e fugiu.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa, sequestro e cárcere privado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).