Um animal da espécie Chrysocyon brachyurus, conhecido como lobo-guará, foi capturado no centro da cidade de São Gabriel do Oeste (MS) – distante 133 km da Capital -.
Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), o animal adulto apareceu no pátio da agência fazendária da cidade e foi capturado com apoio da Polícia Militar do Pelotão de São Gabriel. Os policiais utilizaram, além do cambão, instrumento mais utilizado na captura de canídeos, uma tarrafa, para prender o animal.
A PMA solicitou uma consulta veterinária ao animal e, ao ser constatado que não havia nenhum ferimento, o bicho foi solto no seu habitat natural, distante da cidade.
A PMA alerta à população que faça como o comunicante desta ocorrência fez com relação ao surgimento de animais no perímetro urbano. Acione os órgãos públicos responsáveis para efetivar a captura. Não mexa e nem tente capturar qualquer espécie de animal silvestre. Afaste crianças do local e evite estressar o animal.
-Não tente ajudar no resgate. O resgate e a lida com animais silvestres são atividades muito especializadas, que oferecem riscos, e que precisam ser feitas em condição de calma e controle.
-Controle a curiosidade e não tente obter fotografias. A imprensa certamente oferecerá informações e imagens do resgate, os quais você poderá acessar depois em total segurança.
-Obedeça ao isolamento da área, caso este seja implantado; oriente os vizinhos e familiares sobre estas regras, para a segurança de todos e para facilitar o trabalho das equipes de resgate.
-Mantenha silêncio nas vizinhanças; animais silvestres expostos a ruídos intensos, como vozes humanas, gritos, motores de carros, entre outros, podem ficar ainda mais estressados.
-Lembre-se: animais silvestres agem por instinto, nunca os provoque, ameace-os, tente controla-los ou capturá-los. É perigoso, além disso, pode caracterizar um crime ambiental, você poderá ter uma experiência desagradável.
-Nunca oferecer/dar alimentos para animais silvestres.