Tecnologia

Saúde

Brasileiros têm cada vez menos cáries

Brasileiros têm cada vez menos cáries

Agencia do Radio

30/12/2010 - 04h05
Continue lendo...

O total de brasileiros com cáries diminuiu nos últimos oito anos, segundo o Ministério da Saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010, divulgada nesta terça-feira, aponta, por exemplo, uma queda de 26% no número de cáries dentárias entre crianças de doze anos desde 2003. Nessa faixa etária, outro destaque é o crescimento de 30% no número de crianças que nunca tiveram uma cárie na vida.

Segundo o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, esses e outros avanços são resultado do programa Brasil Sorridente. "Nós temos hoje praticamente metade das crianças aos doze anos totalmente livres de cárie. Nós temos hoje um aumento significativo de adultos que passaram a ter, não apenas tratamento odontológico, mas também tiveram acesso – são quase 17 milhões e meio de pessoas no Brasil que nunca tinham sentado na cadeira de um dentista e que passaram a sentar."

Como resultado do sucesso do programa, a Organização Mundial da Saúde incluiu o Brasil no grupo de países com baixa prevalência de cárie.

O ministro José Gomes Temporão ressalta que essa redução na incidência de cárie é fundamental para garantir que os brasileiros não percam mais os seus dentes por falta de cuidados. "São dois trabalhos: um de reabilitação para dar acesso a essas pessoas para que elas possam sorrir e ter uma vida melhor, mas de outro lado chamar a atenção para o gigantesco avanço que se deu para que nós não tivéssemos uma nova geração de desdentados, como até então tínhamos."

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal foi feita com base em entrevistas e exames bucais em 38 mil pessoas, divididas em cinco grupos etários, dos cinco aos setenta e quatro anos. Cento e setenta e sete municípios, entre eles 26 capitais e o Distrito Federal, participaram do estudo.

Tecnologia

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador

12/11/2025 22h00

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB

Brasil fará primeiro lançamento comercial ao espaço em 10 dias, informa FAB Divulgação/Warley de Andrade/TV Brasil

Continue Lendo...

O Brasil fará seu primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional no próximo dia 22. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o evento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.

Trata-se da Operação Spaceward 2025, responsável pelo lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

A atividade servirá para confirmar se satélites e experimentos interagem corretamente com o veículo lançador, garantindo compatibilidade e segurança para o lançamento A integração das cargas úteis no foguete HANBIT-Nano, da Innospace, teve início na segunda-feira, 10, marcando uma das etapas decisivas antes do lançamento, durante a operação.

"Nessa fase, são realizados testes e verificações que asseguram uma conexão correta entre a carga útil - satélites e experimentos - e o veículo lançador, confirmando que cada equipamento está estabilizado e funcional para o momento do voo", explicou a FAB.

A missão para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por universidades e empresas nacionais e internacionais, simboliza, conforme a Força Aérea, a "entrada definitiva" do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, além de abrir novas oportunidades de geração de renda, inovação e atração de investimentos para o País.

"Essa etapa da operação é uma atribuição conduzida diretamente pela Innospace e pelos desenvolvedores dos satélites e experimentos. A FAB acompanha todo o processo no Prédio de Preparação de Propulsores, infraestrutura especializada disponibilizada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o que reforça nosso compromisso em prover suporte técnico, coordenação e governança para que cada missão transcorra com integridade, transparência e alto padrão de confiabilidade", destacou em nota o coordenador-geral da operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).