Todos os dias a Lua atrasa 50 minutos para chegar na posição em que estava no mesmo horário do dia anterior. Devido a isso, os campo-grandenses estão um pouco mais ansiosos para verem o eclipse total da Lua – que deve durar até às 18h.
Cerca de 100 pessoas estão reunidas em frente ao bloco de física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para observarem o fenômeno – que será visto parcialmente por conta do posicionamento. Em Dourados, já é possível ver o eclipse desde às 17h15min.
O grupo de astronomia Carl Sagan faz observações astronômicas públicas constantemente e está aberto a agendamento para escolas ([email protected]), inclusive no interior do Estado.
O próximo eclipse total da Lua está marcado para dia 10 de dezembro. Outro como este, só em 2014. Dois eclipses lunares acontecem anualmente, mas geralmente são eclipses parciais. No ano passado, não foi possível ver o eclipse total por conta de nuvens carregadas. Outra dica é o software gratuito "stellarium", que permite visualizar o céu em tempo real.